A má digestão é um incômodo que atinge muitas pessoas e pode causar gases, inchaço, mau hálito e azia. Com inúmeras causas possíveis, ela impede que o organismo receba todos os nutrientes de que necessita e pode trazer complicações a longo prazo.
Problemas como excesso de peso, doenças frequentes, falta de energia e prisão de ventre são alguns dos sintomas desse problema. Que tal, então, melhorar sua digestão de maneira natural?
A seguir, indicamos 5 formas naturais de melhorar a digestão. Confira:
Mastigue muito bem os alimentos
Digestão
A grande maioria das pessoas não mastiga os alimentos de maneira satisfatória. Esse é, inclusive, um dos grandes fatores que levam à má digestão, causando problemas como obesidade e azia.
A recomendação de especialistas é que se mastigue os alimentos entre 30 e 50 vezes até triturá-los bem. Isso porque, ao mastigar, a saliva e as enzimas digestivas ajudam na digestão dos alimentos, melhorando o processo todo e reduzindo desconfortos.
Evite ingerir bebidas durante as refeições
Digestão
Quando você bebe durante as refeições acaba diluindo as enzimas da digestão e prejudicando o processo. Por isso, o mais indicado é beber líquidos meia hora antes de comer e aguardar duas horas depois da refeição para voltar a ingerir qualquer bebida.
Chás digestivos, em pequenas quantidades, ajudam na digestão. Por isso, podem ser tomados antes das refeições se houver indicação médica.
Dentre os chás para auxiliarem na digestão, podemos falar da Erva-doce, ela é uma planta que possui propriedades que estimulam a produção de fluidos intestinais e, por isso, é capaz de estimular o processo digestivo, aliviando sintomas de estofamento de estômago, dor gástrica ou arrotos frequentes, por exemplo.
Um dos melhores chás digestivos é o chá de gengibre, sugerido pela maioria dos especialistas em remédios em forma de ervas. Acredita-se que os compostos fenólicos, principalmente gingerol e shagaol, e vários outros óleos voláteis, são os responsáveis pelo efeito benéfico do gengibre no nosso sistema digestivo.
O chá de hortelã é uma das melhores soluções para os problemas relacionados a gases no estômago, além de acalmar o sistema digestivo, reduzindo a indigestão. A melhor coisa sobre este chá é o fato de ter um único ingrediente, geralmente denominado hortelã-pimenta, e nada mais.
Confira as melhores dicas de como desintoxicar seu organismo
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Coma alimentos que combinem entre si
Digestão
Sabe quando você ingere vários alimentos pesados e que dificultam a digestão? A dica, para melhorar esse processo, é apostar em comidas que não “briguem” entre si. Uma proteína com saladinha, frutas com nozes ou um item mais pesado e um arroz integral, por exemplo, não sobrecarregam o seu sistema digestivo.
Respire bastante enquanto come
Digestão
Essa dica pode até soar estranha, mas muitas pessoas se esquecem de respirar direito enquanto estão comendo. O resultado disso é a má digestão, já que, quando não recebe oxigênio suficiente, o corpo não absorve vitaminas, minerais, aminoácidos e outros nutrientes de que necessita.
Respirar profundamente e fazer pausas entre uma garfada e outra são duas formas de garantir que sua digestão seja bem feita. Assim você tem tempo para degustar o alimento e permite que ele chegue ao seu estômago mais “leve”.
Reserve um bom tempo para as refeições
Digestão
Com os dias cada vez mais corridos, é comum que as pessoas comam rapidamente para voltar aos seus compromissos. Esse ato, repetidamente, traz inúmeros prejuízos à saúde, como a má digestão.
Para evitar que isso aconteça é primordial mastigar bem a comida e fazer as refeições apenas quando estiver relaxado. Evite também ficar ao celular mandando mensagens ou vendo fotos, por exemplo. O importante é focar apenas nesse momento da alimentação.
