A pele é o maior órgão do corpo humano, sabia? Sempre em contato com objetos, superfícies e materiais diversos, ela está mais suscetível a diferentes tipos de alergias.
Alergias de pele
Embora cada alergia de pele tenha sua característica específica, todas têm em comum o rash cutâneo (manchas ou placas avermelhadas), além de coceira intensa. Não contagiosas, as alergias de pele exigem tratamentos específicos para serem combatidas e, por isso, uma avaliação com um dermatologista é essencial.
Para que você consiga identificar, em um primeiro momento, o tipo de alergia e relatar os sintomas ao especialista, listamos, a seguir, as alergias de pele mais comuns e seus tratamentos. Confira:
Urticária: lesão avermelhada com relevos na pele
Alergias de pele


A urticária é caracterizada por uma lesão de pele avermelhada, geralmente em placas e com relevos, provocando intensa coceira. Em geral, é desencadeada por alergias a remédios, picadas de insetos, alimentos ou contato com substâncias diversas.
Na maioria dos casos, a urticária surge logo depois do contato com o alérgeno. Entretanto, essa condição também pode ser causada por infecções, de origem viral ou bacteriana. Portanto, gripes, infecções urinárias, faringite, resfriados, mononucleose, HIV e outras condições podem dar origem à urticária.
O tratamento da urticária depende da causa e do diagnóstico do dermatologista. Porém, em geral, ele envolve o afastamento do agente causador do problema e uso de medicamentos anti-histamínicos.
Angioedema: alergia nas camadas mais profundas da pele
Alergias de pele


De origem semelhante à urticária, o angioedema é uma forma de alergia mais grave, que atinge assim as camadas mais profundas da pele e também as mucosas. Desta forma, pode causar inchaço de lábios, língua, olhos e vias respiratórias.
Em muitos casos, o angioedema pode causar dificuldade respiratória devido ao edema de glote ou asma. Podendo evoluir para choque anafilático. Por isso mesmo, deve ser diagnosticado e tratado o quanto antes.
Sintomas leves de angioedema não pedem tratamento específico, porém situações mais graves envolvem a ingestão de anti-histamínicos e anti-inflamatórios hormonais (corticosteroides).
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Dermatite de contato: reação na pele causada por substâncias diversas
Alergias de pele


A dermatite de contato é uma irritação causada pelo contato direto de uma pessoa com substâncias irritantes. Luvas de látex, bijuterias ou detergentes são alguns dos exemplos de materiais que podem, consequentemente, desencadear esse tipo de reação, porem há inúmeros casos diferentes desse problema.
Em geral, a dermatite de contato se manifesta por meio de uma coceira, ou então, ardência, podendo ser acompanhadas por bolhas e rachaduras. Na maioria dos casos, o problema desaparece após alguns dias, caso o paciente se afaste do agente causador da alergia. Em reações mais intensas, pomadas com corticoides podem ser utilizadas.
Os cremes com corticoides como, por exemplo, a betametasona e dexametasona ajudam a reduzir a coceira, o inchaço e a vermelhidão, e devem ser usados somente com orientação médica, pois podem agravar os sintomas ou causar infecções. Não deve ser utilizado em manchas brancas residuais que não coçam, e não exclui o uso de hidratantes.
Por fim, pode auxiliar o tratamento com uso de Extrato de Aloe Vera, ele possui ação emoliente, cicatrizante, tonificante, anti-inflamatória, suavizante, refrescante, hidratante, protetora e restauradora de tecidos.
Dermatite atópica: comum em áreas com dobras
Alergias de pele


Também denominada eczema atópico, a dermatite atópica é uma lesão de pele bastante comum em crianças. Pois surge em áreas com dobrinhas, como a parte de trás dos joelhos, pescoço ou parte de trás dos cotovelos. Em bebês pode, ainda, atingir a face.
Estresse, pele ressecada e falhas do sistema imunológico são as principais causas desse problema. Que surge, na maioria das vezes, nos cinco primeiros anos de vida da criança. Com aspecto escamoso, espesso e escurecido, esse problema é uma condição crônica.
Em geral, 40% das crianças deixam de apresentar dermatite atópica quando chegam à vida adulta. Os outros casos ainda não têm cura, mas é possível fazer um tratamento para controlar os sintomas desse eczema.
A Aveia coloidal é Ideal para peles acneicas, extremamente secas, sensíveis, irritadas ou afetadas pela dermatite atópica. Por restaurar a função de barreira da pele, que protege o organismo contra agentes externos desencadeadores da dermatite atópica. A Aveia Coloidal proporciona excelentes resultados, demonstrados em estudos com humanos: 75% de melhora em eritemas; 68% menos descamação; 64% menos coceira; 65% de melhora na hidratação.
Dermatite seborreica: reação à presença de fungo na pele
Alergias de pele


Por fim, temos a dermatite seborreica, também denominada eczema seborreico, é um problema comum e que gera bastante coceira. Essa inflamação crônica surge, geralmente, em áreas da pele que contêm um grande número de glândulas sebáceas, como por exemplo, cabeça e testa.
Causada pela reação do sistema imunológico à presença de um tipo de fungo na pele. A dermatite seborreica pode ser tratada com imunossupressores, antifúngicos, corticoides, anti-inflamatórios ou então, antibióticos, dependendo da avaliação do médico.
Para tratamento dessa dermatite, podemos citar o Cetoconazol, utilizado como shampoo, é indicado no tratamento de caspa, dermatite seborreica, ptiriase versicolor, possuindo ação antimicótico e antifúngico. Deve ser utilizado de 2 a 3 vezes por semana, deixando o shampoo agir no couro cabeludo por cerca de 5 minutos.
O Sulfeto de Selênio possui ação antisséptica, antifúngica e antisseborréico, para aplicação unicamente tópica. Utilizado em shampoo para o tratamento de caspa, seborréia do couro cabeludo e ptiríase versicolor.
Acima de tudo, antes de utilizar qualquer um desses produtos, consulte um médico ou farmacêutico em uma farmácia de manipulação. Eles serão capazes de ajudar você a tratar essas enfermidade com segurança, e encaminhar uma solução eficaz e de qualidade.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *