Insônia, esse problema, que pode ser causado por diversas condições, tem sintomas característicos, que devem ser avaliados de acordo com a situação.
Saiba tudo sobre Insônia
Estima-se que grande parte da população mundial já tenha sofrido com a insônia em algum momento de sua vida. Para combater esse problema, que pode ter causas físicas, psicológicas ou ambas, é fundamental conhecer ao certo sua origem e tratar o paciente como um todo.
A seguir, abordamos os principais fatores que desencadeiam a insônia, seus sintomas e os tratamentos mais comuns. Confira:
Quais são os sintomas da insônia?
Insônia
Os principais indícios de que uma pessoa está sofrendo de insônia são dificuldade para adormecer, despertar durante a noite ou muito cedo, acordar se sentindo cansado, sonolência diurna, irritabilidade ou ansiedade, bem como dificuldade para prestar atenção e se concentrar em tarefas específicas.
Dores de cabeça localizadas, também podem indicar que uma pessoa sofre de insônia, além de problemas gastrointestinais. Estima-se que, em geral, uma pessoa com insônia leve mais de 30 minutos para adormecer e durma seis horas ou menos por mais de três noites por semana, no período de três meses.
Como é feito o diagnóstico da insônia?
Insônia
Quando o paciente se queixa de dificuldades para dormir e o médico suspeita de insônia, o passo fundamental é identificar, então, a causa do problema e a melhor abordagem para tratá-lo. Especialistas como clínico geral, neurologista, médico do sono e psiquiatra estão habilitados para diagnosticar a insônia, bem como receitar um tratamento.
O fundamental, no momento de fazer o diagnóstico, é que o médico tenha acesso ao maior número de informações a respeito da insônia do paciente, como sua rotina de sono, horas em que passa acordado, sonolências diurnas, etc. Depois de ter acesso a esses dados, ele pedirá exames físicos para verificar possíveis causas. Em alguns casos, pode prescrever uma noite em um centro especializado nos distúrbios do sono para identificar problemas como apneia, por exemplo.
Existe tratamento para a insônia?
Insônia
Felizmente, existem formas de tratar e eliminar a insônia, porém tudo depende do combate às causas do problema. Há casos em que apenas uma mudança de hábitos é suficiente. Por outro lado, em outras situações, medicamentos específicos são prescritos. Juntamente com a recomendação de praticar exercícios físicos regularmente, não consumir cafeína à tarde, evitar cochilos durante o dia, reduzir o consumo de álcool e criar um ambiente propício ao sono, evitando televisão no quarto, por exemplo.
Tratamentos Naturais:
A Nova Natural Farmácia de Manipulação possui o floral “Nova Florais Insônia”, ele promove relaxamento e facilita o adormecer e o sono profundo. Promove a liberação de padrões mentais ou emocionais crônicos que causam distúrbios do sono. Incluindo, estresse, ansiedade, questões emocionais ou preocupação com o futuro.
Com ele o indivíduo se sente renovado ao acordar. Sua suave formulação não contém álcool. Além disso, tem um suave sabor de menta que facilita seu uso em crianças. Deve ser tomado 4 gotas 3 vezes ao dia, sublingual ou diluído em água.
Existem também vários fitoterápicos que ajudam a proporcionar um sono tranquilo e reparador. Podemos associar a Passiflora, Melissa, Valeriana e Mulungu. Estes componentes juntos trazem um efeito sedativo, ansiolítico, calmante e por fim, relaxante.
Proporcionando, assim, um sono natural. Sem causar dependência e diminuindo o tempo necessário para adormecer.
Podemos citar também a camomila, ela atua no sistema nervoso central. Age de forma sedativa reduzindo o nervosismo e ansiedade, contribuindo, portanto, para melhora do sono. A grande vantagem dela é ser capaz de diminuir a ansiedade sem provocar depressão do sistema nervoso central. Pode ser encontrada na forma de rasura, pó e tintura.
Aromaterapia contra a insônia
O óleo essencial de lavanda é bastante utilizado na aromaterapia, com efeitos neurológicos benéficos. Age sobre o mesencéfalo estimulando-o através do nervo olfativo. O que confere uma ação calmante. É antidepressiva, relaxante, sedativa e auxilia casos de insônia, variação de humor, tensão nervosa, pânico, ansiedade nervosa e depressão.
A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, sintetizada a partir da serotonina. A secreção desse hormônio diminui com a idade e a exposição á luminosidade (luz brilhante) é suficiente para suprimir a sua síntese. Esse hormônio funciona como indutor do sono.
Estudos recentes sugerem que ela age mais como um agente que prepara para o sono talvez sinalizando para uma redução da temperatura corporal. Ela é indicada para quem tem dificuldade de começar a dormir, de manter o sono ou de ter um descanso de qualidade durante a noite.
Vendido nas farmácias de manipulação apenas com prescrição médica.
Assim, o fundamental, no momento de tratar a insônia, é saber que cada pessoa tem sua necessidade de horas dormidas e cada organismo funciona de uma forma. Por isso, busque adaptar sua rotina de acordo com o que funciona melhor para você, testando alternativas até encontrar a melhor solução.
Consulte seu médico ou farmacêutico sobre a possibilidade do uso de medicamentos para insônia. Hoje há diversas opções de tratamento, inclusive naturais, que podem auxiliá-lo nestes momentos.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *
Amigo boa noite, quero descrever o meu problema, eu tenho problema de insônia grave, eu demoro para pegar no sono, e quando eu consigo, só durmo duas horas e sono é bastante leve, depois fico acordado o resto da noite, virando na cama até de manhã, fico com mal está durante o dia, cansado, nervoso e sem vontade de trabalhar etc. Gostaria se possível você conseguisse uma solução para o meu problema. Obrigado e boa noite.
Olá Ademilson, tudo bem?
O principal fator que deve-se levar em conta é a identificação do problema, o que está te levando a esse quadro de insônia, quais situações podem estar te afetando negativamente e resultado na falta de sono, pois a insonia pode se desenvolver por diversos fatores.
Como uma solução natural, temos Florais específicos para insônia, mas isso não isenta a necessidade de um aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica.
Obrigada por acompanhar.