Medicamentos naturais para auxiliar na digestão
Digestão
Na Nova Natural, você encontra casulas de cártamo + coco que regula a função intestinal, e assim, melhora a digestão.
Clique aqui para ver este e outros suplementos nutricionais.
Catequinas do chá verde
Um estudo publicado no “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, em 2005, descobriu que catequinas do chá verde aumentam a atividade de pepsina, enzima digestiva que decompõe as proteínas no estômago. Além disso, o chá verde possui cafeína, fazendo com que ele tenha se tornado por muitos uma alternativa ao famoso cafezinho. Ele também ajuda a emagrecer pelo seu efeito termogênico, possui propriedades antioxidantes e atua como diurético, além de ser muito indicado para quem precisa queimar calorias, já que acelera o metabolismo. Por fim, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), sendo, portanto, um ótimo aliado do coração. Podendo ser encontrado na forma de cápsulas e em rasuras para fazer chá.
Alcachofra, espinheira santa, carqueja e boldo
Podemos falar da associação da alcachofra, espinheira santa, carqueja e boldo. Juntos eles regulam o aparelho digestivo, combate a má digestão, auxilia no tratamento de gastrites e úlceras estomacais. O Boldo é uma excelente forma de aliviar a má digestão após refeições muito grandes ou cheias de gordura, pois ele é uma planta medicinal que estimula o fígado a metabolizar as gorduras, tornando-as mais pequenas e mais fácil de serem digeridas, aliviando os sintomas de indigestão. Já a Carqueja é empregada principalmente como digestiva, hepatoprotetora, diurética e externamente em feridas e ulcerações.
BIOintestil®
BIOintestil® é um produto natural e inovador para o bem-estar da saúde digestiva e eficácia no controle da Síndrome do intestino irritável. Ele é um produto natural e inovador para o bem-estar da saúde digestiva desenvolvido pelo Departamento de Medicina Clínica da Universidade de Bolonha, na Itália. Seus compostos demonstraram-se eficazes na redução de gases intestinais, náuseas, refluxo e constipação intestinal. Além disso, BIOintestil® possui atividade no controle da disbiose e da síndrome do intestino irritável.
Pancreatina
A Pancreatina contém 3 principais enzimas: a protease, amilase e a lípase. A Pancreatina é descrita como um pó amorfo branco ou ligeiramente amarronzado com odor desagradável. As preparações farmacêuticas com Pancreatina são expressas em equivalentes de unidades de atividade de protease, lípase e amilase. Ela auxilia a digestão e as deficiências pancreáticas. Hidrolisa gordura em glicerol e ácidos graxos, transforma proteína em protease e derivados, além de converter amido em dextrina e açúcares.
Acima de tudo, antes de consumir qualquer um desses produtos, consulte um médico, o farmacêutico em uma farmácia de manipulação, ou o nutricionista. Eles serão capazes de ajudar você com segurança, e encaminhar uma solução saudável e eficaz.
Peristan
Digestão
O Peristan é um medicamento fitoterápico e natural que contribui com a saúde intestinal e digestiva através de seus ativos Espinheira santa, Zedoaria, Bardana e Angelica que, em conjunto, possuem o efeito carminativo (diminui os gases), eupéptico (melhora a digestão), coletérico (aumenta a secreção biliar melhorando a digestão de gorduras), antiespasmódico (colabora com o trânsito intestinal) e hepatoprotetor (protege o fígado), sendo indicado para tratamento da má digestão, dilatação estomacal, cólica abdominal, flatulência e diarreia.
Recomendação de uso: 1 cápsula 2x ao dia.
Cassiax
Digestão
O Cassiax é um medicamento fitoterápico e natural que trata a constipação intestinal eventual, através do seu ativo Sene, que possui ação laxativa e purgativa, melhorando a saúde intestinal. Procure um profissional de saúde habilitado para melhor orientação no seu caso.