Com a chegada do inverno, é normal que o organismo fique mais suscetível a algumas doenças virais e bacterianas. Isso acontece naturalmente pela mudança climática, portanto, é fundamental aprender a se proteger quando as temperaturas estiverem mais baixas, mantendo o sistema imunológico sempre em dia.
Sistema imunológico
O sistema imunológico é, basicamente, formado por um conjunto de células espalhadas pelo corpo. Elas têm a função de proteger o organismo de infecções e doenças causadas por vírus, fungos e bactérias. Uma boa alimentação e adoção de bons hábitos ajudam a derrotar esses inimigos invisíveis nos dias mais frios.
Como elevar a imunidade no inverno
As causas são variadas, além da própria queda de temperatura. Na estação inverno, o clima é mais seco e, consequentemente, há mais partículas de poluição no ar, elevando a presença de vírus e bactérias.
Embora as condições sejam menos favoráveis nesse período, é possível manter a imunidade no inverno.
Algumas ações recomendadas são:
- Evitar choques térmicos e manter o corpo aquecido;
- Investir em uma alimentação equilibrada;
- Praticar exercícios físicos;
- Tomar água em boa quantidade diária (cerca de 2 litros).
Alimentação
No que diz respeito à alimentação, é fundamental adicionar alguns itens ao cardápio para elevar a imunidade no inverno. O alho é um bom exemplo de alimento que deve ser consumido nesse momento, já que possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, ideal para prevenir e combater gripes e resfriados.
O suco de laranja, rico em vitamina C, também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Ele deve ser natural e pode ser combinado as refeições ricas em legumes, verduras, oleaginosas, peixes e óleos essenciais.
Para você montar seu cardápio diário, vale a pena conhecer os nutrientes e vitaminas essenciais ao corpo para elevar a imunidade no inverno. São eles:
Vitamina C
Ajuda na produção de glóbulos brancos (que protegem o sistema imune) e também na produção de anticorpos, protetores do nosso organismo. É encontrada em alimentos como laranja, abacaxi, limão, morango, acerola, mamão, kiwi, goiaba, brócolis.
Vitamina A
Tem ação anti-inflamatória e fortalece o sistema imunológico, pois contribui com o aumento dos glóbulos brancos. Encontramos em alimentos como gema de ovo, fígado, cenoura, espinafre, manga, mamão, couve, tomate e batata doce.
Vitamina E
Age de forma combinada com as vitaminas A e C e tem ação antioxidante. Os alimentos ricos nessa substância são nozes, amêndoas, castanha do pará, sementes de girassol, azeite de oliva e gérmen de trigo.
Vitamina B6
Além de fortalecer o sistema imunológico, também atua na prevenção de câncer e de alguns tipos de diabetes. Suas fontes alimentares podem ser salmão, frango, castanhas, banana, melancia e espinafre.
Selênio
Mineral que age no organismo como antioxidante, além de produzir células imunológicas e ter ação anti-inflamatória e desintoxicante. Pode ser encontrado em peixes, carnes de boi, frango, queijos, leite desnatado, ovos, castanha do pará e castanha de caju.
Zinco
Mineral que age no organismo como antioxidante, além de produzir células imunológicas e ter ação anti-inflamatória e desintoxicante. Pode ser encontrado em peixes, carnes de boi, frango, queijos, leite desnatado, ovos, castanha do pará e castanha de caju.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Hábitos que diminuem a imunidade e devem ser evitados
No inverno, existe uma tendência de deixar de lado as frutas e verduras e investir em pratos quentes ou em mais doces, por exemplo. Esse hábito deve ser evitado, pois reduz a imunidade.
A alimentação rica em vegetais e frutas deve ser constante.
Ela é indispensável para manter um bom nível de vitaminas minerais e antioxidantes no corpo e, por isso, vale a adaptar o cardápio com itens refogados ou cozidos no vapor se a intenção for comer algo quentinho.
Pular o café da manhã
Outro prejuízo ao corpo no inverno é pular o café da manhã. O corpo necessita de uma reposição de nutrientes perdidos durante a noite e, se não nos alimentamos de manhã, o organismo fica debilitado e a imunidade cai.
Além disso, quem pula o café da manhã come mais no almoço, elevando a chance de ganhar peso.
Macarrões e sopas instantâneos
Macarrões e sopas instantâneos são outra armadilha para manter a imunidade alta no inverno. Isso porque esses alimentos são ricos apenas em sódio, podendo elevar a pressão arterial, o que causa problemas cardiovasculares. Além disso, possuem quantidades mínimas de nutrientes.
Vale a pena preparar sopas bem saudáveis, com ingredientes frescos e, de preferência, orgânicos.
Evitar passar muito tempo em locais fechados
Deve-se ainda, evitar passar muito tempo em locais fechados. Isso porque essa prática não reduz a imunidade, mas facilita o contágio das pessoas. Quem estiver com a imunidade baixa certamente será contaminado por algum vírus ou bactéria.
Adotar medidas de prevenção e controle da imunidade no inverno é uma excelente alternativa para manter a saúde em dia. Atende aos pontos fundamentais e alimentos que não podem faltar em seu dia a dia e passe pelos dias mais frios com saúde!
Óleo de Alho
Na Nova Natural, trabalhamos com uma gama de produtos da Linha Healthy, uma linha exclusiva com qualidade e eficácia comprovada, nela podemos encontrar as cápsulas de Óleo de Alho, elas aumentam a resistência às infecções, é expectorante, aliviando os sintomas de gripes, resfriados e bronquites, auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL).
Possui 90 cápsulas 500mg e deve-se tomar 3 cápsulas ao dia.
Suplemento de vitaminas e minerais
Podemos mencionar o Suplemento de vitaminas e minerais da Nova Natural, essenciais para o bom funcionamento do organismo, nas dosagens diárias ideais.
Contem: Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina C, Vitamina D3, Vitamina E, Nicotinamida, Ácido fólico, Pantotenato de Cálcio, Biotina, Cálcio, Cloreto de Potássio, Cobre, Cromo, Iodeto de Potássio, Óxido de magnésio, Manganês Quelado, Molibdênio, Selênio, Óxido de Zinco e Vanádio.
Contém 60 cápsulas de 1.000mg e deve-se ingerir 1 cápsula ao dia, preferencialmente antes da principal refeição.
Própolis
E por fim, a própolis é indicada para melhorar a saúde e prevenir doenças, suas propriedades são estimuladora do sistema imunológico, anti-inflamatória, bactericida, fungicida, hepatoprotetora, cicatrizante, anti-cárie e anestésica, cicatrizante e regeneração de tecidos, ação inibidora na multiplicação de células tumorais, entre outras.
Ela é disponível em várias formas farmacêuticas como cápsulas, extratos, enxaguatório bucal, na forma de pó, entre outras.
Forma
Na Nova Natural ela pode ser encontrada principalmente na forma líquida como Tintura, com álcool ou com solução aquosa, em embalagens de conta-gotas para diluir na água ou spray para ser jogado diretamente na garganta.
Associado a outros componentes como romã, agrião, gengibre. Encontramos spray de própolis diet e também específicos para crianças com sabor de tutti frutti.
Aproveite para adquirir estes e outros produtos no nosso site. Enviamos para todo o Brasil ou retire em uma das nossas lojas. Trabalhamos com as principais bandeiras de cartões de crédito e débito: AMEX, VISA, MASTERCARD, HIPER E ELO.
Posts relacionados:
Como fortalecer seu sistema imunológico naturalmente
Imunidade: dicas incríveis de como manter o equilíbrio
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *