A libido é uma espécie de energia que origina o desejo sexual no homem ou na mulher. Ela pode variar em intensidade e, quando está muito discreta, então falamos de perda da libido.
Visto que essa diminuição do interesse e da impulsividade sexuais pode consequentemente, causar uma série de reflexos na vida como um todo e, por isso, deve ter suas causas identificadas e tratadas o quanto antes. Pois, só assim é possível recuperar qualidade de vida e bem-estar.
Por que a perda da libido acontece?
Perda do libido
A princípio, a razão pela qual uma pessoa apresenta queda ou perda da libido, é devido a a redução da testosterona, no homem, e por outro lado da progesterona, na mulher.
Assim, esse processo, que acontece naturalmente com a idade, também pode ter origem na alimentação inadequada, obesidade, ingestão de medicamentos, ansiedade, depressão, estresse e diversas outras enfermidades.
O tabagismo e a ingestão exagerada de álcool também podem consequentemente causar a perda da libido.
No entanto, nas mulheres, o uso de alguns anticoncepcionais orais, cansaço, baixa autoestima, traumas emocionais, obesidade e anemias também podem desencadear os sintomas da perda do desejo sexual, que também são comuns após o parto.
Como é o diagnóstico e tratamento para queda da libido?
Perda do libido
Primeiro de tudo, o diagnóstico de queda da libido é feito de maneira clínica.
Geralmente, o homem ou a mulher relatam a diminuição do interesse sexual e até aversão ao sexo e, na sequência, são pedidos alguns exames complementares.
Existem diversas opções de tratamento para a queda da libido, que variam de acordo com a sua causa, que pode ser orgânica ou psíquica.
A prática de exercícios físicos, juntamente com a adoção de uma alimentação mais saudável por exemplo, com itens estimulantes, também é recomendada.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Soluções naturais que tratam a queda da libido
Perda do libido
Existem diversas opções de tratamentos com Fitoterápicos ou Florais para devolver a libido a uma pessoa, e portanto minimizando as causas do problema.
O Tribulus terrestris, medicamento fitoterápico considerado como “Viagra natural”. Na mulher, ele aumenta a libido e reduz sintomas da menopausa.
Por outro lado, no homem, é indicado no tratamento da impotência aumentando significativamente a quantidade de espermatozoides.
A Maca (Lepidium meyenii), uma planta com aparência similar ao nabo, também pode ser ingerida em cápsulas ou farinha para devolver o apetite sexual. Afinal, a Maca é rica em proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e oligoelementos.
O extrato seco de Lepidium apresenta diversos componentes antioxidantes que exercem importante papel na produção de esperma, reduz sintomas da TPM e fortalece o sistema imunológico.
Long Jack (Eurycoma longifolia) é rico em componentes bioativos. Estudos indicam que o fitoterápico promove melhora da virilidade além de ser responsável pelo incremento na qualidade do sêmen. Por fim, ficou demonstrado sua eficácia em aumentar significativamente a libido.
Feno-grego (Trigonella foenum-graecum) em associação com vitaminas e minerais, também promove melhora da função sexual e performance física.
Quer saber que é e por que escolher uma farmácia de manipulação? Clique aqui!
A exemplo do conhecido Guaraná (Paullinia cupana), temos tratamentos já bem conhecidos e tradicionais:
Ginseng (Panax ginseng) é uma raiz medicinal indicada como estimulante e serve para tratar dos problemas circulatórios.
A Catuaba (Anemopaegma mirandum) é encontrada na forma de pó, cápsulas, bebida alcoólica e na sua forma natural. Sua ação estimulante também está ligada a circulação sanguínea.
Nesta linha, temos ainda a Marapuama (Ptychopetalum uncinatum A.) que é utilizada para melhorar a circulação sanguínea, tratar a anemia e disfunções sexuais e por fim aumentar a libido.
Entretanto, o uso de qualquer medicamento, especialmente os Fitoterápicos, deve ter acompanhamento de um profissional de saúde. Pois, Existem riscos e efeitos colaterais que devem ser levados em conta em acordo com a idade, peso, estado geral da pessoa e antecedentes médicos.
Alguns Florais de Bach podem ser sugeridos ao tratamento para devolver a libido, já que tratam as causas principais, como ansiedade, depressão, e o estresse. Chicory, Holly, Willow, Impatiens e White Chestnut são os mais indicados. Eles são encontrados em florais únicos ou em associação.
Acima de tudo, antes de consumir qualquer um desses produtos, consulte um médico, o farmacêutico em uma farmácia de manipulação, ou o nutricionista. Eles serão capazes de ajudar você a enfrentar essas disfunções com segurança, e encaminhar uma solução saudável e eficaz.