As doenças neurodegenerativas são complicações que, em geral, surgem na terceira idade. As mais comuns são o Alzheimer e o Parkinson, porém existe grande incidência também de doença de Huntington e a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Algumas medidas simples evitam que esse tipo de doença se instale no cérebro e, consequentemente, traga prejuízos a longo prazo. Além de uma dieta saudável e rica em nutrientes, exercitar a mente também ajuda a evitar esse problema.
Quer manter seu cérebro jovem por muito mais tempo? Veja 5 dicas de como prevenir as doenças neurodegenerativas:
Cuide-se para não ingerir metais pesados
Doenças neurodegenerativas


Sabe-se que as doenças neurodegenerativas estão diretamente ligadas à presença de metais pesados no corpo. Por isso, é recomendável evitar o consumo de peixes azuis grandes como por exemplo, salmão, atum ou peixe-espada, que são ricos em mercúrio. Portanto, o ideal é investir nos menores (sardinha, anchova, cavala ou peixes brancos).
A poluição do ar também traz consigo os metais pesados, bem como pesticidas nos alimentos e no ambiente. Vale, ainda, tomar cuidado com a água de algumas regiões, que pode estar contaminada, bem como atentar para alguns medicamentos e panelas como as de alumínio.
Exercite o seu cérebro constantemente
Doenças neurodegenerativas


Ao evitar a preguiça e ativar seu cérebro você evita que ele, consequentemente, se deteriore. Por isso, assim que notar lapsos de memória ou falta de concentração é preciso colocar o cérebro para trabalhar.
Assim, palavras cruzadas, leituras instigantes, jogos de tabuleiro ou de memorização são alguns exemplos de exercícios mentais eficientes.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Consuma nozes com uma frequência grande
Doenças neurodegenerativas


As nozes têm um alto valor nutricional. São ricas em vitaminas e minerais, ácidos graxos essenciais e fibras.
Portanto, quando ingeridas com frequência, elas previnem a oxidação e deterioração do cérebro devido ao seu alto poder antioxidante.
Chás medicinais contra doenças neurodegenerativas
Doenças neurodegenerativas


Duas plantas medicinais, encontra-se em farmácias de manipulação, melhoram a dinâmica e a oxigenação cerebral.
Ginkgo biloba
Uma delas é o ginkgo biloba, que é eficaz, mas por outro lado, precisa ser consumido com moderação.
O Ginkgo Biloba é uma árvore mais velha do mundo. Durante os últimos 30 anos, mais de 300 estudos têm demonstrado que o Ginkgo biloba fornece uma série de benefícios para o corpo. A nível cerebral permite diminuir os défices de memória, distúrbios de atenção, aumento da capacidade auditiva, casos de vertigens, preservar o ritmo automático e qualidade de vida, e também previne o edema cerebral. Desta forma, seu uso é indicado no tratamento de micro varizes, dificuldade de concentração, melhorar a memória de um longo e longo prazo, melhorar a clareza mental, também foi usado em deficiências auditivas e em processos nos processos vasculares degenerativos. Encontramos em chás, cápsulas e tinturas.
Centella asiática
A centella asiática, por outro lado, pode ser ingerida de forma contínua em forma de chá, cápsula ou, então, comprimido.
Fitoterapia: saiba o que é, como funciona e para o que serve
Cuide do bom funcionamento do seu intestino
Doenças neurodegenerativas


O intestino está diretamente ligado ao cérebro, sabia? Estudos indicam que pessoas que sofrem de algumas doenças neurodegenerativas têm a flora alterada.
Portanto, o recomendável é, além de ter uma dieta equilibrada, incluir alimentos fermentados como o iogurte, o kefir, o vinagre cru ou o chucrute. Os alimentos com probióticos também são muito benéficos.
Os Lactobacillus são microorganismos vivos que em determinadas concentrações, proporcionam benefícios à saúde do indivíduo, através do equilíbrio da flora intestinal.
Causas das doenças neurodegenerativas
Doenças neurodegenerativas


Graves transtornos, as doenças neurodegenerativas afetam algumas funções do organismo e podem, consequentemente, comprometer o movimento, o equilíbrio, a fala, a respiração ou o ritmo cardíaco.
Uma de suas causas é a genética, porém há fatores complicadores como o acúmulo de toxinas no corpo, a reação diante de algumas substâncias e alguns vírus.
Medicamentos naturais para ajudar a prevenir as doenças neurodegenerativas
Doenças neurodegenerativas


A Nova Natural Farmácia de Manipulação possui a Linha Nova Healthy, ela é uma linha exclusiva com tecnologia italiana desenvolvida especialmente para melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes. Nela você encontra o Ômega 3 +.
Ômega 3 +
O Ômega 3 + é natural e tem altas concentrações de ácidos graxos. Possui altas concentrações de EPA e DHA. Portanto, ele melhora a concentração e capacidade de leitura e memória. O DHA atua principalmente no trato cerebral, prevenindo, assim, doenças neurodegenerativas como, por exemplo, Alzheimer e Parkinson. Possui atividade antioxidante, melhora da capacidade cardiovascular e controla os níveis de colesterol. Já o EPA é muito importante por sua ação anti-inflamatória, atuando no sistema cardiovascular, impedindo a formação de coágulos que causam trombose e derrame cerebral (AVC). Contém 60 cápsulas e deve-se ingerir 2 cápsulas ao dia.
Memorylife
Já na Linha Healthy Prime possuímos o exclusivo Memorylife, ele fortalece a memória, melhora a concentração, estimula o raciocínio rápido, atua contra o envelhecimento cerebral e previne contra o mal de Alzheimer. Ele contém 60 cápsulas e a recomendação de uso seria ingerir 2 cápsulas ao dia.
VITALlife®
Doenças neurodegenerativas

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma prática milenar que utiliza a fitoterapia (ervas medicinais) para estabelecer o equilíbrio do organismo. Ela acredita que os 5 elementos que compõem a natureza – metal, água, terra, fogo e madeira, se relacionam com os órgãos do corpo reestabelecendo a saúde por completo.
VITALlife® possui efeito antirreumático e antiartrítico; ação anti-inflamatória.
É antioxidante natural; tratamento preventivo de doenças neurodegenerativas (Alzheimer, demência e Parkinson).
Auxilia nos distúrbios cardiovasculares: prevenção de isquemia miocárdica, diabetes e hiperlipidemia.
Contribui no tratamento da litíase.
Alívio nos distúrbios gastrintestinais: tratamento de úlcera e dispepsia.
Acima de tudo, investir na prevenção e cuidar para que se tenha uma rotina equilibrada e alimentação rica em nutrientes é a chave para evitar esse problema. Portanto, cuide da sua saúde agora e desfrute dos benefícios no futuro!