Intestino preso ou prisão de ventre são dois nomes populares para a constipação. Esse distúrbio é caracterizado pela dificuldade para evacuar e pode causar dores, incômodos e até mau humor.
Prisão de ventre
Não existe um número certo de vezes em que se deve evacuar. Esse valor pode variar de três a 12 vezes por semana, mas a prisão de ventre se caracteriza por quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana. Se o esforço para isso também for grande, existe um problema.
O intestino preso pode ter uma série de causas. As abordagens também variam e, por isso, é fundamental entender como cada corpo funciona.
Causas do intestino preso
Intestino preso
A prisão de ventre pode ter diferentes causas. Algumas possibilidades são uma dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, sedentarismo e consumo excessivo de alimentos industrializados.
Outro motivo pode envolver o fato de a pessoa “segurar” a evacuação. Isso, com o tempo, pode comprometer o funcionamento dos intestinos e causar a constipação.
Doenças de cólon e reto também podem trazer esse problema. Diverticulite, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal são algumas delas. Há, ainda, o uso incorreto de medicamentos, alterações do metabolismo, depressão e estresse que podem causar a prisão de ventre.
Principais sintomas do intestino preso e como tratá-lo
Intestino preso
A prisão de ventre gera alguns sintomas, que podem variar de acordo com a pessoa. Em geral, os mais comuns são:
- Número reduzido de evacuações;
- Dificuldade para eliminar as fezes ressecadas e duras;
- Sensação de esvaziamento incompleto dos intestinos;
- Inchaço, desconforto e distensão abdominal;
- Mal-estar, gases e distúrbios digestivos.
Tratamento prisão de ventre
O tratamento da prisão de ventre pede uma investigação minuciosa da condição do paciente. Devem ser corrigidas as causas do problema – e isso pode incluir mudanças na dieta e no estilo de vida.
Independentemente da causa da prisão de ventre, é fundamental ingerir mais fibras (legumes, verduras, frutas, cereais integrais, etc.), alimentos propriedades laxativas, como o mamão e a ameixa, e farelos em pó misturados aos alimentos ou diluídos em água ou em sucos.
Beber bastante líquido é outra medida para combater o intestino preso. O indicado é ingerir cerca de dois litros por dia e praticar exercícios físicos.
Casos específicos e mais sérios podem incluir o uso de supositórios e lavagens intestinais para facilitar a eliminação das fezes.
Há soluções caseiras e alternativas que podem ser encontradas em farmácias de manipulação que ajudam a combater a prisão de ventre.
Consulte-se com um especialista, que fará uma análise das suas condições, e veja como é possível combater a prisão de ventre de maneira efetiva.
Óleo de Cártamo e Coco
Intestino preso
A Nova Natural Farmácia de Manipulação possui a Linha Fitness, ela reúne toda tecnologia e qualidade em produtos inovadores, com tecnologia italiana e eficácia comprovada.
Nesta Linha podemos citar o Óleo de Cártamo e Coco regula a função intestinal, auxilia de forma natural a perda de peso, reduz a retenção de líquido, diminuindo a celulite, auxilia na redução de LDL (colesterol ruim), prevenindo o risco de doenças cardiovasculares e promove a saciedade em ingerir carboidratos. Possui 60 cápsulas de 1.000mg, ideal seria ingerir 2 cápsulas ao dia.
Óleo de Coco
Intestino preso
Temos também o Óleo de Coco estimula naturalmente a atividade metabólica e o gasto calórico, promove saciedade e o trânsito intestinal, reduz o LDL e aumenta o HDL (colesterol bom), fortalece o sistema imunológico, melhora a regeneração celular, ação anti-inflamatória e anti-fúngica. Possui 60 cápsulas de 1.000mg, recomenda-se tomar 2 cápsulas, 2x ao dia.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Berinjela
Intestino preso
Já na Linha Healthy, temos a Berinjela, ela regula o intestino, reduz naturalmente a taxa de colesterol, triglicérides e ácido úrico, aliada a dieta, auxilia no emagrecimento, possui ação diurética e auxilia na eliminação de toxinas do organismo. Possui 90 cápsulas de 900mg. A recomendação de uso é ingerir 6 cápsulas ao dia.
Novidade
CASSIAX®
É indicado para o tratamento de constipação. Seu efeito é obtido algumas horas após a administração oral, pois deverá ocorrer a absorção e liberação dos heterosídeos no intestino grosso. Neste local, pela ação enzimática da flora bacteriana, ocorrerá hidrólise, com consequente liberação das agliconas. Estas irão atuar sobre a mucosa, aumentando o peristaltismo.
Auxilia no tratamento de constipação; ação laxativa; ação purgativa; regula a função intestinal naturalmente.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *