A menopausa é um momento na vida da mulher que pode ser tranquilo ou oferecer alguns desconfortos. Isso porque é comum que elas sintam calores repentinos, suores, ressecamento vaginal, sobrepeso e humor instável.
Saiba como aliviar os sintomas da menopausa
Independentemente da intensidade dos sintomas, é fundamental saber como minimizá-los de forma natural – é claro que, em alguns casos, um tratamento com medicamentos pode ser prescrito pelo ginecologista.
A seguir, listamos alguns alimentos que são grandes aliados no momento de aliviar os sintomas da menopausa. Confira!
Sucos naturais para eliminar toxinas da menopausa
Menopausa
Uma alimentação equilibrada ajuda a preservar a saúde e eliminar desconfortos, como os trazidos pela menopausa. Por isso, sucos naturais, feitos com frutas e verduras, são fundamentais para aliviar os sintomas da menopausa.
Esses sucos oferecem uma grande quantidade de vitaminas e minerais, regulando o funcionamento do organismo e eliminando toxinas. Fibras também melhoram o trânsito intestinal e ajudam a aliviar o desconforto trazido pela menopausa.
Alho para melhorar a circulação na menopausa
Menopausa
Algumas mulheres sofrem com inchaços na menopausa. Para melhorar os sintomas dessa fase e aliviar a sensação de cansaço nas pernas, o alho é um alimento bastante recomendado.
Ele pode ser consumido com sucos vegetais caseiros ou eu pães torrados. Quem não gosta do odor desse alimento pode ingerir as cápsulas com óleo de alho.
Na Nova Natural você encontra uma linha com tecnologia italiana, contamos com as Cápsulas de Óleo de Alho e outros produtos. O alho é benéfico a saúde cardiovascular devido sua atividade anti-hipertensiva, também possuem a função antitrombótica por meio do aumento da atividade fibrinolítica e da redução da agregação plaquetária e depura o organismo e melhora a circulação.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Leguminosas contra a gordura abdominal
Menopausa
As mulheres na menopausa se beneficiam da ingestão de leguminosas devido ao fato de que elas reduzem a gordura que se acumula na região abdominal. Ricas em fitoestrogênio e estrogênio de origem vegetal, ajudam a regular os desequilíbrios hormonais que surgem nesta etapa, reduzindo sintomas.
Menopausa e andropausa: quando acontece, sintomas e tratamentos
Maca peruana: regulador natural vindo dos países andinos
Menopausa
A linha da Nova Natural Farmácia de Manipulação possui também a maca peruana, ela é um alimento relativamente novo no Brasil. Originário dos países andinos, ela regula desequilíbrios hormonais de forma natural e não gera efeitos colaterais. É, ainda, um excelente alimento para pele e cabelos, além de afrodisíaco natural para homens e mulheres.
Chás para aliviar os sintomas
Menopausa
A sálvia é ideal para equilibrar corpo e mente. Isso porque ela atenua os sintomas da menstruação e da menopausa, reduz a inflamação, a dor, a retenção de líquidos, e também oferece benefícios cardiovasculares importantes, trata a tristeza, a irritabilidade, a retenção de líquidos e a hipertensão.
O chá da folha de amora também é utilizado para aliviar sintomas da menopausa, da cefaleia e irritação que ocorrem no período pré-menstrual. Isso se deve à presença de flavonoides, especialmente as isoflavonas.
Levedura de cerveja para mais energia na menopausa
Menopausa
Suplemento bastante conhecido, a levedura de cerveja trata problemas de pele, cabelo e unhas. No caso de quem sofre com os efeitos da menopausa, suas vitaminas e mineiras dão energia, regulam o sistema nervoso e aliviam os sintomas desse período.
Florais de Bach: combatendo a menopausa naturalmente
Menopausa
Os Florais de Bach são essências florais que tratam problemas físicos e emocionais. Na fase da menopausa, as mulheres podem ingerir Walnut e Honeysuckle (para facilitar a adaptação à mudança), Wild Rose (para dar energia e vitalidade) e Gentian (para combater o desânimo).
A Nova Natural possui um exclusivo Floral da Linha Nova Florais “Período da Menopausa”, ele promove a aceitação das transformações nas mulheres, fazendo com que elas continuem se sentindo animadas, com alegrias e conforto, além de renovar o desejo sexual. O ideal seria tomar 4 gotas 3 vezes ao dia.
Medicamentos Naturais para aliviar os sintomas da menopausa
Menopausa
Você encontra nas farmácias de manipulação medicamentos naturais para combater e aliviar os principais sintomas da menopausa. Podemos falar da associação da Isoflavona, Yam mexicano, Remidamin (Black cohosh) e Amora. Essa combinação ajudará a aliviar os sintomas da menopausa e do climatério, auxilia na reposição hormonal, possui ação antioxidante e reduz as ondas de calor.
Isoflavona
A Isoflavona é indicada como repositor hormonal, para o tratamento sintomático e prevenção de complicações da menopausa como doença cardíaca e osteoporose, câncer de mama e de útero, e endometriose. Apresenta propriedades imunoestimulantes e antioxidantes.
A Isoflavona de soja tem a capacidade de normalizar os níveis de estrógenos circulantes (altos ou baixos). Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno e por isso também é uma substância capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual; atua na prevenção de doenças crônicas-degenerativas como o câncer de mama, de colo de útero e de próstata. As propriedades estrógenas também ajudam a reduzir outro problema causado pela deficiência hormonal, a osteoporose.
Ginkgo biloba
O ginkgo biloba contém fitoestrógenos e pode aumentar os níveis de estrogênio, melhorando naturalmente os desequilíbrios hormonais da menopausa. Um estudo sugeriu que o ginkgo biloba pode melhorar os sintomas da TPM e a flutuação do humor que pode ocorrer antes e durante a menopausa.
Estriol
O Estriol é um hormônio natural feminino. Nos anos que antecedem ou sucedem a menopausa, o Estriol pode ser usado no tratamento dos sintomas relacionados à deficiência estrogênica. O Estriol é particularmente eficaz no tratamento dos sintomas geniturinários.
No caso de atrofia vaginal, o Estriol induz a normalização do epitélio vaginal e ajuda a restauração da microflora normal e do pH fisiológico da vagina. Como resultado, o Estriol aumenta a resistência das células epiteliais vaginais à infecção e inflamação.
Ao contrário de outros estrogênios, o Estriol é de curta duração, pois tem curto tempo de permanência dentro do núcleo das células endometriais. Sendo assim, não há proliferação endometrial quando a dose total recomendada é administrada em dose única diária.
Os profissionais de saúde estão aí para te ajudar a alcançar os melhores resultados para seu organismo. Acima de tudo, o uso de medicamentos sem estrita indicação médica deve ser evitado a todo custo.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *