A glândula tireoide é fundamental para o controle metabólico do corpo e afeta consequentemente quase todos os nossos órgãos.
Hipertireoidismo e hipotireoidismo
Quando ela não funciona bem, pode-se desenvolver condições como hipertireoidismo e hipotireoidismo, bem como os nódulos na tireoide, que, se não tratados, podem trazer sérias complicações.
É comum que muitas pessoas digam que “têm tireoide”, referindo-se a algum problema na glândula, porém é importante dizer que todos temos tireoide.
O que pode acontecer é que, em alguns casos, ela não funciona corretamente e então acaba não desempenhando seu papel. Isso se deve a várias condições, que veremos a seguir.
O que é a glândula tireoide? Todas as pessoas a têm?
Tireoide


A tireoide é uma glândula localizada na base do pescoço e tem formato de borboleta. Ela produz, principalmente, os hormônios triiodotironina e tiroxina, conhecidos como T3 e T4, respectivamente.
A função dos hormônios produzidos pela tireoide é regular o metabolismo do corpo. Ou seja, como as células aproveitam os nutrientes para por fim gerar energia.
Se a tireoide funciona mal, logo pensamos em dois distúrbios mais comuns deste importante órgão: hipertireoidismo (produção de hormônios em excesso) ou então hipotireoidismo (funciona pouco, lentamente).
Menopausa e andropausa: quando acontece, sintomas e tratamentos
Doenças relacionadas à tireoide
Tireoide


Além de hipertireoidismo e hipotireoidismo, as enfermidades da tireoide englobam ainda nódulos da tireoide e por fim câncer da tireoide.
O hipertireoidismo tem como principal origem uma doença autoimune denominada Doença de Graves, por meio da qual o sistema imunológico produz anticorpos contra receptores da tireoide, fazendo com que a glândula produza, portanto, hormônios em excesso.
Ele pode ocorrer também por inflamações, tumor benigno, bócio, excesso de iodo e alguns medicamentos.
Já o hipotireoidismo geralmente é causado pela Tireoidite de Hashimoto, outra doença autoimune que dirige os anticorpos contra os tecidos da própria tireoide, destruindo assim a glândula aos poucos e consequentemente reduzindo a fabricação de hormônios.
Outras causas podem ser radioterapia, deficiência de iodo, remoção da tireoide após cirurgia e ingestão de alguns medicamentos.
Os nódulos na tireoide são tumores, geralmente benignos, que surgem no tecido da tireoide. Em geral, 95% dos nódulos na tireoide não são câncer.
Dor ou incômodo para engolir são os principais sintomas desse problema, que não deve ser confundido com câncer na tireoide, um tipo raro de câncer que é mais comum em mulheres.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Quais são os sintomas de problema na tireoide?
Tireoide


Dificuldades para engolir, dor na região da glândula, fraqueza, intolerância ao frio, unhas fracas e perda ou ganho excessivos de peso em curto espaço de tempo são alguns dos sintomas possíveis de mal funcionamento da tireoide.
Rouquidão, aumento dos gânglios do pescoço e nódulos palpáveis na região também são sintomas indicativos de problema na tireoide.
Outros sintomas possíveis de alterações na tireoide são prisão de ventre, aumento do colesterol, infertilidade, alterações da menstruação, disfunção erétil, perda da libido, coceira generalizada, olhos esbugalhados, depressão, ansiedade, insônia, tremores, inchaços e por fim alterações da pressão arterial.
Como tratar os problemas de tireoide
Tireoide


O tratamento das doenças da tireoide depende do tipo de enfermidade que acomete a pessoa.
Após o diagnóstico detalhado, o médico endocrinologista pode indicar ser necessário:
Apenas um acompanhamento clínico, com realização contínua de exames;
Medicamentos
O uso de medicamentos de forma contínua – hormônios sintéticos T3 ou T4 – na maioria dos casos. Esses medicamentos são disponíveis com a prescrição médica em boas farmácias de manipulação.
Iodoterapia
A Iodoterapia também é indicada para alguns casos, ao passo que cirurgias são recomendadas quando há nódulos. Trata-se de medicamentos formulados à base de iodo.
O iodo entra na formação de dois fatores hormonais da glândula tireoide (tiroxina e triiodotiroxina) que agem sobre a maioria dos órgãos e das grandes funções do organismo: o sistema nervoso, a termo-gênese (que nos permite conservar uma temperatura estável), o sistema cardiovascular, os músculos esqueléticos, as funções renais e por fim respiratórias.
A suplementação de iodo pode ser encontrada nas farmácias de manipulação como Lugol, este é o nome dado a solução que é composta por iodo e iodeto de potássio.
Laminária japônica e Fucus vesiculosus
Devido à alta concentração de iodo encontrada nessas algas, elas podem, portanto, ser utilizadas como coadjuvante no tratamento do hipotireoidismo.
As enfermidades e síndromes que acometem a glândula tireoide devem ser tratadas com muita diligência. Os efeitos do mal funcionamento desse órgão são inúmeros e muito sérios à saúde e ao bem-estar dos pacientes.
Na grande maioria dos casos, as doenças da tireoide são tratáveis e o indivíduo volta a ter uma vida normal em pouco tempo.
Acima de tudo, lembre-se: o acompanhamento de um médico endocrinologista é fundamental para o sucesso do tratamento.
Dez dúvidas frequentes sobre farmácias de manipulação
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *
tireoide provoca calor no corpo e sensação de febre?
Olá Valmor,
Os principais indicativos são: dificuldades para engolir, dor na região da glândula, fraqueza, intolerância ao frio, unhas fracas e perda ou ganho excessivos de peso em curto espaço de tempo são alguns dos sintomas possíveis de mal funcionamento da tireoide.
Rouquidão, aumento dos gânglios do pescoço e nódulos palpáveis na região também são sintomas indicativos de problema na tireoide.
Outros sintomas possíveis de alterações na tireoide são prisão de ventre, aumento do colesterol, infertilidade, alterações da menstruação, disfunção erétil, perda da libido, coceira generalizada, olhos esbugalhados, depressão, ansiedade, insônia, tremores, inchaços e por fim alterações da pressão arterial.
Mas somente um diagnóstico médico para identificar.
Obrigado por acompanhar nossas postagens.
Fiz uma ultra-som de tireoide e descobrir que estou com um nódulo, o clínico me encaminhou pra um endocrinologista, a minha pergunta é esse nódulo quer dizer um câncer?
Olá Rosana, tudo bem?
Nódulos são originados devido a uma massa de tecido tireoidiano que acabou crescendo. Para ter um diagnóstico preciso é imprescindível uma avaliação médica.
Obrigada por acompanhar nossas postagens.
Meu filho tem 5 anos está com suspeita de tireóide é grave oq devo fazer?estou desesperada
Olá Nekielly, tudo bem?
Neste caso orientamos que consulte o pediatra para que possa ser feito a investigação bem como o tratamento adequado se for comprovado a suspeita. Obrigada por acompanhar o nosso conteúdo.
Eu estou com prisão de ventre dificuldade para evacuar pressão alterada e falta de apetite e sensação de um nódulo na garganta o qual remédio indicado pra fazer evacuação???
Olá Cesar, tudo bem?
A berinjela é um alimento rico em fibras, sendo assim, ela regula o intestino, reduz naturalmente a taxa de colesterol, triglicérides entre outros benefícios. Temos em nossa Linha Nova Healthy, as Cápsulas de Berinjela (https://www.nova.far.br/nova-healthy/oleo-de-berinjela) que pode te ajudar neste caso. No mais, sugiro que você consulte o seu médico e relate a ele as outras queixas, pressão alterada, falta de apetite e a sensação de nódulo na gargante. Obrigada por acompanhar o nosso conteúdo.