Extraído das sementes da planta Oenothera biennis (Onagraceae), o óleo de prímula tem sido amplamente utilizado para fins terapêuticos. Isso porque ele é rico em ácidos graxos poli-insaturados, que geram muitos benefícios à saúde.
Benefícios
Alguns dos benefícios do óleo de prímula incluem o controle dos níveis de colesterol, alívio dos sintomas da TPM e menopausa, hidratação da pele e redução da pressão arterial.
Nutrientes oferecidos pelo óleo de prímula
Óleo de prímula


O óleo de prímula tem uma grande quantidade de ácidos graxos essenciais. Especialmente o ácido gama linolênico (GLA), que não é produzido pelo corpo.
Da família ômega 6, esse ácido reduz inflamações crônicas e é um grande aliado para tratar doenças reumáticas. Além disso, melhora a saúde cardiovascular, reduz os níveis de colesterol e previne diabetes, eczema atópico, hipertensão e síndrome pré-menstrual.
Além disso, esse óleo possui ácido linolênico, ácido esteárico, ácido palmítico e ácido oleico. Todos esses ácidos graxos têm ação anti-inflamatória e ajudam assim, a regular os níveis de colesterol no sangue.
Benefícios do óleo de prímula
Óleo de prímula


Alívio da TPM e da menopausa: há estudos que comprovam que a ingestão do óleo de prímula por mulheres na menopausa reduz a incidência dos fogachos noturnos.
Há, ainda, a vantagem de elevar a absorção de cálcio pelo intestino e reduzir, assim sua excreção pela urina, aumentando então, sua deposição nos ossos.
Hidratação da pele: a suplementação com óleo de prímula, feita duas vezes ao dia, por 12 semanas, mostrou-se eficiente na melhora da hidratação e elasticidade da pele.
Esse óleo também é eficiente contra rugosidades e fadigas, já que o GLA presente no óleo de prímula é essencial para melhorar a estrutura da pele.
Controle da hiperatividade: crianças com essa condição geralmente possuem uma deficiência de ácidos graxos essenciais.
Assim, como o óleo de prímula possui ácido linolênico, ele pode ajudar a melhorar o comportamento de crianças hiperativas.
Redução da pressão arterial: alguns estudos indicam que o óleo de prímula impede a aglomeração de plaquetas no vaso sanguíneo.
Por isso, devido ao fato de ser anticoagulante, melhora o fluxo sanguíneo e diminui a resposta dos hormônios responsáveis pelo aumento da pressão arterial. E os benefícios se estendem para a diminuição dos níveis de colesterol.
Combate os incômodos do câncer de mama: o óleo de prímula ajuda pacientes com câncer de mama a terem menos distúrbios hormonais e dores nos seios.
Como não existe uma quantidade recomendada para consumir o óleo de prímula, o mais recomendável é seguir as recomendações médicas.
As cápsulas de óleo de prímula, encontradas em farmácias de manipulação, devem ser ingeridas com água ou então suco após as refeições, preferencialmente.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Linha Nova Healthy
Óleo de prímula


A Nova Natural desenvolveu a Linha Healthy com eficácia comprovada e tecnologia italiana, destinado a melhorar e desenvolver a condição da saúde através de soluções inovadoras.
Por fim, pensando nisso, desenvolvemos o Óleo de Prímula. Como dissemos anteriormente, seus benefícios são prevenir os sintomas da TPM, retardar o envelhecimento precoce, manter a hidratação e elasticidade da pele, fortalecimento do sistema imunológico, redução do colesterol ruim (LDL), auxiliar na redução das inflamações e dores da artrite reumatoide. Contem 60 cápsulas oleosas de 500mg, deve-se ingerir 2 cápsulas ao dia.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *