A cólica menstrual é um problema que incomoda muitas mulheres, juntamente com a TPM. Ela se caracteriza por dores pélvicas, no baixo ventre, e pode, em alguns casos, até trazer sérios prejuízos à rotina da mulher. Que fica consequentemente, impedida de fazer por exemplo atividades corriqueiras por conta das dores.
Cólicas
Estima-se que cerca de 50% das mulheres sentirão cólicas em algum momento de suas vidas, e as dores poderão ser de fraca ou forte intensidade. Casos extremos de cólica menstrual podem vir portanto acompanhados de náuseas, dores de cabeça e por fim vômitos.
Saiba tudo sobre Perda da Libido: por que acontece e como recuperá-la!
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para ajudar a aliviar os sintomas da cólica menstrual. A seguir, apresentamos alguns:
Faça exercícios físicos
Cólica menstrual
Atividades como alongamento, ioga, caminhada ou pedalada, por exemplo, se feitos regularmente, liberam endorfina, que tem a capacidade de reduzir a dor quando a cólica então surgir.
Conheça os tipos de Exercícios Físicos Para Uma Vida Longa e Mais Saudável
Descanse sempre que possível
Cólica menstrual
É normal sentir-se cansada e desanimada durante a menstruação. Por isso, a recomendação dos médicos é descansar sempre que for possível. Uma dica é deitar-se com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo a barriga. Essa é uma estratégia para reduzir as dores e evitar, portanto, problemas no sono.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Coma alimentos anti-cólica
Cólica menstrual
Com poder de relaxamento muscular, alguns alimentos servem, portanto, como anti-inflamatórios naturais. São eles: soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve, abobrinha, além do salmão, atum e castanha-do-pará, por exemplo.
Evite passar por situações de estresse
Cólica menstrual
Sabemos que, no dia a dia, é difícil escapar de momentos de estresse. Entretanto, recomendamos que você evite passar por irritações nesse período, já que a dor certamente pode aumentar quando a pessoa está nervosa.
Deixe os alimentos gordurosos de lado
Cólica menstrual
Neste período, evite comer frituras ou alimentos ricos em gorduras. Eles consequentemente aumentam a produção e hormônios que causam por fim contração no útero, elevando então a dor. Além disso, é fundamental evitar embutidos e também bebidas com cafeína.
Tome um chazinho
Cólica menstrual
O chá de canela é um excelente remédio natural para a cólica menstrual. Além dele, hortelã e erva cidreira têm propriedades calmantes e como resultado ajudam, portanto, a reduzir os incômodos, especialmente antes de dormir.
Compre uma bolsa de água quente
Cólica menstrual
A bolsa de água quente ajuda a irrigar melhor a musculatura abdominal, reduzindo o desconforto causado pelas contrações do útero. Por isso, use-a sem medo.
Recorra à acupuntura
Cólica menstrual
Se aplicadas em pontos estratégicos, as agulhas da acupuntura ajudam na liberação de endorfina e como resultado reduzem por fim o incômodo causado pela dor no abdômen.
Invista em massagens
Cólica menstrual
Sabia que movimentos leves no abdômen e nos pés amenizam a cólica? Isso acontece porque consegue-se aliviar a tensão muscular, melhorar a circulação sanguínea e consequentemente reduzir a dor.
Quando tomar medicamentos para cólica menstrual
Cólica menstrual
Caso nenhuma das medidas acima funcione, é hora de então procurar ajuda médica. Um especialista poderá recomendar um medicamento para reduzir e pôr fim a cólica menstrual, além de avaliar se existem outras condições que possam causar consequentemente esse desconforto.
Tratamentos naturais também podem ajudar a prevenir e amenizar a cólica menstrual
Cólica menstrual
Nas Farmácias de manipulação encontramos alguns medicamentos naturais que podem ser manipulados para aliviar as dores da cólica menstrual, como:
Amora: Auxilia na reposição hormonal e ameniza os sintomas da menopausa, além de ter ação antioxidante.
Isoflavona: Amenizam sintomas como a temida TPM, acompanhada de cólicas, dores no corpo, inchaço e alterações de humor.
Outros: Yam mexicano, Remidamin (Cimicifuga), Valeriana, Gengibre.
Acima de tudo, temos sempre que lembrar que devemos consultar um farmacêutico ou médico.
Óleo de Prímula
Cólica menstrual
A Nova Natural desenvolveu a Linha Healthy, com eficácia comprovada e tecnologia italiana, destinado a melhorar e desenvolver a condição da saúde através de soluções inovadoras.
Pensando nisso, desenvolvemos o Óleo de Prímula, seus benefícios são prevenir os sintomas da TPM, retardar o envelhecimento precoce, além disso, mantém a hidratação e elasticidade da pele, fortalecimento do sistema imunológico, redução do colesterol ruim (LDL), auxiliar na redução das inflamações e dores da artrite reumatoide. Contém 60 cápsulas oleosas de 500mg, deve-se ingerir 2 cápsulas ao dia.
Óleo de Linhaça
Cólica menstrual
Podemos falar também do Óleo de Linhaça, ele é um suplemento rico em Ômega 3 e Ômega 6, ele combate os sintomas da TPM e menopausa, fortalece o sistema imunológico e cardiovascular, utilizado como coadjuvante na prevenção de doenças inflamatórias, previne o infarto e hipertensão, auxilia na redução do colesterol e triglicérides. Possui 60 cápsulas de 1000mg e o ideal seria ingerir 2 cápsulas ao dia.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *