Anualmente, mais de 7 milhões de pessoas morram em todo o mundo devido a problemas causados pelo cigarro, de acordo com a OMS.
Tabagismo
O tabagismo é um vício sério e complicado de abandonar, mas, com força de vontade e algumas medidas simples, é possível abandonar o cigarro, que é composto, principalmente, por nicotina, além de aproximadamente 4.700 mil substâncias tóxicas.
Há inúmeras formas de acabar de vez com o tabagismo. E a combinação de duas ou mais delas eleva as chances de se obter sucesso na iniciativa. Para te ajudar nesse desafio, a seguir, listamos algumas:
Busque prazer em novas coisas
Tabagismo
Sabemos que a nicotina dá muito prazer ao fumante e faz com que ele não consiga largar o vício de fumar. Quando o cérebro recebe uma dose dessa substância, especialmente após um período sem fumar, há uma sensação de prazer, que pode ser substituída por outras coisas.
Hábitos prazerosos podem substituir essa vontade. No começo pode ser difícil, mas, acredite, os resultados podem valer a pena. Exercícios físicos como natação, corrida ou qualquer outro tipo de atividade que lhe dê prazer podem preencher a lacuna deixada pelo cigarro.
O fundamental, nesse caso, é apostar em algo que lhe satisfaça e dê prazer. Por isso, descobrir novos hobbies ou atividades é imprescindível para sair da rotina de fumar quando se sentir ansioso.
Passe a contabilizar o dinheiro que economiza
Tabagismo
Fumantes, em geral, gastam muito dinheiro com cigarro todos os meses. Em uma simples conta, pode-se chegar ao valor médio gasto com esse vício. Que pode, sim, ser combatido ao fazer contas do quanto você economizaria por mês largando esse hábito.
Uma dica é colocar o dinheiro que seria gasto com os maços em um cofre. Depois de um tempo – pode ser um ano, por exemplo – você abre o porquinho e certamente sente muito orgulho de não ter jogado dinheiro fora.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Alimente-se de maneira saudável e renove seu paladar
Tabagismo
Quem fuma tem prejuízos no paladar. Isso é fato. Por isso, uma ótima forma de se incentivar a largar de vez o tabaco é comer bem, ingerindo alimentos saudáveis e gostosos.
Ao perceber cada vez mais o sabor das comidas você naturalmente come melhor e, consequentemente, emagrece, pois deixa de buscar as famosas comidas gordurosas e assim dá prioridade a um estilo de alimentação muito mais comprometido com o seu bem-estar.
Até o ato de saborear um chocolate de vez em quando fará toda a diferença se você largar o cigarro. O gosto de tudo ficará muito melhor, pode acreditar!
Confira as melhores dicas de como desintoxicar seu organismo
Aposte na tecnologia e utilize-a a seu favor
Tabagismo
O smartphone está presente no seu dia a dia, certo? Por que, então, não contar com ele no momento de parar de fumar? Atualmente, há diversos aplicativos que te ajudam a dominar a vontade de fumar e, assim, reduzir cada vez mais o número de cigarros fumados.
Uma dica é escolher o que mais se adapta à sua realidade e que de fato lhe trará benefícios. Vá testando sem medo e, quando encontrar algum que lhe agrade, use muita força de vontade para abandonar esse vício de vez.
Acabar com o tabagismo é algo desafiador, mas pode ser muito recompensador se você mantiver o foco. E entender que os benefícios trazidos por essa atitude são muito maiores que os prazeres oferecidos pelo tabaco. Força!
Medicamentos naturais
Tabagismo
O mais indicado é, antes de fazer uso de qualquer medicamento, consultar-se com um especialista. Que avaliará seu caso, prescrevendo e indicando, assim, o melhor tratamento e dosagens específicas para você.
Florais
Os florais ajudam a equilibrar as emoções e a suavizar os males físicos. As gotinhas funcionam tanto para solucionar uma questão momentânea quanto para um tratamento mais longo.
A Nova Natural Farmácia de Manipulação possui dois florais que podem te ajudar a superar e parar de vez com o cigarro. Estamos falando dos Florais da linha Nova Florais “Cura do Tabagismo”. Ele ajuda a romper hábitos rotineiros, dando discernimento para que o indivíduo não caia sempre no mesmo erro, traz confiança e determinação.
Podemos falar também do floral “Cura de vícios e dependências”. Esse composto floral apresenta propriedades depurativas e regenerativas após o uso prolongado de drogas, cigarros, antibióticos e medicamentos em geral, desprendendo o indivíduo de vícios para atingir uma sensação de bem estar. Promove uma limpeza física e psíquica.
Esta linha exclusiva de florais possui uma suave formulação que não contém álcool, além disso, tem um suave sabor de menta que facilita seu uso. Deve ser tomado 4 gotas 3 vezes ao dia, sublingual ou diluído em água.
Fitoterápicos
Continuando na linha natural, podemos falar sobre alguns fitoterápicos para auxiliar no tratamento de cura do tabagismo e seus sintomas. Uma das ervas mais conhecidas que podem ajudar a termos uma atitude mental positiva e que também é usada no combate à depressão é a erva-de-são-joão.
Manter o bom-humor pode ser essencial, especialmente durante os estágios iniciais da abstinência ao cigarro. A erva porém é contraindicada em associação com inibidores de serotonina, antivirais, varfarina e antiepiléticos contendo carbamazepina.
Ervas
O ginseng é uma das ervas mais populares do mundo para aumentar a energia e ajudar o corpo a lidar contra o estresse. Ele ajuda a aliviar a fadiga e a ansiedade relacionadas à cessação do tabagismo. É uma erva que pode ajudar o corpo, agora sem nicotina, a restabelecer assim, um novo equilíbrio.
A cavalinha é frequentemente recomendada para quem quer se desintoxicar gradualmente do cigarro. Uma vez que, mesmo em quantidades muito baixas, esta planta contém nicotina. Acima de tudo, é sempre aconselhável todavia fazer uma consulta médica antes de usá-la para este fim.
O gengibre ajuda a aliviar o desejo de fumar. E, assim como o alcaçuz, deixa um sentimento de satisfação ao paladar, graças ao seu sabor forte que ajuda a distrair o desejo de fumar.
Por fim, temos a valeriana pode ajudar especialmente no caso de ansiedade, agitação e insônia devido à abstinência de nicotina. Na verdade, ela age como um relaxante muscular, convidando o corpo ao repouso.
Procure um profissional da saúde, tire suas dúvidas e veja qual o melhor tratamento para o seu caso.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *