A depressão, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é frescura. Trata-se de uma doença, que afeta milhões de pessoas no planeta e pode ter diferentes tipos. Há variações diversas entre as manifestações e percepções da doença e, por isso, ela é tão complexa.
Apenas profissionais habilitados, como os psiquiatras, têm capacidade para identificar o tipo e tratamento ideal para a depressão. A seguir, conheça as principais variantes da doença e como abordar cada uma.
Depressão maior: tipo mais comum
Mais comum, essa variante da depressão gera sintomas como tristeza, angústia, desânimo, culpa e alterações no sono, no apetite, na concentração e na libido.
A doença pode se dividir em graus leve, moderado e grave, sendo que cada tipo exige uma abordagem diferente.
Após uma avaliação profissional e identificado o problema, o tratamento consiste em medicação antidepressiva, psicoterapia e mudança no estilo de vida. Praticar exercícios físicos, por exemplo, é algo essencial.
Sazonal: menos comum no Brasil
A depressão sazonal é um fenômeno que acomete lugares mais frios. No inverno, locais como Canadá, Estados Unidos, Dinamarca e Noruega têm maior incidência dessa condição.
Como há pouca luz natural em locais desses país durante o inverno, a falta de sol afeta as pessoas e as deixa deprimidas.
Para tratar e combater o problema, o tratamento consiste em medicamentos, psicoterapia e adoção de hábitos saudáveis, bem como terapia com luz, para estimular algumas áreas do cérebro.
Distímica: sinais leves de depressão
Também chamado de melancolia, esse tipo de depressão se caracteriza por sinais leves da doença, que perduram por dois anos ou mais. A pessoa acha que não é algo de anormal e acaba convivendo com isso.
A questão, aqui, é que essa condição pode se agravar rapidamente e provocar sérios danos à saúde física e mental.
O tratamento consiste em psicoterapia para identificar os sintomas e formas de desarmá-los a tempo. Fazer atividade física também eleva o ânimo.
Atípica: forma diferente de manifestação
Apesar de ter esse nome, esse tipo de depressão afeta muitas pessoas. Ela segue um padrão de causar insônia e aumento da fome – sintomas contrários aos da depressão comum.
Humor sensível e irritável, além de piora dos sintomas ao final do dia, são outras características.
Nesse caso, a abordagem envolve uso de antidepressivos básicos e, se necessários, estabilizadores de humor.
Psicótica: tipo preocupante da depressão
Essa variante da depressão é bastante séria. Além dos sintomas tradicionais, podem surgir outros como delírios de perseguição ou sensação de que algo ruim está para acontecer.
Em situações mais graves, o paciente pode até misturar a realidade com a fantasia.
Por isso, o tratamento é conduzido com medicações antipsicóticas. Elas promovem uma reorganização do cérebro e aliviam a crise.
Mista: mais difícil de ser identificada
Por vezes confundida com ansiedade, a depressão mista envolve sintomas como aceleração do pensamento, maior irritabilidade e comportamentos compulsivos nas compras, no sexo ou na forma de reagir.
Para tratar essa condição, estabilizadores de humor ou antipsicóticos são utilizados. Depois, antidepressivos.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Sintomas percebidos durante uma tristeza passageira se tornam permanentes, gerando falta de energia, tristeza grande e angústia. Nesse caso, os sintomas costumam ser mais fortes pela manhã.
Esse é o tipo de depressão mais fácil de se identificar, mas o difícil é convencer o paciente a sair de casa e se tratar.
Antidepressivos são utilizados no tratamento, que também pode envolver a eletroconvulsoterapia – estímulos elétricos na cabeça – em casos graves.
A queda na produção de alguns hormônios após a mulher dar à luz pode, em algumas situações, dar origem à depressão pós-parto.
Ela faz com que a mulher se sinta incapaz de cuidar do bebê ou não esteja feliz com a maternidade. Depois, surge a culpa, que prolonga a doença por mais meses.
Para tratar essa condição, são indicados antidepressivos específicos, que não afetam o processo de amamentação. O acompanhamento com um psicoterapeuta também é indispensável.
Medicamentos manipulados contra a depressão ou prescritos por um médico são bastante úteis no combate à doença. Psicoterapia e exercícios físicos também são essenciais.
Floral Depressão, Melancolia e Tristeza
Depressão
Além disso, a Nova Natural apresenta a linha Nova Florais – floral de depressão melancolia e tristeza que auxilia as pessoas que precisam despertar a alegria interior. Tristeza, desespero, melancolia, aperto no peito e falta de vontade de viver são sentimentos comuns para quem sofre com depressão. O uso desse floral tem ação para despertar o interesse pela vida, incentivando o ressurgimento da iniciativa, da coragem, do ânimo, da motivação, da fé e da alegria. O tratamento consiste em tomar 4 gotas, 3x ao dia (sublingual) ou diluir 12 gotas na água.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *
Farmacia de manipulação Campinas? Nova Natural, sempre perto de você!
Precisa de ajuda?
Nossos farmacêuticos terão satisfação em lhe atender.
Atualizado em 15/02/2022.