O sistema imunológico contempla estruturas corporais que atuam na prevenção de doenças ou ataques provenientes de bactérias e vírus. Quando ele está debilitado, é comum que fiquemos doentes, pois estamos muito mais suscetíveis e fragilizados.
O sistema imunológico
Muitos alimentos, por exemplo, têm a função de aumentar as defesas naturais do organismo e garantir nossa saúde. Uma dieta equilibrada e que contemple esses itens é fundamental para se livrar de infecções e deixar sua defesa pronta para combater eventualidades. Outras ações também colaboram para os bons resultados.
A seguir, listamos seis dicas de como fortalecer o sistema imunológico. Se bem observadas, essas recomendações podem te ajudar a se manter saudável e bem disposto!
Consuma alimentos que elevam a imunidade
Sistema imunológico
A alimentação fornece toda a energia e nutrientes de que precisamos. Por isso, ela é fundamental para que nosso organismo responda bem a “ataques”. Ingerir frutas e legumes é imprescindível para elevar suas taxas de vitaminas, mineiras e antioxidantes.
Assim, você se protege contra radicais livres e eleva suas taxas de vitamina A, C, D, E, B2 e B6. Os minerais zinco e selênio também preparam o sistema imunológico para lutar contra células cancerígenas e patógenos em geral.
Alimento
Os alimentos que trabalham a favor do sistema imunológico são as frutas vermelhas (mirtilo, framboesa, amora e cereja), cogumelos, coco e óleo de coco, bem como laranja, kiwi, acerola, pimentão e brócolis – todos ricos em vitamina C.
Por outro lado, alimentos fermentados como iogurte, kefir e chucrute são grandes aliados da imunidade, além de frango e ovos orgânicos. Chocolate, alho, gengibre e açafrão complementam a lista de alimentos que precisam entrar na dieta para elevar a imunidade.
Tome sol com moderação e nos horários adequados
Sistema imunológico
Alguns minutos de exposição diária ao sol fortalecem o sistema imunológico, sabia? Isso porque essa ação ajuda a sintetizar a vitamina D de que o corpo necessita. Assim, a resposta imune é regulada e inflamações, reduzidas.
Inúmeras pesquisas indicam que a vitamina D eleva a função imune do corpo consideravelmente, ao mesmo tempo em que estimula a síntese de peptídeos, já que tem propriedades antimicrobianas.
Invista nos chás medicinais
Sistema imunológico
Um chá quente pode fazer muito pelo seu corpo e seu sistema imunológico. Chá preto ou verde são indicados como excelentes antioxidantes e eliminadores de infecções.
Outras variantes de sucesso dos chás medicinais são chá de dente de leão, de limão, ginseng e ginkgo biloba, camomila e ervas (orégano, sabugueiro, cravo, unha de gato, equinácea e astrágalo).
Cuide do estresse e tente controlá-lo
Sistema imunológico
Fatores como estresse e preocupação excessiva afetam – e muito – o sistema imunológico de alguém. Isso porque essas condições elevam a secreção de cortisol, um hormônio com papel importante na regulação de nossa saúde.
Atividades que acalmem a mente e ajudem a “desacelerar” são altamente recomendadas para elevar a imunidade do corpo. Especialistas indicam caminhadas ao ar livre, pedaladas, exercícios de respiração, yoga e até músicas relaxantes como grandes aliados no momento de elevar a imunidade.
Reduza o consumo de álcool e largue o cigarro
Sistema imunológico
Bebidas alcoólicas contêm substâncias que enfraquecem o sistema imunológico e deixam o corpo mais suscetível a doenças. Além disso, causam danos ao fígado, comprometendo, consequentememnte, o bom funcionamento de todo o corpo.
Por outro lado, o cigarro tem efeito semelhante e também é altamente prejudicial, pois afeta nosso sistema de defesa e aumenta a vulnerabilidade do corpo a doenças do sistema respiratório, tais como bronquite e pneumonia, além do câncer.
Capriche no sono e priorize noites bem dormidas
Sistema imunológico
Uma boa noite de sono tem função reparadora e, a longo prazo, eleva as defesas do organismo. Isso porque é nesse momento que são produzidas boa parte das células de defesa (linfócitos).
Pesquisadores concluíram que dormir poucas horas por noite gera um enorme impacto em nosso sistema imunológico, que, enfraquecido, fica “aberto” a ataques de organismos invasores. Por isso, durma o suficiente para que seu corpo se sinta renovado e você acorde bem, ok?
Insônia: o que é, sintomas, causas e tratamentos
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *
Amei conhecer e ler tudo isso, estou tomando calcio, d 3, k2, magnesio de malato, oleo de coco, oleo de cartamo, vitamina e, e omega 3, mais estou gripando e com a garganta inframada a cada dos meses, fiquei todo o mes de dezembro doente do dia 9 ao inicio de janeiro, fiquei boa com chas e alimentacao saudavel, mas essa semana ja estou comecando a ficar com a garganta inframada novamente e estou desesperada porque sinto que vou adoecer de novo, o que eu faco para evitar ? Sim todos esses suprementos so estou tomando a menos de um mes
Olá Gerusa, tudo bem?
Ficamos felizes que você esteja gostando das nossas postagens.
O ideal, além da ingesta de suplementação, é manter uma alimentação e estilo de saudável.
Além disso, o acompanhamento médico é essencial.