A menopausa é o nome da fase na vida da mulher em que há interrupção da menstruação. Isso acontece quando não há mais produção de estrogênio e progesterona pelos ovários e, em geral, acontece entre os 48 e 51 anos de idade.
Sintomas desconfortáveis
Na maioria dos casos, a menopausa traz sintomas desconfortáveis à mulher, pois trata-se de uma mudança hormonal significativa. Por isso, compreender seus sintomas e investir no tratamento adequado são ações fundamentais para evitar esses incômodos e trazer mais qualidade de vida.
Principais sintomas da menopausa
Os indícios da menopausa podem variar de mulher para mulher. Entretanto, os principais sintomas são:
- Alterações menstruais (antes do término completo)
- Calor (fogacho)
- Coceira e secura vaginal (dor na relação sexual)
- Redução da libido
- Diminuição do tamanho dos seios e perda de firmeza
- Sudorese noturna
- Problemas para dormir
- Mudanças de humor
- Períodos de ansiedade, irritabilidade e depressão
- Diminuição da autoestima
- Ganho de peso
- Desaceleração do metabolismo
- Pele seca e cabelos mais finos
- Diminuição da elasticidade da pele
- Dores de cabeça
- Aumento da porosidade dos ossos
Embora sejam menos frequentes, há outros sintomas para a menopausa, que incluem calafrios, perdas de memória, fadiga, incontinência urinária, osteoporose e aparecimento de espinhas.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Tratamento para menopausa
Ginecologistas e clínicos gerais podem diagnosticar a menopausa. Feito isso, é hora de pensar no tratamento ideal para aliviar os sintomas, caso eles incomodem a mulher.
As principais abordagens são:
Reposição hormonal
Combate as ondas de calor de maneira eficiente. Esse medicamento, que pode ser manipulado, combina estrógeno e progesterona e deve ser administrado preferencialmente entre os 50 e 59 anos.
A reposição hormonal só deve ser feita após a paciente fazer todos os exames de rotina e o médico verificar seu histórico de saúde.
O ideal é que mulher continue fazendo o acompanhamento médico durante a reposição hormonal, pois há riscos como aumento do risco de ter câncer de mama, câncer de cólon, doença cardiovascular e fraturas.
Aplicação de estrogênio
Esse tratamento alivia os sintomas de secura vaginal utilizando o próprio estrogênio em forma de pomada ou creme, aplicados na vagina.
Esse método é útil principalmente em mulheres que apresentam atrofia vaginal, dor na relação sexual e problemas uroginecológicos. Esses cremes podem ser feitos em farmácias de manipulação.
Mulheres que não queiram ou não possam fazer a terapia de reposição hormonal se beneficiam dessa abordagem.
Uso de medicamentos fitoterápicos
Os fitoterápicos são uma alternativa natural para tratar os sintomas da menopausa. Eles utilizam plantas e seus extratos e podem ser encontrados em farmácias de manipulação.
Os mais usados atualmente são a soja (isoflavona), amora e a cimicifuga. Além deles, a valeriana e a melissa podem ser utilizadas para os sintomas de sono e ansiedade.
Muitos médicos preferem a abordagem fitoterápica e, por isso, prescrevem esses medicamentos naturais contra os sintomas da menopausa.
Maca Peruana: saiba a importância deste tubérculo afrodisíaco
Além dessas, há outras abordagens como homeopatia e acupuntura que também ajudam no tratamento contra os sinais de menopausa.
A escolha pela melhor abordagem dependerá das preferências da paciente e da indicação médica. Cuide-se!
AMORIL®
Possui ação: anti-inflamatória, adstringente, antioxidante, cicatrizante, expectorante, emoliente, diurética e para fins de reposição hormonal, sendo nesse caso muito importante na fase da menopausa para aliviar sintomas do climatério, o que pode estar relacionado à presença de constituintes flavonoídicos, especialmente as isoflavonas.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *