As espinhas, também conhecidas como acne, são resultado de uma inflamação na pele. Geralmente, surgem no rosto, peito, costas e ombros e são mais comuns na adolescência, embora possam surgir a qualquer momento da vida.
Questões hormonais
Seu aparecimento, em geral, está relacionado a questões hormonais e o tratamento requer uma investigação completa da situação do (a) paciente. Com solicitação de exames e identificação dos níveis hormonais para que então se chegue a um resultado satisfatório.
A seguir, explicaremos melhor as causas e tratamentos para as espinhas, originária do entupimento dos poros devido ao excesso de secreção oleosa (gordura na pele).
Por que as espinhas surgem?
Espinhas


Devido à produção de gordura excessiva pelas glândulas sebáceas e entupimento dos poros, inúmeras bactérias podem assim se alojar nos locais onde há acúmulo de gordura da pele, pois tornam-se ambiente propício para o seu desenvolvimento.
Geralmente, falamos da Proprionibacterium acnes, que libera substâncias tóxicas na pele e consequentemente a irrita.
O que acontece na sequência é que, para barrar essa ação, das células de defesa do corpo desencadeiam uma reação inflamatória, formando então as espinhas. Em casos mais graves, esse problema pode se transformar em abcessos com pus.
Tudo sobre Perda da Libido: por que acontece e como recuperá-la!
Quais são os principais sintomas das espinhas?
Espinhas


Além da questão estética em si, com pontos avermelhados e inflamados, as espinhas podem causar irritação e coceira, pontos pretos (famosos cravos), pústulas e por fim abcessos, podendo consequentemente evoluir para lesões com pus, se não tratados adequadamente.
Os fatores que elevam a probabilidade de desenvolver espinhas são puberdade, devido ao aumento dos níveis de hormônios sexuais, período menstrual, pele oleosa, distúrbios de tireoide, estresse, corticoides, síndrome dos ovários policísticos, excesso de transpiração e predisposição genética.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Como tratar a acne? É possível evitar o seu surgimento?
Espinhas


Existem algumas medidas que evitam o aparecimento da acne, caso não haja predisposição genética ou então alterações hormonais.
As principais são:
- utilizar protetor solar ou cremes não oleosos;
- evitar se expor ao sol;
- higienizar a pele, no mínimo, de manhã e à noite;
- retirar a maquiagem completamente e
- alimentar-se de forma adequada, evitando portanto alimentos gordurosos.
Caso nenhuma dessas medidas tenha funcionado e a pessoa já tenha sido acometida pela acne, é portanto hora de investir em um tratamento para espinhas.
Em geral, um profissional de saúde, normalmente o médico dermatologista recomenda cremes ou então loções. Com ativos como, por exemplo, o ácido retinóico, para então desobstruir os poros.
Antibióticos via oral podem ser prescrito em alguns casos.
Quando há nódulos, pus e inflamação nas espinhas, é possível recorrer à medicamentos a base de isotretinoína. Que inibe a produção das glândulas sebáceas.
Entretanto, esse tratamento químico gera consequentemente vários efeitos colaterais como ressecamento dos lábios e da pele em geral, dores musculares e até alterações no fígado e rins. E requer cuidado extremo com sol, bebidas alcoólicas e gravidez. Deve ser utilizado em casos mais graves, quando há grau 3 e 4 da acne e por fim que o paciente goze de plena saúde.
Peeling, dermo-abrasão e laser também podem ser aplicados ao combate das marcas de acne, após a realização do tratamento que pode ter longa duração.
O fundamental, no entanto, é sempre obedecer às recomendações dos profissionais de saúde. E nunca adotar tratamentos alternativos ou caseiros por conta própria, já que eles podem por fim piorar a situação.
Por conta das espinhas, a pele pode consequentemente ficar com manchas de acne. Quer saber mais sobre manchas ? Separamos alguns posts pra você!
Soluções Inovadoras à Disposição
Espinhas


Ao procurar um tratamento adequado para a acne, é sempre recomendável procurar um profissional de saúde que conheça detalhadamente o problema e por fim, suas soluções.
Os farmacêuticos da Nova Natural desenvolveram algumas formulações manipuladas específicas para o tratamento e controle da acne:
Gel Anti-Acne com Formulação Não Oleosa: A aplicação diária combate cravos e espinhas. A base de Peróxido de Benzoila, Calêndula, Dexametasona e Acnebiol.
Sabonete Facial para pele Acneica: Indicado para lavagem do rosto com pele acneica e oleosa, mantendo a pele limpa e então sem gordura. Elimina também os cravos.
Contem: Biosulfur, Extrato de Hamamelis, PCA Zinco, Asebiol e Extrato de Green Tea.
Gel Cicatrizante e Calmante da Pele: Tem ação cicatrizante e anti-inflamatória, diminuindo assim os edemas e irritações causadas pela acne.
Contem: Extrato de Aloe Vera, Calêndula, Própolis, Camomila, Alantoina e Glicerina.
Há ainda outras inúmeras soluções manipuladas, algumas 100% naturais e portanto de baixo risco à saúde.
Lembre-se: Antes de utilizar qualquer uma dessas opções, é necessário consultar um médico e/ou farmacêutico.
Óleo de Melaleuca
Espinhas


O óleo de Melaleuca acelera cicatrização e reduz a inflamação da pele e é capaz de inibir o desenvolvimento de bactérias, cicatrizando feridas e acne.