Extraído das sementes da planta cártamo, o óleo de cártamo é bastante nutritivo. Rico em ômega 6 e ômega 9, ele é fundamental para o bom funcionamento do corpo e da mente. Além disso, é rico em vitamina E, com forte ação antioxidante e contribuição para reduzir o colesterol.
Alguns benefícios
Há indícios de que o óleo de cártamo ajuda no tratamento do diabetes, redução do triglicérides, da obesidade e no tratamento contra o câncer de mama. Esse produto também auxilia na cicatrização, evita a queda de imunidade, atenua a queda de cabelo e aumenta a queima de gordura corporal.
Com tantos benefícios, incluir o óleo de cártamo na dieta é uma excelente alternativa para quem deseja ter mais saúde e qualidade de vida.
Benefícios do óleo de cártamo
Óleo de cártamo


O óleo é fonte de vitamina E, que tem capacidade antioxidante, favorecendo a retirada de radicais livres do organismo. Assim, há retardo do envelhecimento e diminuição do risco de doenças. Por outro lado, ele também conta com fitoesterois, que ajudam a controlar os níveis de colesterol.
Além do ômega 6 e 9, o alimento também possui quantidades reduzidas de vitamina A, com ação antioxidante, e vitamina K, que ajuda na formação de 13 proteínas essenciais para a coagulação do sangue.
De acordo com o “The American Journal of Clinical Nutrition”, o óleo de cártamo reduz o colesterol ruim (LDL). Além disso, ajuda a controlar os triglicérides e protege as células contra a ação dos radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento e diminuindo o risco de doenças.
Outra vantagem do óleo de cártamo é que ele proporciona saciedade, retardando o esvaziamento gástrico. Assim, é reduzida a vontade de ingerir carboidratos, açúcares ou então, de comer em excesso.
Bom para quem sofre de diabetes, o óleo de cártamo reduz os níveis de açúcar no sangue em jejum. Também auxilia na queima de gordura abdominal, além de combater o câncer de mama – segundo estudos, ele inibe a atividade do tumor.
Como ingerir o óleo de cártamo
Óleo de cártamo


A quantidade diária de óleo de cártamo varia de acordo com cada pessoa. Porém, os valores médios são de duas colheres de chá (9 gramas) do óleo ou duas cápsulas por dia.
A substância pode ser consumida fria em saladas ou ser aquecida e integrar alimentos refogados. A versão de cápsulas também é bastante apreciada.
Com as mesmas calorias que o óleo de coco e de girassol, o óleo de cártamo tem a vantagem de possuir menos gordura saturada. A dica é consumir essa substância com fontes de ômega 3, como os peixes (salmão, sardinha e arenque, truta, linguado, namorado, pescada amarela e sementes como chia e linhaça).
Importante: Acima de tudo, os suplementos com óleo de cártamo só podem ser ingeridos com a orientação de um médico. Gestantes e lactantes devem evitar o consumo do óleo in natura.
Por fim, o óleo de cártamo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Se bem utilizado, ele é um grande aliado da sua saúde e bem-estar!
Saiba como consumir a quantidade de vitaminas necessária por dia
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Nova Natural e o Óleo de Cártamo
Óleo de cártamo


A Farmácia de Manipulação Nova Natural possui a Linha Fitness, com tecnologia italiana e eficácia comprovada, possuímos o Óleo de Cártamo com Vitamina E e o Óleo de Cártamo e Coco, estes dois produtos trazem todos os benefícios que mencionamos anteriormente. Os dois possuem 60 cápsulas de 1000mg.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *