Nunca se falou tanto em antioxidantes quanto agora. Eles estão presentes nos alimentos, nos cremes e em diversos tratamentos. Mas, afinal de contas, quais são os principais benefícios dos antioxidantes?
Benefícios antioxidantes
Diversas pesquisas indicam que os antioxidantes contribuem para o retardo do envelhecimento precoce. Além disso, evitam doenças como Parkinson, aterosclerose, Alzheimer, diabetes, autismo, etc.
O que são radicais livres?
Antioxidantes
Primeiramente, radicais livres são moléculas com um número ímpar de elétrons. Devido a essa configuração, eles são muito instáveis e, por isso, reagem com muitas coisas que encontram pelo caminho para se estabilizarem.
Essas moléculas desempenham funções importantes no nosso organismo, tais como produzir energia, proteger o corpo de infecções, ajudar no crescimento celular, entre outros.
Entretanto, o problema é que, nesse processo, quando os radicais livres são produzidos em excesso, há prejuízos à saúde. Questões como poluição, raio-X, tabagismo, álcool, agrotóxicos e substâncias presentes em alimentos, por exemplo, podem trazer muitos danos ao nosso organismo.
Danos causados pelos radicais livres no organismo
Antioxidantes
Como falamos acima, os radicais livres podem se ligar a elementos prejudiciais à saúde, gerando complicações. Os principais são:
Lipídeos (gorduras) – pode causar até a morte celular e se relaciona a doenças neuro-degenerativas, tais como Alzheimer e Parkinson.
DNA – modificando a sua estrutura (relacionada ao câncer).
Proteínas – quando as enzimas perdem suas funções.
Há muitas doenças relacionadas aos radicais livres. As principais, geradas por um estresse oxidativo, são:
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Como os alimentos antioxidantes agem
Antioxidantes
Por fim, existem duas formas de combater a ação dos radicais livres no corpo: com enzimas produzidas pelo próprio corpo ou então investindo na ingestão de alimentos e nutrientes antioxidantes.
Dessa forma, os principais alimentos com propriedades antioxidantes são:
- Vitamina C – laranja, kiwi, morango
- Vitamina E – oleaginosas, azeite de oliva extravirgem
- Betacaroteno – cenoura, pequi, couve, espinafre, mamão
- Flavonoides – frutas vermelhas (ameixa, mirtilo), brócolis, salsa
- Catequinas – Chá verde
- Quercetinas – Vinho tinto
- Licopeno – Tomate
- Ácido elágico – Romã
- Curcumina – Curry
- Polifenois – Noz
- Clorofilina – espinafre
- Taninos – Repolho
Cheios de benefícios, os alimentos antioxidantes podem – e devem – fazer parte da sua rotina de alimentação.
Portanto, capriche na escolha desses elementos e sinta, no seu próprio corpo, os efeitos de combater os radicais livres!
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *