As micoses em geral são doenças causadas por fungos ou “bolores” e que podem se manifestar inclusive na pele. Trata-se, portanto, das micoses de pele, que podem gerar coceira, vermelhidão, descamação e manchas, na maioria dos casos.
Além dos sintomas, as micoses transformam-se num problema estético e de auto-estima, já que os efeitos na pele podem ser devastadores, e em parte dos casos, o tratamento é demorado e exige persistência para sua cura total.
Há diversas formas de transmissão das micoses de pele, que costumam piorar em locais com temperatura quente e úmida, tais como, por exemplo, axilas e pés.
Os tratamentos podem incluir a ingestão de medicamentos orais, além dos de uso tópico, no local, como cremes, loções ou pomadas, indicados pelo profissional de saúde em acordo com o tipo de fungo causador, o local de surgimento e, por fim, a gravidade do caso.
Quais são as causas das micoses de pele?
Micose de pele


Em geral as micoses são causadas pelo contato persistente com o agente causador. Daí o uso de calçados, roupas e objetos pessoais de outra pessoa contaminada pode, consequentemente, ser a causa primária da contaminação.
O uso de piscinas sujas, rios, lagoas, praias e solos sem limpeza e calçamento também pode favorecer, assim, o aparecimento da doença.
A micose de pele pode ser transmitida de pessoa para pessoa, por meio do contato direito com a pele contaminada, ou então, objetos pessoais, ou em locais de uso comum e até em banheiros.
Alguns animais domésticos também podem transmitir a doença.
O surgimento e a propagação da doença são especialmente favorecidos em locais com clima úmido (frio ou quente).
Qual é o tratamento para micoses de pele?
Micose de pele


As micoses de pele podem ser combatidas com medicamentos antifúngicos orais (cápsulas e comprimidos) ou o uso de cremes, loções e pomadas à base de agentes antimicóticos, como por exemplo: ciclopirox olamina
O medicamento ideal é determinado pelo profissional de saúde, especialmente o médico dermatologista e o farmacêutico, que avaliará o local, a gravidade da doença e a melhor abordagem para eliminá-la.
Em geral, o tratamento dura cerca de 60 dias ou mais e, por esse motivo, é fundamental insistir nele, já que a micose de pele pode voltar em alguns momentos, principalmente em períodos de baixa imunidade, em idosos e crianças. Por isso, é essencial persistir na medicação indicada pelo especialista.
Quer saber como economizar dinheiro com medicamentos manipulados? Clique aqui!
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Remédios caseiros para tratar a micose de pele
Micose de pele


Há alternativas naturais e caseiras para eliminar a micose de pele. Algumas delas, inclusive, podem ser combinadas com o tratamento médico para que, por fim, os resultados sejam ainda melhores.
Um exemplo de tratamento caseiro para a micose de pele é o alho, um antifúngico que elimina os agentes causadores da micose.
Basta amassar três dentes de alho até formar uma pasta homogênea. Depois, aplique sobre a área infectada pela micose e a cubra com uma gaze por cima. Espere 20 minutos e retire o curativo. Entretanto, como o alho possui odor desagradável, nem sempre é a melhor opção.
A Aloe vera também é uma planta que ajuda a combater a micose de pele. Com ação regenerativa e cicatrizante, a babosa precisa ter seu gel extraído de uma folha e aplicado sobre o local afetado antes de dormir. No dia seguinte, retire o curativo. Nas boas farmácias de manipulação você encontrará gel e creme de Aloe vera na medida certa, sem precisar fazer essa extração.
A Cúrcuma ou açafrão da terra é um alimento com ação anti-inflamatória e que, portanto, ajuda a combater a micose.
A receita com ela é beber uma colher de suco de cúrcuma com uma colher de chá de mel. Passar essa mistura no local afetado também ajuda a tratar a doença. Porém, nem sempre o sabor agrada.
Fitoterapia: saiba o que é, como funciona e para o que serve
Alguns medicamentos também podem ajudar a tratar as micoses de pele
Micose de pele


Podemos citar alguns medicamentos, disponíveis em farmácias de manipulação, nas mais diversas formas, tais como: cremes, géis e loções.
Miconazol: Possui atividade antifúngica contra dermatófilos, leveduras e outros fungos. Agindo, assim, no odor desagradável provocado pela micose superficial.
Terbinafina: Medicamento antifúngico utilizado para combater fungos causadores de problemas na pele, como por exemplo, micose de pele e unha.
Fluconazol: O Fluconazol é um antifúngico com ação contra os seguintes fungos: Candida spp., Cryptococcus neoformans, Microsporum spp., Blastomyces dermatitides e por fim, Histoplasma capsulatum.
Outros tratamentos usados incluem: Iodo, Nistatina, Cetoconazol, Tioconazol, Tinidazol.
O uso oral (por ingestão) de medicamentos antifúngicos deve ser visto com atenção, já que necessita de um acompanhamento médico-laboratorial mais intensivo. A maioria desses medicamentos, em uso prolongado, pode ter efeitos nos rins e fígado do paciente.
A consulta a um profissional de saúde: médico dermatologista ou farmacêutico é uma necessidade para você recuperar sua saúde, sem correr riscos desnecessários.
Tenho manchas pelo corpo, ja consultei os médicos, ja tomei remédios contra micoses, e o problema continua , as vezes coça , acho que sou alérgico a algum tipo de tecido como poliéster , plásticos, poeira ,local fechado e muito mais ,não sei se as manchas do corpo e algum tipo de Alergia ou se é micoses, então gostaria de um esclarecimento desde já agradeço..
Olá Jose, tudo bem?
Manchas no corpo podem ser devido a diversos fatores, por isso, orientamos que você procure um especialista para concluir o seu diagnóstico da melhor maneira possível.
Obrigada por acompanhar as nossas postagens.