A TPM, ou Síndrome Pré-Menstrual, é o pesadelo de muitas mulheres todos os meses. Isso porque ela se caracteriza por um conjunto de sensações que surgem cerca de dez dias antes do início do ciclo menstrual. Estima-se que cerca de 70% das mulheres brasileiras sofram com esse problema, que pode surgir em diferentes graus.
TPM masculina
E você sabia que existe também a TPM masculina? Menos frequente e conhecida que a feminina, ela é conhecida como síndrome do homem irritável e é causada pela baixa produção de testosterona. Ela, diferentemente das mulheres, pode surgir a qualquer momento.
A seguir, abordamos as principais causas, sintomas e tratamentos da TPM, que pode ser minimizada para trazer mais qualidade de vida à mulher:
Quais são os sintomas da TPM?
TPM
Nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas quando estão no período da TPM. Entretanto, em geral, as sensações mais comuns são aumento da ansiedade, tensão, irritabilidade, dificuldade para dormir, alterações de humor e crises de desatenção.
Há casos de TPM em que a mulher desenvolve compulsão alimentar, preferindo, assim, comidas mais gordurosas, doces ou algum outro alimento pouco saudável. O desejo de comer guloseimas, acompanhado das dores de cabeça, pode consequentemente, se enquadrar no quadro de Tensão Pré-Menstrual.
Uma outra forma de TPM, mais ligada aos sentimentos, pode tirar a capacidade de concentração, gerar raiva sem motivo aparente, lapsos de memória, baixa autoestima e sentimentos violentos.
Variantes físicas da TPM incluem ganho de peso, por conta de retenção de líquidos, inchaço abdominal, sensibilidade e inchaço nas mamas, alteração nos hábitos intestinais, dores generalizadas, náuseas, acne, reações alérgicas e infecções do trato respiratório.
Causas da TPM
TPM
A origem da TPM não pode ser determinada analisando-se apenas um fator. Portanto, é preciso entender que há queda dos hormônios progesterona e estrógeno antes do ciclo menstrual. Além de fatores de risco como idade, histórico familiar, ansiedade, depressão, sedentarismo, estresse, dieta pobre em vitamina B6, cálcio, ou então, magnésio e alta ingestão de cafeína.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Existe tratamento e cura para a TPM?
TPM
Primeiramente, não existe um remédio específico para combater a TPM, mas podem ser utilizados tratamentos para minimizar o problema. Em geral, exercícios físicos são indicados em todos os casos, além de uma dieta equilibrada. Casos mais graves podem incluir a ingestão de ansiolíticos. Que amenizam os sintomas de ansiedade e irritabilidade.
Portanto, o fundamental, diante dessa situação, é se consultar com um especialista, que então, avaliará a condição do paciente e indicará, assim, a melhor abordagem. Casos que envolvam retenção de líquidos podem exigir o uso de diuréticos. Mas apenas em situações extremas, já que uma boa alimentação deve ser suficiente para contornar esse problema.
Além das recomendações médicas, algumas medidas devem ser tomadas para minimizar os efeitos da TPM. São elas:
- Fazer pelo menos 2 horas e meia de exercícios moderados por semana;
- Adotar uma dieta equilibrada, ingerindo grãos integrais, proteínas, laticínios de baixo teor de gordura, frutas e legumes;
- Limitar cafeína, álcool, chocolate e sal;
- Suplementar, se necessário, cálcio, ômega 3 e vitamina B6;
- Parar de fumar.
A Nova Natural Farmácia de Manipulação possui alguns ativos encapsulados que podem auxiliar na melhora e amenização da TPM
Podemos falar do Óleo de Prímula, ele é rico em ácido gama linolênico, além de produzir prostaglandinas (PGE1). Que são benéficas para a tensão pré-menstrual e doenças benignas no seio. Podendo tomar 1 cápsula 2x ao dia, sendo encontrada nas dosagens de 500mg e 1000mg em cápsulas oleosas.
A grande vantagem do Vitex Agnus castus é inibir a liberação do Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e estimular, assim, a liberação do Hormônio Luteinizante (LH). Levando a um aumento indireto de progesterona e normalizando os níveis de prolactina.
Essa ação hormonal contribui para amenizar os sintomas causados na tensão pré-menstrual, como por exemplo, irritabilidade, ansiedade e cólicas. Contribui, também, para a regularização do ciclo menstrual e ajuda também nos sintomas da menopausa. Pode ser encontrada em cápsulas ou então homeopatia.
A piridoxina (Vitamina B6) é utilizada nos tratamentos e na prevenção dos estados de carência da vitamina no organismo, no tratamento de certos distúrbios metabólicos, na depressão e outros sintomas associados à STPM (Síndrome da Tensão Pré – Menstrual) e ao uso de anticoncepcionais. É uma vitamina hidrossolúvel, envolvida principalmente no metabolismo dos aminoácidos e também no metabolismo glicídico e lipídico, necessária também para a formação da hemoglobina.
A erva de São João é popularmente conhecida como um fitoterápico utilizado para aliviar os sintomas da depressão. Agora, cientistas britânicos afirmam que ela também pode reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), como por exemplo, tensão nervosa, ansiedade, “falta de controle” e insônia.
Por fim, o uso de qualquer medicamento, especialmente os Fitoterápicos, deve ter acompanhamento de um profissional de saúde. Pois, existem riscos e efeitos colaterais que devem ser levados em conta.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica.*