A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma doença que atinge as articulações. Ela desgasta a cartilagem que recobre as extremidades dos ossos e prejudica ligamentos, membrana sinovial e líquido sinovial.
O comprometimento da cartilagem articular gera dor, inchaço e limitações funcionais. Isso porque a função desses elementos é promover o deslizamento entre duas extremidades ósseas durante os movimentos. Quando ela falta, há atrito e muito incômodo.
Artrose: locais afetados e principais sintomas
Artrose
Em geral, a artrose afeta as articulações de mãos, coluna, joelhos e quadris. Ela piora com o tempo e, por ora, ainda não existe cura para esse mal. Entretanto, os tratamentos podem aliviar a dor e a progressão da doença, além de melhorar a função articular.
Estima-se que a artrose atinja 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Suas causas vão desde o uso excessivo de uma articulação até o envelhecimento natural do corpo. Há, ainda, causas secundárias, derivada de doenças que a pessoa já tem, como obesidade, traumas, gota, diabetes ou cirurgias.
O principal sintoma da artrose é a dor nas articulações afetadas. Inchaço, calor, rangidos e limitação dos movimentos são alguns indícios do problema, que também pode gerar rigidez articular.
A artrose no joelho está, frequentemente, relacionada a obesidade, histórico de lesões repetidas ou cirurgia articular. Já a artrose da coluna vertebral pode causar dor no pescoço, no dorso ou na região lombar. Dormência ou formigamento nos membros superiores ou inferiores também podem ser indícios.
Já nas mãos, a artrose provoca a formação de nódulos duras nas pequenas articulações, causando deformações. Os famosos “nós” nos dedos são o principal indício de artrose.
Fatores de risco para o surgimento da artrose
Artrose
Algumas condições elevam os riscos de desenvolver artrose. São elas:
- Idade avançada: o risco aumento com o passar do tempo;
- Sexo: mulheres são mais propensas a desenvolver artrose;
- Deformidades ósseas: algumas pessoas nascem com articulações malformadas ou cartilagem defeituosa;
- Lesões nas articulações: ferimentos que acontecem na prática de esportes ou em acidentes, por exemplo;
- Obesidade: carregar mais peso corporal coloca pressão adicional sobre as articulações que suportam o peso, como joelhos;
- Algumas profissões: um trabalho que inclui tarefas que envolvem esforço repetitivo pode gerar artrose;
- Outras doenças: diabetes, hipotireoidismo, gota ou doença de Paget do osso.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Tratamento da artrose e medicamentos
Artrose
Embora não exista cura para a artrose, alguns tratamentos ajudam a reduzir a dor e manter os movimentos das articulações.
Uma avaliação médica é necessária para identificar o medicamento ideal para tratar a artrose. Podem ser receitados desde analgésicos até anti-inflamatórios não esteroides e remédios mais fortes, com ingredientes similares à codeína.
Nova Natural
Artrose
Cálcio + Vitamina D
A Nova Natural desenvolveu também um exclusivo produto com tecnologia italiana da Linha Nova Healthy com Cálcio + Vitamina D, ele melhora a formação e a manutenção óssea, previne o aparecimento da osteoporose, reduz o risco de fraturas e o risco de lesões articulares e ainda fortalece as articulações durante o exercício físico. Contem 60 cápsulas e deve-se tomar 2 cápsulas ao dia.
Nutricol®
Apenas na Nova Natural você encontra um exclusivo Suplemento alimentar com chamado Nutricol®, ele possui o Colágeno tipo II + Magnésio + Zinco. O colágeno tipo II melhora o combate a doenças como a osteoporose, até mesmo outras doenças relacionadas a dificuldades ósseas podem ser melhoradas, ajuda a manter a saúde das articulações, promove maior conforto das articulações inflamadas e melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações, atuando assim nas lesões articulares e da cartilagem. O magnésio auxilia na formação de ossos e dentes e no funcionamento muscular. O zinco auxilia na manutenção de ossos. Contem 30 cápsulas. Deve-se ingerir uma cápsula ao dia, com a principal refeição.
Colágeno hidrolisado
Além disso, a Nova Natural possui na Linha Beauty, o Colágeno hidrolisado. Graças à sua formulação rica em vitaminas e minerais, ele é facilmente solúvel em água e pode ser misturado ao suco de frutas, sendo encontrado no sabor de limão e sem sabor, podendo ser administrado também na forma farmacêutica de cápsulas. Ele pode auxiliar na prevenção de osteoporose e diminuir as dores em pacientes com osteoartrite, além de combater efeitos do envelhecimento e promover um aspecto mais jovem com um efeito de reforço e reestruturação nas peles. Estimulando a produção de ácido hialurônico e também oferece benefícios de hidratação da pele.
Fitoterápicos
Podemos mencionar também alguns fitoterápicos para auxiliarem contra o reumatismo, artrite, artrose, osteoporose, gota, bursite, fibromialgia e inflamações. São eles: Cartilagem de tubarão, unha de gato e garra do diabo. Associados trazem uma melhora significativa nas dores, traumatismos e inflamações. Possuindo ação anti-inflamatória, analgésica e antiespasmódica. A cartilagem de tubarão vem sendo utilizada por pessoas que apresentam algum tipo de enfermidade crônica, dentre as quais incluem várias formas de câncer, osteoporose, artrose, artrite reumatoide e psoríase.
Outros fitoterápicos muito utilizados para essas enfermidades são a Sucupira e a Canela de Velho. A grande vantagem é que elas podem ser encontradas em Tintura, chá, óleo e em cápsulas. É indicado para tratamento alternativo para artrose, artrite, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, reumatismo e tendinite.
É fundamental, ainda, investir em uma abordagem combinado ao tratamento para gerar resultados mais satisfatórios.
Podem ser indicados fisioterapia, terapia ocupacional e determinados exercícios físicos. Se esses procedimentos não ajudarem, as injeções de cortisona, de ácido hialurônico e até procedimentos cirúrgicos podem ser eficientes.