Quem nunca se deparou com uma manchinha na pele? Esses pequenos incômodos, que podem ter diversas causas, geralmente são causados pela exposição excessiva ao sol. Entretanto, há outros fatores que podem desencadear a condição.
Manchas no rosto ou no corpo
Alterações hormonais, uso de medicamentos e outros tantos fatores podem originar manchas no rosto ou no corpo. Portanto, conhecer suas causas e identificar as melhores possibilidades de tratamento é fundamental para combatê-las da melhor forma.
Apenas um médico dermatologista poderá identificar o tipo de mancha no rosto e a melhor abordagem, mas, para te ajudar a conhecê-las melhor, a seguir, listamos os principais tipos de manchas na pele.
Melasma – mancha escura no rosto
Manchas na pele


Mais comum na região próxima às maçãs do rosto e na testa, o melasma é mais comum na gestação, ou então, na menopausa, já que está bastante ligado a alterações hormonais.
Sua causa são alterações dos melanócitos, que deixam áreas mais escuras em certas áreas do rosto. Em geral, essas manchas pioram quando há exposição intensa ao sol.
Portanto, a melhor forma de combater esse problema é evitar exposição excessiva ao sol, passar filtro solar e utilizar cremes ou pomadas feitos em farmácias de manipulação para clarear a pele.
Manchas no corpo e rosto causadas pelo sol
Manchas na pele


Essas manchas são mais comuns em quem fica exposto ao sol sem proteção. As partes mais afetadas são as mãos, braços, rosto e pescoço e, embora seja mais comum elas surgirem após os 40 anos de idade, também podem ocorrer em pessoas mais jovens.
Esfoliação é eficiente para eliminar as manchas mais novas, ao passo que produtos mais fortes são recomendados pelo dermatologista para manchas persistentes.
Por outro lado, 0 uso de cremes clareadores, feitos em farmácias de manipulação, além de tratamentos estéticos como laser, luz pulsada e peeling, também oferece bons resultados.
Manchas de acne
Manchas na pele


A acne é uma grande causadora de manchas na pele. Muito comum em jovens, pode deixar consequências por toda a vida se não for tratada.
Medidas para eliminar essas manchas incluem manter a oleosidade da pele controlada e utilizar cremes com ácidos, peeling com ácidos, microagulhamento e tratamentos estéticos como por exemplo, laser ou luz pulsada.
Combater as manchas na pele pode ser algo mais simples e fácil do que você imagina.
Por fim, com a avaliação de um médico dermatologista sério e apoio de uma farmácia de manipulação confiável é possível ter uma pele sem manchas, lisa e uniforme.
Alergia e manchas vermelhas na pele
Manchas na pele


A dermatite se manifesta por meio de manchas vermelhas na pele. Em geral, ela é decorrente de alergias, que também surgem quando há a ingestão de alimentos alergênicos como camarão ou amendoim, por exemplo. Certos produtos, quando aplicados na pele, também podem consequentemente causar essa reação.
A melhor forma de tratar essas manchas por alergia é aplicar um creme à base de corticoide duas vezes por dia, até que os sintomas diminuam. É recomendado, no entanto, consultar-se com um dermatologista para identificar a causa da alergia.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Micose de praia ou pano branco
Manchas na pele


Causada por um fungo, essa infecção causa várias manchas pequenas esbranquiçadas na pele. Com o passar do tempo, esses sintomas se espalham, devido à proliferação desse fungo que vive na pele humana.
Para eliminar o problema, é indicado aplicar um creme antifúngico na pele, duas vezes por dia, por três semanas. Entretanto, alguns casos pedem antifúngico oral, sob indicação médica.
Vitiligo: manchas brancas pelo corpo e rosto
Manchas na pele


O vitiligo é uma doença, ainda sem causas conhecidas, que acomete locais como genitais, cotovelos, joelhos, rosto, pés e mãos. Ele pode surgir em qualquer idade e causa manchas brancas.
Seu tratamento inclui avaliação com um médico dermatologista, que avaliará o caso. Em geral, são prescritos cremes que uniformizam o tom da pele, bem como protetor solar para evitar o surgimento de câncer de pele.
Manchas causadas por limão
Manchas na pele


A fitofotodermatite é o nome dado às lesões de pele causadas pelo limão. Elas surgem a partir do contato do limão com a pele e posterior exposição ao sol.
As mãos são os locais mais atingidos por essas manchas, que podem ser retiradas com cremes com hidroquinona. Protetor solar deve ser utilizado sempre.
Manchas de diabetes
Manchas na pele


Acantose nigricansé o nome científico das manchas escuras que surgem no pescoço, nas pregas cutâneas, axilas e embaixo das mamas em pessoas que tenham resistência à insulina ou diabetes.
Seu tratamento é com cremes clareados confeccionados em farmácias de manipulação, porém é fundamental identificar a principal causa do problema para que o tom de pele seja então uniformizado.
Medicamentos Nova Natural
Manchas na pele


Na Farmácia de Manipulação Nova Natural, encontramos a Linha Nova Derma, ela reúne toda a tradição e qualidade em produtos inovadores, com tecnologia italiana e eficácia comprovada
Nova Derma é um novo conceito em dermocosméticos destinados a lapidar e rejuvenescer a beleza e a saúde da pele através de soluções modernas e seguras.
Nessa Linha, encontramos o CLEARlife, uma fórmula inovadora e exclusiva, que contém ativos que inibem a formação de melanina, clarificando assim as manchas da pele, iluminando e uniformizando o tom da pele, possuindo um efeito de clareamento gradativo e não agressivo com resultados comprovados e duradouros. Possui 30mL e deve-se aplicar na face diariamente.