O coronavírus pegou de surpresa todo o mundo. Em poucos meses, medidas de isolamento, higienização e cuidado foram tomadas, bem como aprendeu-se um pouco sobre o tratamento a casos mais graves. No momento de matar vírus e bactérias, o álcool 70% é apontado como o mais eficaz.
Evitar a contaminação com o COVID-19
A lavagem das mãos com água e sabão é altamente recomendada para evitar a contaminação com o COVID-19. Entretanto, caso não seja possível fazer isso, o álcool em gel também é eficiente.
A seguir, entenda por que o álcool 70% é o mais indicado contra o coronavírus e como utilizá-lo.
Quais são as características
do álcool 70%
O álcool 70%, que pode ser encontrado em farmácias de manipulação, supermercados, farmácias tradicionais e em lojas de produtos de higiene, é microbicida com características antisséptica e desinfetante.
Um aspecto importante a ser destacado é que sua atividade antimicrobiana está condicionada à sua concentração em peso ou em volume, em relação à água.
Concentração de 70%
Quando é confeccionado na concentração de 70%, o produto tem a quantidade exata de água para facilitar a entrada do álcool no interior do microrganismo. E isso vale para bactéria, fungo ou vírus, como o coronavírus.
Isso porque a água, além de impedir a desidratação da parede celular externa do microrganismo, visto que em seu interior apresenta uma camada hidrofílica, retardando a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato. Desse modo , ocorre a desnaturação das proteínas dos microrganismos, e em consequência o etanol destrói bactérias vegetativas, fungos e vírus.
A fórmula do álcool em gel possui a mesma eficácia do álcool líquido, a diferença está que o álcool em gel se espalha melhor que a versão líquida. Além disso, o álcool em gel possui um hidratante em sua composição, evitando o ressecamento da pele.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Diferença entre o álcool 70% e o álcool comum
O mecanismo de ação do álcool é destruir a membrana celular externa por desidratação, penetrando no citoplasma e resultando na precipitação das proteínas devido à desnaturação. Dessa forma, irá ocorrer a coagulação de enzimas responsáveis por atividades celulares essenciais. Quando utiliza-se concentração superior a 70%, sem água ou com água em baixas proporções, desidratam o microrganismo, mas não o matam, pois o álcool irá ocorrer a coagulação extremamente rápida, não havendo penetração no interior da célula, Concluindo que as concentrações em 99,6% ou 92,8% é ineficaz no combate ao coronavírus.
Álcool de posto
O álcool de posto, conhecido como etanol combustível, também possui concentração acima de 90% e não é recomendado. Isso porque ele pode conter outras substâncias e até causar alergias e intoxicação.
Tipos de álcool com concentração inferior a 70% também são ineficientes, pois não têm o poder de eliminar bactérias e vírus. Eles são indicados apenas para limpeza em geral.
A dica, segundo os especialistas, é ter sempre um álcool em gel na bolsa, no carro, na mochila e em casa. Isso ajuda a se prevenir do coronavírus e estar sempre com as mãos limpas quando não houver água e sabão por perto.
Posts relacionados:
5 cuidados indispensáveis para se proteger do coronavírus
Como aumentar a imunidade e se proteger do coronavírus
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *
Farmacia de manipulação Campinas? Nova Natural, sempre perto de você!
Precisa de ajuda?
Nossos farmacêuticos terão satisfação em lhe atender.
Atualizado em 15/02/2022.