A anemia é uma condição caracterizada pela presença de hemoglobina em níveis abaixo do normal no sangue. Com diversas possibilidades de causa, esse problema é causado pela deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.
Anemia
Em geral, grande parte surge em decorrência da deficiência de ferro, nutriente essencial à vida e que atua na síntese das células vermelhas do sangue, bem como no transporte de oxigênio para todas as células corporais. As pessoas mais acometidas por essa doença são crianças, gestantes, lactantes e mulheres em fase de reprodução, porém ela pode afetar qualquer ser humano.
Tipos e causas da anemia
Anemia
A anemia pode ter duas origens diferentes: hereditária, ou então, devido a acontecimentos na vida de uma pessoa. O primeiro caso se relaciona a alterações genéticas na fabricação dos glóbulos vermelhos e o segundo pode ocorrer devido a carência de nutrientes, alterações na medula óssea ou, então, outras doenças associadas.
Existem seis tipos de anemias, com variadas origens. São elas:
- Anemia ferropriva: decorrente da deficiência de ferro. Que, consequentemente, reduz a produção, tamanho e teor da hemoglobina dos glóbulos vermelhos.
- Anemia por deficiência de vitamina B12: denominada anemia perniciosa, essa condição se caracteriza pela baixa contagem de hemácias. Devido a uma baixa concentração dessa vitamina no corpo;
- Anemia hemolítica: nesse caso, os glóbulos vermelhos são destruídos pelo corpo antes do tempo normal. Ou seja, não há tempo para que a medula óssea os então reponha.
- Anemia falciforme: hereditária, essa condição faz com que os glóbulos vermelhos tenham sua membrana alterada e, portanto, se rompam facilmente, causando, assim, anemia.
- Anemia aplástica: bastante raro, esse tipo de anemia é gerado quando o corpo não produz uma boa quantidade de glóbulos vermelhos. Pode ser causada por infecções, doenças autoimunes ou, então, exposição a produtos químicos.
- Anemia causada por outras doenças: pessoas com doença renal ou que fazem quimioterapia, por exemplo, são mais suscetíveis a desenvolverem anemia devido à baixa na capacidade do corpo de produzir novos glóbulos vermelhos.
Por fim, dieta pobre em vitaminas, distúrbios intestinais, menstruação, gravidez e algumas condições crônicas de saúde são, portanto, as principais causas da anemia.
Vitamina C: principais fontes e benefícios para a saúde e beleza
Quais são os sintomas da anemia
Anemia
Os principais indícios de que uma pessoa tem anemia são:
- Fadiga generalizada;
- Falta de apetite;
- Palidez de pele e mucosas;
- Menor disposição para o trabalho;
- Dificuldade de aprendizagem nas crianças;
- Falta de ar;
- Tonturas;
- Dor no peito;
- Mãos e pés frios;
- Dor de cabeça;
- Apatia.
Conheça os melhores suplementos vitamínicos para homens e mulheres
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Como prevenir e tratar a anemia
Anemia
Polivitamínico
A Nova Natural Farmácia de Manipulação possui um Suplemento de vitaminas e minerais (Polivitamínico) essenciais para o bom funcionamento do organismo, nas dosagens diárias ideais. Além disso, ele pode auxiliar na prevenção da anemia. Podendo ser administrado em cápsulas ou xarope. Contem: Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina C, Vitamina D3, Vitamina E, Nicotinamida, Ácido fólico, Pantotenato de Cálcio, Biotina, Cálcio, Cloreto de Potássio, Cobre, Cromo, Iodeto de Potássio, Óxido de magnésio, Manganês Quelado, Molibdênio, Selênio, Óxido de Zinco e Vanádio.
Como pode ter diversas origens, a anemia requer tratamentos específicos em cada caso, exigindo, portanto, a avaliação de um especialista. Entretanto, na maioria dos casos, o paciente deve ingerir suplementos de ferro e alterar sua dieta. Casos como a anemia aplástica podem exigir transfusões de sangue ou até um transplante de medula óssea, dependendo da situação do paciente.
O ferro previne e cura a anemia ferropriva, é anticancerígeno, estimula a imunidade, melhora o desempenho físico e previne problemas de aprendizado em crianças. O ferro também é utilizado em grávidas, mulheres com fluxo menstrual excessivo, doadores de sangue, lactentes e em pessoas que praticam esportes, devido à perda que ocorre pelo suor.
- Adultos:120 mg de ferro;
- Crianças:3 a 5 mg de ferro/kg/dia, não podendo ultrapassar 60 mg/dia;
- Bebês de 6 meses a 1 ano:1 mg de ferro/kg/dia;
- Gestantes:30-60 mg de ferro + 400 mcg de ácido fólico;
- Mulheres que amamentam: 40 mg de ferro.
Para curar a anemia ferropriva é necessários pelo menos 3 meses de suplementação de ferro, até que os estoques de ferro do organismo sejam, então, repostos. Assim, é recomendado fazer um novo exame de sangue após 3 meses do início do tratamento.
Cobamamida
A Cobamamida também conhecida como Vitamina B12. Seria uma alternativa para a suplementação, pois ela atua no sistema nervoso central, possuindo, assim, ação anti-anêmica e previne diversos tipos de anemia recorrentes, além disso, é muito eficiente para tratar problemas como anemia na gravidez, anemia devido à insuficiência do fígado, dores musculares, dores nas articulações, distúrbios neurológicos causados por anemia maligna.
Vitamina B12
A Vitamina B12 juntamente com o ácido fólico, faz a produção das células sanguíneas e por esse motivo é essencial para manter o sistema sanguíneo saudável. Sendo assim, o excesso ou falta dessa vitamina acomete vários tipos de anemias e a desmielinização dos nervos no sistema nervoso.
Ela é indicada para o tratamento de anemia megaloblástica, anemia perniciosa; tratamento de distúrbios neurológicos associados com anemia maligna; tratamento da anemia pós-gastrectomia, anemia devido à insuficiência hepática.
Por fim, em geral, as anemias adquiridas têm cura. As que ocorrem por causas relacionadas são tratadas de maneira indireta e, na maioria dos casos, apresentam bons resultados.
A forma mais recomendada pelos médicos de evitar a anemia é adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos e seguir as recomendações médicas caso haja outras condições relacionadas e que possam dar origem, consequentemente, ao problema.
Por fim, em geral, as anemias adquiridas têm cura. As que ocorrem por causas relacionadas são tratadas de maneira indireta e, na maioria dos casos, apresentam bons resultados.
Assim, a forma mais recomendada pelos médicos de evitar a anemia é adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos e seguir as recomendações médicas caso haja outras condições relacionadas e que possam dar origem, consequentemente, ao problema.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *