A insatisfação com o peso é uma condição que atinge inúmeras pessoas. Em busca do melhor tratamento, elas podem recorrer a medicamentos conhecidos como inibidores de apetite. Mas você sabia que há os inibidores de apetite naturais?
Como funciona os inibidores de apetite naturais?
Ao reduzirem o apetite, esses compostos bloqueiam a absorção de alguns nutrientes e aumentam a excreção. Ajudando, assim, na queima de calorias por meio da aceleração do metabolismo. Quando falamos de inibidores naturais, os riscos de desenvolverem efeitos colaterais são reduzidos e, por isso, eles são muito mais recomendáveis.
Principais inibidores de apetite naturais
Inibidores de apetite naturais
Qualquer inibidor de apetite deve ser recomendado por um especialista e, por isso, não é recomendável que se inicie um tratamento por conta própria. Abaixo, listamos os principais inibidores de apetite para que você identifique o que melhor se adapta às suas necessidades e podem ser encontrados em farmácia de manipulação.
-
Glucomanann
Essa fibra solúvel reduz o apetite e diminui o espaço para a ingestão de alimentos. Isso acontece porque o glucomanann absorve a água, expande-se e se transforma em um gel viscoso. Extraída das raízes da planta Amorphophallus konjac. Ela traz saciedade e alimenta bactérias benéficas no intestino.
É indicado no tratamento da obesidade, em regimes de emagrecimento como inibidor natural do apetite, como suplemento em fibras e como coadjuvante no tratamento da diabetes tipo 2.
-
Gymnema sylvestre
Com substâncias conhecidas como ácidos gimnêmicos, esse inibidor de apetite natural reduz o desejo pelo açúcar que dura de 1 a 2 horas. Entretanto, não interfere na sensação de outros sabores como o salgado, o ácido e o adstringente, além de inibir a digestão da gordura e melhora a excreção do corpo.
O único cuidado ao ingerir essa substância é que não se esteja em jejum, já que ela pode, consequentemente, causar desconforto estomacal.
-
Ácido linoleico conjugado (CLA)
Encontrado naturalmente, o ácido linoleico ajuda na perda de peso, aumenta a queima de gordura, bloqueia sua produção, portanto, diminui o apetite sem efeitos adversos consideráveis.
-
Garcinia cambogia
A Garcinia cambogia é uma fruta que possui alta concentração de ácido hidroxicítrico (HCA), tem grandes propriedades relacionadas à redução do apetite (esse efeito ocorre no fígado, via regulação do nível hepático de glicose) e à perda de peso.
A grande vantagem é que ela não causa os danos comuns aos supressores do apetite que estimulam o SNC (Sistema Nervoso Central) e que podem, consequentemente, resultar em distúrbios psicológicos e cardiovasculares.
-
Griffonia simplicifolia
Rica em 5-HTP (5-hidroxitriptofano), essa planta é um aminoácido natural. No cérebro, é convertida em serotonina, grande aliada no processo de inibir o apetite. O suplemento dessa planta eleva os níveis de saciedade, reduz o apetite e gera redução significativa de peso dentro de algumas semanas.
O triptofano, precursor do 5-HTP é um nutriente encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, peru e laticínios.
-
Picolinato de Cromo
Picolinato de cromo é um suplemento dietético que pode ser útil em inibir o apetite. Adicionalmente, tem demonstrado um crescimento no músculo e ajuste da gordura simultaneamente. Estudos mostraram melhora de quadros de pacientes com diabetes e outros estudos demonstraram uma redução da gordura corporal com concomitante aumento da massa muscular em indivíduos tratados com picolinato de cromo.
O Cromo ativa várias enzimas envolvidas no metabolismo da glicose e síntese de proteínas, principalmente a insulina. O Cromo também é efetivo na redução de gorduras totais do organismo. O Picolinato de Cromo tem apresentado resultados encorajadores no tratamento de obesidade. O mecanismo de atuação ocorre pelo aumento da sensibilidade das células à insulina.
-
Spirulina
A Spirulina é uma alga microscópica azul esverdeada composta por uma única célula e que torna a luz solar em energia ativa. Atua como supressor do apetite devido à presença relativamente alta da fenilalanina, que age sobre o centro do apetite.
Quando ingerida com o estômago vazio, reveste suas paredes produzindo uma sensação de plenitude gástrica e saciedade. Desta forma, auxilia no tratamento da obesidade propiciando um suave emagrecimento sem perdas nutricionais. Pela presença da vitamina B12, evita transtornos do sistema nervoso e anemias provocadas por uma dieta desbalanceada ou carencial. Pelo seu alto teor proteico se torna, portanto, um excelente complemento alimentar.
Óleo de Cártamo e Coco
Esse óleo promove a saciedade em ingerir carboidratos, regula a função intestinal, auxilia de forma natural a perda de peso, reduz a retenção de líquido, diminuindo a celulite e auxilia na redução de LDL (colesterol ruim), prevenindo o risco de doenças cardiovasculares.
Benefícios dos inibidores de apetite naturais
Inibidores de apetite naturais
Por fim, os inibidores de apetite naturais trazem uma série de benefícios na comparação com os medicamentos de mesma função. Isso porque são feitos com produtos -como o próprio nome diz – naturais. Que minimizam os efeitos colaterais e podem ser feitos tanto com a planta in natura quanto consumidores em formato de cápsulas com seu extrato, por exemplo.
Atualmente, há uma série de inibidores de apetite naturais, que vão muito além da lista que apresentamos acima. Por isso mesmo, é essencial conversar com um especialista, que fará uma avaliação do seu caso e suas necessidades para, então, receitar a melhor opção para você. Cuide-se!
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica.*