Como os exercícios podem me ajudar?
Exercícios Físicos
EMAGRECER
PRIMEIRAMENTE, O SEGREDO É SE EXERCITAR
A prática de exercícios físicos regularmente traz inúmeros benefícios à sua saúde.
Especialistas de diversas áreas da saúde afirmam que “o segredo é exercitar o corpo”, pois os resultados dessa prática melhoram o bem-estar físico e por fim o mental.
Algumas atividades, quando praticadas com muita intensidade, podem então gerar consequente lesões em pessoas com predisposição às doenças, como no caso dos indivíduos portadores de cardiopatias, por isso torna-se importante o acompanhamento rigoroso de um educador físico, fisioterapeuta ou então médico, para conduzir e aconselhar sobre a execução correta dos exercícios, conforme a capacidade física, idade, e por fim prontuário médico.
Os exercícios físicos devem ser realizados ao menos três vezes por semana em períodos suficientes para produzir seus efeitos benéficos. A escolha do tipo de exercício a ser praticado deve partir da preferência pessoal, assim tornando o hábito, uma atividade prazerosa e incorporada a rotina da pessoa.
Os exercícios físicos são considerados por alguns especialistas o melhor remédio na prevenção e no combate a um sem número de enfermidades.
A classe médica é unanime em afirmar que esta recomendação é válida para prevenção e tratamento dos problemas de saúde.
A Atividade física é uma forma de tratamento bastante promissora e econômica, pois não envolve o uso de medicamentos e tão pouco traz contraindicações.
Ciência X Atividade Física
Está comprovado cientificamente que a prática das atividades do corpo está relacionada a prevenção e tratamento de diversas enfermidades crônicas, além de minimizar os impactos da idade na saúde dos indivíduos.
É importante incluir exercícios físicos em todas as rotinas de seu dia. O corpo humano precisa se mover diariamente, nem que seja uma simples caminhada pela vizinhança.
Dica: entenda o que fazer para perder e modelar a barriga!
Atenção! Atividades anaeróbicas como a musculação, que exigem mais empenho, também são aliadas importantes, porém devem contar sempre com acompanhamento de profissional da saúde.
#1: Exercícios ajudam na saúde
EMAGRECER
A prática de exercícios físicos é importante aliada no tratamento de várias doenças cardiovasculares e respiratórias.
Cada doença possui um exercício físico que melhor favorece o seu tratamento.
Doenças respiratórias como asma e bronquite, são bem tratadas, por exemplo, com a natação, principalmente em crianças e adolescentes.
Já as cardiovasculares, são beneficiadas consequentemente por simples caminhadas, e por fim neste caso apresentam bons resultados na maior parte das vezes.
Entre as doenças listadas pela Organização Mundial de Saúde – OMS que podem ser evitadas ou tratadas com atividades físicas está o infarto e o AVC – acidente vascular cerebral.
Segundo o Instituto de Moléstia Cardiovascular (IMC), de São José do Rio Preto, o exercício físico é fundamental, pois favorece a circulação de oxigênio ao sistema circulatório. Porém nestas condições o exercício físico deve ser feito por meio de instrução e acompanhamento de médico especialista.
Estes exercícios devem ser individuais à cada paciente, nenhuma das fórmulas geral pode ser aplicada e todos. É importante garantir que o paciente tenha mais benefícios e por fim menos riscos durante os exercícios. Neste caso as atividades mais indicadas são as aeróbicas, por exemplo, a caminhada, corrida, bicicleta, dança ou então esteira.
Quando a prática física é feita corretamente, com acompanhamento profissional, há uma significativa melhoria na qualidade de vida. Já, ao contrário, quando é feito sem o necessário acompanhamento especializado e sem conhecimento técnico pode agravar problemas pré-estabelecidos.
Contudo, indivíduos saudáveis também devem manter rotina de exercícios físicos visando assim prevenir doenças e por fim manter bom funcionamento do organismo.
Junte-se a mais de 5.000 pessoas
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
#2: Exercícios que auxiliam à saúde mental
EMAGRECER
Além dos benefícios físicos encontrados na prática de atividades corporais são evidentes as melhoras na capacidade mental, cognitiva e na autoestima.
Exercícios físicos são um recurso importante para manter equilíbrio emocional.
Psicólogos e psiquiatras ao redor do mundo, revelam que os efeitos dos exercícios à mente são formidáveis. Atuam aliviando o estresse, a ansiedade, a insegurança e por fim induzem a melhora da memória.
Praticar exercícios físicos já é excelente à saúde do organismo. Os ganhos por quem abandona o sedentarismo são ainda maiores.
Exercícios físicos não só ajudam na estética e no bem-estar, como ainda são ótimos ao equilíbrio do sistema nervoso.
A atividade esportiva desencadeia um efeito dominó no organismo. A saúde melhora e os benefícios se expandem ao restante do corpo, físico e mental.
Movimentos corporais melhoram o fluxo de sangue ao cérebro, elevando o nível das substâncias hormonais que aumentam a sensação de felicidade, como a serotonina.
Exercitar o corpo também aumenta a capacidade de lidar com o problema de insônia e facilita a recuperação da autoestima e melhora o desempenho sexual. Portanto o hábito de atividades físicas, favorece uma série de ganhos pessoais e a qualidade de vida.
RELAÇÃO CORPO & MENTE
Exercitar-se além de aumentar os níveis de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade) e melhorar o fluxo sanguíneo. É importante lembrar que o exercício físico pode ajudar a lidar com vilões que derrubam a autoestima.
A ansiedade, falta de segurança, dificuldade de interações pessoais, depressão, disfunções sexuais e sensação de deslocamento também são contidos pelos exercícios físicos.
Idosos que sofreram perda de coordenação motora com o avanço da idade têm consideráveis melhoras com as práticas físicas. Pois se beneficiam com a manutenção do controle psíquico, gerado pelos exercícios físicos.
Os exercícios aeróbicos são os mais recomendados
Visando manter um corpo condicionado e a mente esperta e saudável, eles são:
- Bicicleta
- Caminhada
- Caminhada rápida
- Corrida
- Dança
- Natação
- Pular corda
- Exercícios Físicos Coordenados (de Academia)
Por fim, os efeitos positivos como da autoestima e bem-estar, dependem então da regularidade da prática dos exercícios físicos. A disciplina em praticar é fundamental para que então se perceba por fim as mudanças no comportamento e bem-estar.
#3: O Exercício físico favorece a longevidade
EMAGRECER
Segundo o IBGE, em 1960, a expectativa média de vida dos brasileiros era de aproximadamente 54,7 anos, hoje já passa de 74,7 anos. Um salto de 20 anos no período.
É o estilo de vida de cada indivíduo que interfere expressivamente na longevidade.
Pessoas que se exercitam com frequência consequentemente vivem mais e melhor.
As mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais de idosos que envelhecem sobre influência dos exercícios físicos, garantem que eles vivam mais tempo e com saúde.
Os efeitos da diminuição de aptidão física dos idosos podem ser contornados por meio de exercícios físicos. Quando são bem direcionados promovem saúde e qualidade de vida.
Cuidar do corpo também melhora condições orgânicas, beneficiando no controle e prevenção de doenças.
Entre elas, diabetes, arteriosclerose, hipertensão arterial, diversas doenças do aparelho circulatório, varizes, artrose, artrite crônica, demência e outras doenças que normalmente assombram os idosos.
Não é difícil perceber que a rotina dos idosos mudou nos últimos tempos. Quem esperava chegar aos 60 anos e merecidamente, descansar, agora pode transformar a vida em uma rotina ativa, alcançando com saúde idades bem mais avançadas. Os exercícios físicos proporcionam isso, basta não ficar parado.
Veja a importância do Complexo B na dieta!
Com a melhoria das condições físicas vem inúmeras vantagens, entre elas destaque-se o retardo do envelhecimento biológico, favorecendo então a longevidade.
Junte-se a mais de 5.000 pessoas
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
#4: Sedentarismo – Os não praticantes de exercícios físicos
EMAGRECER
O sedentarismo é caracterizado por indivíduos de baixa ou então nenhuma atividade esportiva ou então física relevante. Derivado do acesso fácil e sem esforço das comodidades consequentemente da vida moderna. Pode ser potencializado por problemas relativos ao convívio social sadio, segurança e por fim fobias.
O corpo se acostuma a um ritmo desacelerado, isso implica consequentemente em mau funcionamento do organismo, já que os seres humanos foram construídos para exercer esforços diários pela sobrevivência.
O sedentarismo está diretamente ligado com doenças crônicas degenerativas
Entre elas: obesidade, hipertensão, diabetes, AVC, aterosclerose, osteoporose, depressão e até alguns tipos de câncer, por exemplo.
Em algum momento da vida você vai se encontrar em estado sedentário em relação à atividade física relevante e regular.
Procure buscar ajuda dos familiares, amigos e colegas de trabalho. Se todos precisam se exercitar, por que não criar então grupos de atividade física entre os seus?
Os órgãos de saúde dos governos, os planos de aposentadoria e previdência e associações médicas estão incentivando as pessoas a buscarem se engajar em comunidades de atividade física.
O Brasil, um país de clima tropical, não há desculpa para ficar parado em meio a esse clima maravilhoso e quente. Sempre há espaço para uma roupa leve, e para sapatos esportivos.
As academias de ginástica e de dança tem pipocado pelo país com planos para lá de acessíveis para a maior parte dos cidadãos.
Se ainda assim, você não se convenceu de que agora é a hora de se mexer, lembre-se. As praças, parques e praias estão cheias de gente bonita e alegre para compartilhar uma caminhada, uma corrida, ou então um passeio de bicicleta. E tudo isso de graça, sem nenhum custo. Basta querer começar…
Portanto, Mexa-se, divirta-se e por fim viva mais !
Tipos de Exercícios Físicos Para Uma Vida Longa e Mais Saudável