A menopausa, em algum momento, será parte da vida de todas as mulheres. Esse processo natural do organismo feminino pode, em alguns casos, nem precisar de tratamento, porém, em geral, o Climatério costuma gerar sintomas desconfortáveis, é possível então tomar medidas suaves e naturais para aliviá-los.
Reposição hormonal
A reposição hormonal é a principal forma de combater os sintomas, principalmente as ondas de calor. Em geral, consegue-se reduzir até 75% de sua frequência com estrógeno ou a combinação desse hormônio com progesterona.
O ideal, segundo especialistas, é que a reposição hormonal seja feita na “janela de oportunidade”, ou seja, entre as idades de 50 a 59 anos e, no máximo, até sete anos após o início dos sintomas da menopausa. Assim, o tratamento fica mais seguro e por fim as chances de desenvolver câncer de mama são reduzidas.
O que é menopausa precoce? Existe tratamento?
Menopausa
A menopausa precoce é um problema que acomete mulheres na faixa dos 40 anos de idade. Os sintomas são os mesmos da menopausa, principalmente secura vaginal e ondas de calor. Na maioria dos casos, esse problema acomete mulheres com mãe ou irmãs que tiveram o mesmo problema.
Os sintomas da menopausa precoce são:
- Insônia;
- Secura vaginal;
- Oscilações de humor;
- Diminuição da libido;
- Menstruação irregular;
- Aumento de peso;
- Osteoporose;
- Falta de energia;
- Depressão.
O tratamento, também exige reposição hormonal, com uso de medicamentos à base do hormônio estrogênio, que regula o ciclo menstrual e previne complicações como osteoporose e também doenças cardíacas, mais frequentes em mulheres com menopausa precoce.
Tratamentos naturais e de baixo impacto
Menopausa
A reposição hormonal menos impactante à saúde da mulher envolve o uso de isoflavonas, da amora, do black cohosh, e por fim do yan.
Seu médico ou farmacêutico de confiança poderá indicar compostos manipulados contendo ingredientes naturais comprovadamente eficazes, como a cimicifuga, por exemplo – fitoterápico contendo fitoestrógenos; isoflavonas derivadas da soja – imunoestimulante, antioxidante e normalizador no nível de estrógenos; amora – fitoterápico indicado na redução dos sintomas do “fogacho”; ou então yan mexicano – fitoterápico extensamente usado no climatério.
A prática regular de atividade física, além da adoção de uma dieta equilibrada, evitando o consumo de doces, gorduras e também produtos processados são outros aliados no momento de tratar a menopausa. O consumo de chás calmantes, também, reduz consequentemente os efeitos das alterações de humor.
A osteoporose pode ser minimizada preventivamente também com o uso de alguns medicamentos como Colágeno do Tipo II, Vitamina D e reposição de Cálcio disponíveis em farmácias de manipulação.
O que é andropausa? Ela está ligada à menopausa?
Menopausa
A andropausa, nada mais é do que a menopausa masculina, ou seja, a diminuição da testosterona, que é o hormônio responsável por controlar o desejo sexual, a produção de espermatozoides e a força dos músculos.
Em geral, a andropausa surge por volta dos 50 anos e se parece com a menopausa da mulher, com sintomas como perda do desejo sexual, de massa muscular e alteração frequente de humor.
Qual o tratamento para a andropausa?
Menopausa
O tratamento usual para a andropausa é a reposição de testosterona, com medicamentos prescritos pelo médico endocrinologista ou urologista. A indicação menos impactante e mais natural inclui uma alimentação correta, exercícios físicos frequentes, uma vida com menos estresse e com mais atividades sociais. A inclusão de medicamentos naturais e fitoterápicos complementa o quadro.
Deve-se manter uma dieta balanceada, rica em vitaminas, com frutas, folhosas, legumes, grãos ricos em vitamina “E”; óleo de peixe ômega 3, carne vermelha, peixes e aves. A reposição, desses componentes, é fortemente recomendada, pois, sabe-se que o organismo a partir dos 50 anos tem uma absorção menor dos nutrientes pela alimentação.
Sugere-se também a ingestão, sob a supervisão de profissionais de saúde, de ômega-3 e fitoterápicos como: maca peruana, tribulus, ginseng, guaraná, marapuama, catuaba, ginko biloba e yoimbina.
Lembre-se: a indicação de um profissional de saúde – farmacêutico ou médico – é fortemente recomendada. A menopausa ou andropausa pode ser confundida com outras doenças, desordens ou síndromes. O diagnóstico correto é parte fundamental do tratamento.
Saiba tudo sobre Perda da Libido: por que acontece e como recuperá-la!
Óleo de Linhaça
Menopausa
Podemos falar do Óleo de Linhaça, ele é um suplemento rico em Ômega 3 e Ômega 6, fortalece o sistema imunológico e cardiovascular, utilizado como coadjuvante na prevenção de doenças inflamatórias, combate os sintomas da TPM e menopausa, previne o infarto e hipertensão, auxilia na redução do colesterol e triglicérides. Possui 60 cápsulas de 1000mg e o ideal seria ingerir 2 cápsulas ao dia.
Maca Peruana
Menopausa
Já a Maca Peruana com vitaminas e minerais. Auxilia no controle hormonal, além de ser um potente afrodisíaco para homens e mulheres, reduzir a fadiga e aumentar o vigor, ela também fortalece o sistema imunológico, a memória e a concentração. Possui também Vitamina C, Vitamina E, Selênio e Zinco. Ele contém 60 cápsulas oleosas de 850mg e deve-se ingerir 1 cápsula ao dia.
A Amora pode ser manipulada em farmácias de manipulação, pois ela auxilia na reposição hormonal e ameniza os sintomas da menopausa. Tem ação antioxidante, digestiva, calmante e diurética.
Floral Período da Menopausa
Menopausa
A Nova Natural, conta com a linha Nova Florais Humana, não possui contraindicações, não possui álcool e tem um leve sabor de menta, por isso pode ser indicado para pessoas de qualquer idade. O “Floral Período da Menopausa” promove a aceitação das transformações nas mulheres, fazendo com que elas continuem se sentindo animadas, com alegria e conforto, além de renovar o desejo sexual. Sua administração é simples, basta pingar quatro gotas do floral diretamente na língua, três vezes ao dia, ou então misturar a mesma quantidade na água.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *
a andropausa causa ardor na hora da ejaculaçao? quais tipos de cha ou que fazer p melhorar sintoma? Obrigada
Olá Luisa, tudo bem?
Para esse tipo de diagnóstico é necessário procurar um médico especializado, a fim de desenvolver a terapia adequada.
Obrigada por acompanhar nossos conteúdos.
Muito bom o conteúdo, as informações são preciosas e bem proveitosas. Pelo menos tem o essencial. Pode enviar mais informações. Todo conhecimento é essencial para nossa vida. Parabéns!!!!……
Olá Erinaldo, tudo bem?
Ficamos felizes que você tenha gostado! Continue acompanhando, estamos desenvolvendo ainda mais conteúdos como este.