Cuidados com a pele
Radiação solar (ultravioleta)
PROTEÇÃO À PELE
Consequências dos raios ultravioleta no corpo
É sol, é sal, é sul. É tempo de sol, de praias, piscinas, lagoas, represas, cachoeiras, cascatas, ou mesmo no quintal ou terraço da sua casa.
Cuidado! A exposição ao sol em excesso pode acabar com a diversão, prejudicar a saúde e por fim envelhecer a pele, no mínimo.
As consequências dos efeitos ultravioleta (UV) incluem manchas, queimaduras, envelhecimento precoce, surgimento de rugas e até cânceres.
O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum e representa mais da metade dos diagnósticos de câncer.
Vítimas da radiação solar
PROTEÇÃO À PELE

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 180.000 novos casos no Brasil em 2017. Por isso, temos que dar mais importância a ele!
Existem três tipos de câncer de pele:
- o carcinoma basocelular;
- o carcinoma espinocelular;
- o melanoma.
Os dois primeiros representam 95% do total dos casos. Entretanto, o melanoma é o mais perigoso e com maior risco de morte já que pode por fim causar metástase.
Os médicos explicaram que a gravidade do melanoma geralmente se dá por causa do diagnóstico tardio. Se descoberto no início, há praticamente 100% de chances de cura.
De acordo com o INCA, somente entre 2010 e 2014, quase 18.914 pessoas morreram por causa da doença no Brasil.
O câncer de pele é provocado pelo crescimento de células anormais presente nas camadas da nossa pele .
Confira: Dicas De Como Envelhecer Bem e Com Qualidade De Vida!
Junte-se a mais de 5.000 pessoas
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Câncer, consequência da radiação solar
PROTEÇÃO À PELE

Pessoas que tomam sol sem proteção e de forma inadequada, possuem maior risco de desenvolver consequentemente câncer de pele. Bem como as pessoas que sofreram muitas queimaduras. Pois a radiação solar tem efeito cumulativo durante as exposições.
O câncer de pele está relacionado principalmente a contínua exposição aos raios ultravioletas. Sendo assim é mais comum em pessoas mais velhas, pois a exposição solar durante a vida foi maior.
Pessoas com pele, cabelos e olhos claros têm maior chance de surgir o câncer, pois possuem baixa quantidade de melanina.
O aparecimento de pintas com formatos irregulares é um dos principais sintomas de câncer de pele.
Queimadura, consequência da radiação solar
PROTEÇÃO À PELE
A queimadura solar ocorre devido à exposição excessiva do sol, acontece principalmente em crianças, idosos e pessoas de pele clara. Devemos evitar estas queimaduras, pois elas podem originar câncer de pele, rugas e envelhecimento precoce.
Redução da imunidade por efeito da radiação solar
PROTEÇÃO À PELE

Curiosidade: Segundo o médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, Marcus Maia, a exposição intensa da radiação ultravioleta inicia um processo de diminuição da imunidade da pele e portanto do próprio indivíduo.
É por essa razão que as pessoas, por vezes, acabam tendo doenças infecciosas na pele. Entre elas destacam-se: herpes, impetigo, e micoses com mais facilidade.
Intervenção à radiação solar
PROTEÇÃO À PELE

Sobretudo, o modo mais fácil de evitar queimaduras e o câncer de pele é manter uma exposição solar controlada, visto que essa exposição mantém a vitamina D em níveis adequados. Mas essa radiação controlada é necessária utilizar protetor solar. É importante o auxílio de bloqueios físicos, guarda sol, chapéu, óculos escuro bem como a sobra das arvores, por exemplo.
Diante disso, prevenir é a melhor opção! A ciência farmacêutica tem soluções adequadas para proteção à pele com opções seguras e que cabem no seu orçamento. Faça uso de protetores e bloqueadores, proteja o corpo da radiação solar.
Consulte um profissional da saúde, cuidar é viver intensamente, o sol do verão.
Fitoterapia: saiba o que é, como funciona e para o que serve
Precisa de ajuda?
Nossos farmacêuticos terão satisfação em lhe atender.
Atualizado em 04/03/2022.