O diabetes é uma síndrome metabólica que se caracteriza pela ausência de insulina ou incapacidade de ela executar seus efeitos corretamente. O que causa o aumento da glicose (açúcar) no sangue.
Diabetes uma questão pública de saúde
Estima-se que a doença afete quase 500 milhões de pessoas em todo o mundo. E, por isso, ela se caracteriza como uma questão pública de saúde. Que exige medidas preventivas e de combate a esse problema. Com diversas causas possíveis e variados tipos, ela deve ser acompanhada de perto devido às possíveis complicações causadas pela doença.
Por que o diabetes surge? Quais são suas causas?
Diabetes
Para entender a origem do diabetes é fundamental compreender seus variados tipos, que se caracterizam por origens diferentes do problema.
Diabetes tipo 1
Esse tipo de diabetes é causado pela incapacidade do pâncreas de produzir insulina. E a causa é uma falha do sistema imunológico, que faz com que nossos anticorpos ataquem, consequentemente, as células produtoras desse hormônio. De 5 a 10% dos portadores de diabetes possuem essa variante da doença.
Diabetes tipo 2
Pessoas com diabetes tipo 2 têm a redução da secreção de insulina e defeito em sua ação. Essa variante acomete cerca de 90% dos pacientes com a doença e pode, portanto, apresentar um agravamento com o passar dos anos, se não for tratada devidamente.
Diabetes Gestacional
Essa doença surge com o aumento da resistência à ação da insulina na gestação, elevando, assim, a glicose no sangue. A condição pode ou não continuar após a gravidez e suas causas exatas ainda não são conhecidas. Embora envolva mecanismos relacionados a uma maior resistência à insulina.
Diabetes de origem genética ou medicamentosa
Por fim, existem outros tipos de diabetes que podem ter origem em defeitos genéticos associados a outras doenças, além do uso de medicamentos específicos. As principais causas são:
- Defeitos genéticos da função da célula beta;
- Defeitos genéticos na ação da insulina;
- Doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.);
- Problemas induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).
Quais são os sintomas do diabetes
Diabetes
Alguns indícios tradicionais do diabetes são: vontade excessiva de urinar, fome e sede em demasiado, bem como emagrecimento sem motivo aparente. O diabetes tipo 2 não costuma apresentar sintomas em sua fase inicial, porém, após alguns anos, gera infecções frequentes, cicatrização demorada das feridas, alterações visuais e formigamento nos pés.
Em geral, o diabetes surge em pessoas com mais de 45 anos, com obesidade e histórico familiar, que elevam o risco da doença. Entretanto, existem crianças e jovens com a doença e, por isso, cuidados com alimentação e adoção de hábitos de vida saudáveis são, portanto, fundamentais.
No caso do diabetes 1, mais raro nos pacientes, pode haver emagrecimento, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, bem como náuseas e vômitos. Mais comum em adultos jovens, crianças e adolescentes, esse tipo de diabetes surge devido a uma herança genética.
Vitamina C: principais fontes e benefícios para a saúde e beleza
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Como diagnosticar e tratar o diabetes
Diabetes
Basicamente, os exames que ajudam a identificar o diabetes são a glicemia de jejum, bem como hemoglobina glicada e curva glicêmica.
A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda os seguintes valores para o diagnóstico do diabetes:
Hemoglobina glicada maior que 6,5% confirmada em outra ocasião (dois testes alterados);
Dosagem de hemoglobina glicada associada a glicemia de jejum maior que 200 mg/dl;
Sintomas de urina e sede intensas, perda de peso apesar de ingestão alimentar, com glicemia fora do jejum maior que 200 mg/dl;
Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl em pelo menos duas amostras em dias diferentes;
Glicemia maior que 200 mg/dl duas horas após ingestão de 75g de glicose.
Constatado o diagnóstico de diabetes, o tratamento envolve o controle da glicose no sangue – que pode exigir a administração de insulina em alguns casos. Medicamentos específicos também podem ser prescritos pelos médicos. Bem como a recomendação de abandonar o tabagismo, as bebidas alcoólicas e adotar hábitos de vida saudáveis, como por exemplo, alimentação balanceada e prática de exercícios físicos.
Fitoterápicos
As farmácias de manipulação como a Nova Natural, oferecem fitoterápicos que auxiliam no tratamento do diabetes. Podemos citar a associação da Pata de Vaca, Carqueja, Oliveira, Chapéu de couro e Green Tea. Além de auxiliarem no tratamento de diabetes, eles também possuem ação diurética e depurativa, reduzindo, assim, o colesterol e triglicérides. Sendo encontrados em chás (para infusão) e cápsulas.
O Cromo é um mineral essencial ao nosso organismo, ele age junto com hormônios, principalmente a insulina, metabolizando carboidratos, gorduras e proteínas. Este mineral tem importantes funções como: age potencializando a ação da insulina e é, portanto, fundamental para a manutenção da função desse hormônio, contribuindo, assim, na regulação dos níveis da glicemia.
Podemos falar sobre a Graviola. Atividades anti-hiperglicêmicas da graviola foram sugeridas em um estudo realizado na Universidade Obafemi Awolowo (Nigéria). O que indica que a Anonna muricata pode, portanto, auxiliar no tratamento de pacientes com diabetes.
Neste estudo, realizado em animais de laboratório, foi sugerido que o extrato de graviola possivelmente aumenta os níveis de insulina e antioxidantes endógenos. Encontrado em chá ou em cápsulas.
Sulinol
Diabetes
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma prática milenar que utiliza a fitoterapia (ervas medicinais) para estabelecer o equilíbrio do organismo. Ela acredita que os 5 elementos que compõem a natureza – metal, água, terra, fogo e madeira, se relacionam com os órgãos do corpo reestabelecendo a saúde por completo.
Por isso, visando à saúde e qualidade de vida, a Nova Natural possui o Sulinol, uma formulação natural que atua no tratamento da diabetes auxiliando a diminuição de açúcar no sangue (antidiabético) e redução do colesterol, também possui efeito diurético e purgativo, ação antioxidante, e efeito depurativo no sangue. Possui 60 cápsulas, contendo Pata de vaca, Dente de leão, Cavalinha e Salsaparrilha. Deve ser tomado 1 cápsula 2 vezes ao dia
Garcinol
Diabetes
O uso concomitante com o Garcinol, que auxilia na função pancreática e na regulação da glicose, diminui os níveis de triglicerídeos (colesterol ruim) no sangue, contribui com a diminuição do apetite, possui efeito natural na inibição da síntese de ácidos graxos e tem ação laxativa, pode trazer ainda mais benefícios à saúde. O medicamento consiste em cápsulas de Garcinia Cambojia que podem ser ingeridas 2 vezes ao dia.
A Nova Natural deseja melhorar a qualidade de vida de todos, por isso, criou o site de vendas online, nele podemos encontrar estes produtos, contando com a comodidade da entrega em sua casa e escolher as melhores condições de pagamento.
Por fim, o uso de qualquer medicamento, especialmente os Fitoterápicos, deve ter acompanhamento de um profissional de saúde. Pois, existem riscos e efeitos colaterais que devem ser levados em conta em acordo com algumas questões.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *