A asma é uma doença inflamatória que acomete as vias aéreas de forma crônica. Por isso mesmo, ela causa irritações de maneira crônica aos menores estímulos, tais como poeira. Estima-se que, no mundo, essa condição afete 235 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Classificada em quatro categorias, a asma é diagnosticada com base nos resultados de exames e sintoma que o paciente apresente. Ela pode variar de leve e intermediária, manifestando-se cerca de dois dias por semana, até grave, com sintomas fortes persistentes ao longo dos dias.
Quais são as causas da asma?
Asma
Não se sabe ao certo quais são as causas da asma, porém é sabido que alguns gatilhos são responsáveis por gerar as crises. Exemplos são substâncias e agentes alergênicos, alergias alimentares (ovos, leite de vaca, amendoins, soja, trigo, peixes, camarão e algumas frutas). Exercícios físicos também podem induzir a asma, bem como ambiente de trabalho com pó, resíduos, poeira, etc. Em geral, a asma piora à noite, quando os sintomas se agravam.
Como prevenir e tratar a asma?
Asma
A melhor forma de evitar que os ataques de asma aconteçam é investir na prevenção e controle da doença. Por isso, é essencial que o médico avalie a condição do (a) paciente para indicar um medicamento contínuo que reduza a sensibilidade e a inflamação que acomete os brônquios do asmático.
Homeopatia: saiba o que é, como funciona e para que serve
A seguir, listamos as principais formas de prevenir e tratar a asma:
Medicamentos para asma
Asma
O médico avaliará os sintomas da pessoa, sua idade e gatilhos da asma para, então, chegar a um medicamento que mantenha a doença sob controle. A atuação desses remédios tem foco na redução da inflamação nas vias aéreas, impedindo o aparecimento dos sintomas. Em geral, grande parte dos casos são tratados e controlados com corticoides.
Os broncodilatadores são aliados no controle das crises, porém não tratam o problema. Eles são utilizados nos momentos em que há o gatilho da doença, relaxando a musculatura dos brônquios, permitindo que o ar entre nos pulmões novamente. Há versões do medicamento com curta e longa duração.
Casos graves pedem o uso dos corticosteroides, que também podem ser ministrados em versão injetável, sob prescrição médica.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Como lidar com a asma e evitar crises
Asma
Embora a asma não tenha cura, é possível adotar algumas medidas para minimizar o surgimento das crises. As principais são:
– Evite contato com atividades que pioram os sintomas
Evitar sobrecargas e fazer pausas entre tarefas que pioram os sintomas é parte de uma estratégia para evitar as crises de asma. No caso de crianças com asma, é fundamental envolver professores, treinadores, amigos e parentes nesse processo, focando no que é permitido fazer em vez das restrições que a doença impõe.
– Pratique exercícios físicos
A asma pode ser desencadeada por algumas atividades físicas, mas ela pode ser controlada por outras, já que fortalece coração e pulmões. Eles também contribuem para a redução do peso, um dos fatores que pioram os ataques de asma. A natação, por exemplo, é um excelente treino para quem sofre com a asma.
– Não trate apenas a crise e capriche na vitamina D
A asma é uma doença crônica e, por isso, requer tratamento contínuo para que os resultados sejam bons. Não adianta tratar uma crise pontual, já que ela dará origem a outras. Além disso, a carência de vitamina D é relacionada à asma e, portanto, é necessário se expor ao sol pelo menos 15 minutos por dia, além de ingerir ovos, manteiga, iogurtes e peixes para garantir boas doses da substância.
Tratamentos naturais para amenizar e evitar a asma
O Guaco é expectorante, broncodilatador, descongestionante, mucolítico, antialérgico suave e antisséptico das vias respiratórias. Pode ser usado para ajudar no tratamento de tosse, bronquite, asma, pigarro, rouquidão, sinusite e inflamação na garganta.
A Nova Natural possui xaropes que contém guaco, procure uma de nossas farmacêuticas para te auxiliar. Podendo ser administrado por pessoas diabéticas, por se tratar um xarope diet.
Podemos citar também o alho, ele ajuda a combater bronquite, asma, sintomas de gripe e resfriado. Além de prevenir doenças cardíacas e ainda é estimulante das secreções estomacais e biliares. As melhores farmácias de manipulação possuem Cápsulas oleosas de alho para facilitar seu uso, pois são revestidas por cápsulas gelatinosas.
Outra excelente opção é o mel, pois ele fortalece o sistema imunológico, ajudando na proteção contra infecções respiratórias, resfriado e gripe, o que pode exacerbar a asma.
Acima de tudo, o uso de medicamentos sem estrita indicação médica deve ser evitado a todo custo. Por isso procure um médico ou farmacêutico e não se automedique.