Segundo a Organização Mundial da Saúde, ter boa saúde mental é “contar com um estado de bem-estar que como resultado permita a você usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse, ser produtivo e contribuir com a comunidade”.
Bons hábitos
Manter a saúde mental em dia não é fácil. Trabalho, cobranças, relacionamentos, trânsito, filhos além muitos outros fatores, podem causar um descontrole. Por isso, é essencial conhecer bons hábitos para cuidar da saúde mental.
Que tal conhecer alguns deles? Acompanhe!
Saúde mental, saiba como manter.
A saúde mental pode ser impactada diretamente por diversos fatores, como falamos acima.
Existem, no entanto, algumas formas de evitar que sua saúde fique prejudicada e problemas como ansiedade, depressão, síndrome do pânico ou doenças consequentemente surjam.
Conheça as principais:
Seja realista
Para tudo o que quiser realizar, adeque as expectativas geradas com a idealização de uma atividade à realidade. Colocar tudo às claras evita que você se exija demais ou, ainda, crie expectativas exageradas, que portanto levarão à frustração.
Esteja rodeado de pessoas queridas
É essencial estar perto de pessoas que nos amam e nos fazem sentir bem. Quando você tem suporte de amigos e familiares, certamente há mais proteção contra o sofrimento e a saúde mental fica muito melhor.
Consuma álcool com moderação
Substâncias psicoativas aumentam bastante as chances de se desenvolver transtornos mentais. Álcool ou qualquer outro tipo de droga, incluindo medicamentos de uso controlado, podem piorar o quadro quando seu efeito passar. A dica é consumir bebidas alcóolicas de forma bastante moderada e adotar hábitos saudáveis para não recorrer a calmantes, por exemplo.
Exercite sua sociabilidade
É indicado manter contato direto com as pessoas. A interação social é um fator de proteção quando se fala em saúde mental. Portanto saia com os amigos, vá para a casa de familiares queridos ou busque atividades em grupos com os mesmos interesses e gostos que você.
Cuide do seu corpo
A alimentação é um cuidado com você. Por isso, invista em refeições ricas em alimentos in natura e não exagere no consumo de doces, gorduras e sal. Praticar atividade física pelo menos três vezes por semana ajuda todo o corpo – inclusive o cérebro.
Durma bem
Descansar é fundamental para o bom funcionamento do organismo inteiro, em especial, do cérebro. Quando o ser humano é privado de sono ou dorme mal, os transtornos mentais podem aparecer.
A dica é, pelo menos 30 minutos antes de dormir, evitar o uso do celular, computador ou televisão. Além disso, cuide para que o ambiente fique bem escuro e silencioso.
Treine a sua mente com coisas boas
A Programação Neurolinguística (PNL) pode ajudar a desenvolver (e manter) a saúde mental.
É possível fazer isso com ações simples, tais como ser grato, praticar o autoelogio todos os dias, não pensar em problemas o tempo todo, aprender a dizer não, falar dos sentimentos com alguém em quem confie, ser gentil consigo mesmo, aceitar as mudanças, aprender a interpretar as críticas e vigiar os pensamentos, especialmente os negativos.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Principais inimigos da saúde mental
O estresse é um dos grandes aliados da degeneração da saúde mental. Seus efeitos são observados nas mais diversas especialidades médicas como cardiologia, endocrinologia, psiquiatria e até ginecologia, prejudicando a gestação.
Acúmulo de pequenos problemas
O acúmulo de pequenos problemas, repetidos todos os dias, pode provocar como resultado consequências, por exemplo aumento da pressão arterial e do número dos batimentos cardíacos.
Há, além disso, o surgimento das compulsões, ansiedade, queda de cabelo, problemas de pele, mau funcionamento do aparelho digestivo, má regulação do sono, aumento de peso ou emagrecimento, desequilíbrio no ciclo menstrual e depressão.
Tecnologia
Outro inimigo é a tecnologia. Há quem fique triste se não receber ligações ou mensagens.
Utilize a internet para preencher a solidão ou, ainda, se sinta deprimido quando não está conectado. Esses são alguns sintomas da dependência digital, que portanto prejudica bastante a saúde mental.
Ajuda de um psicólogo ou psiquiatra
Em geral, quando um prejuízo à saúde mental é percebido, o recomendável certamente é buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Dependendo da condição clínica e dos fatores que levaram, o tratamento pode incluir medicamento, terapia ou mesclar os dois.
Autocuidado
Se você percebe indícios de que a sua saúde mental não vai bem, peça ajuda. Ter autocuidado é fundamental para levar uma vida plena e feliz!
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *