Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o transtorno afetivo de bipolaridade atinge  aproximadamente 140 milhões de pessoas no mundo . Ainda não se sabe a causa exata do problema, mas estudos demonstram que há uma associação com a alteração em certas áreas do cérebro e dos níveis de vários neurotransmissores, como a Noradrenalina e Serotonina  – nossos mensageiros químicos que estão ligado com as nossas emoções e humor. Assim, esse desiquilíbrio representa episódios depressivos alternados com  episódios de euforia.

Esse desiquilíbrio pode ser classificado em quadros leves, moderados ou grave e independente do nível do quadro, todos afetam os níveis de humor e energia da pessoa, assim é possível encontrar sintomas de sensações de extremo bem – estar, aumento de energia, impulsividade, ideias grandiosidade de “poder” e, tempo depois,  humor deprimido, fadiga, perda de energia, sentimento de culpa ou inutilidade, ansiedade, irritabilidade, entre outros sintomas.

O diagnóstico desse transtorno é de difícil detecção. Desse modo, sem presença e a comunicação de um profissional os sintomas podem ser confundidos com quadros de depressão. Além disso, o histórico familiar é decisivo para o diagnóstico conclusivo, já que alterações de humor anteriores, episódios atuais ou passados do humor ou suicídio e ausência de resposta ao tratamento com antidepressivo alertam para o diagnóstico do transtorno bipolar.

As fases do transtorno são classificadas em duas fases: Mania e  depressão.

Na fase mania ocorre o desequilíbrio do humor e das funções vegetativas, como sono, cognição, compulsão alimentar. Em alguns episódios, a pessoa fica eufórica, diminuí a sua necessidade de sono, ocorre aumento da energia, o pensamento torna-se mais rápido. Nessa fase existe uma grande dificuldade para reconhecer o diagnóstico do transtorno. Quando ocorre episódios de irritabilidade, ideias delirantes, sintomas depressivos.

Já na fase depressiva, encontra-se sintomas como o desânimo diário ou tristeza, dificuldade de se concentrar, perda de peso, apetite, fadiga ou falta de energia, senti culpa e sem esperança, perda de interesse nas atividades que antes eram prazerosas, baixa autoestima, pensamento sobre morte e suicídio, problemas para dormir ou excesso de sono e também se afasta de pessoas próximas.

Em alguns casos, essas fases se sobrepõem. Os sintomas maníacos e depressivos podem ocorrer juntos ou rapidamente um após o outro.

O transtorno bipolar não tem cura, no entanto há diversas abordagens possíveis e tratamentos que podem controlar os problemas. Assim, é possível incluir medicamentos, psicoterapia e mudança no estilo de vida, tais como o fim do consumo de substâncias psicoativa (cafeína, anfetaminas, álcool, cocaína) e desenvolver novos hábitos saudáveis.

Desse modo, o objetivo do tratamento para o transtorno bipolar, são basicamente, evitar a alternância entre as fases, ajudar o paciente a reagir da melhor forma a ocorrência e reduzir a frequência de episódios. Também é foco do tratamento, impedir comportamento suicidas e autodestruitivo e deve ser acompanhado por um especialista. Podem ser utilizados terapia cognitiva comportamental, psicopedagogia ou terapia familiar.

Com isso, a Nova Natural trás alguns florais para aliviar sintomas do transtorno de bipolaridade.

Floral Tristeza, Melancolia e Depressão

Transtorno Bipolar

farmacia manipulacao campinas nova natural tristeza melancolia depressao (2)

Para episódios depressivos em que os sintomas mais comuns são: tristeza, melancolia e depressão. A Nova Natural traz o Floral Tristeza, melancolia e Depressão, onde é possível apresentar vários benefícios como o despertar da alegria para sentimento de tristeza, depressão, desilusão e melancolia. O medicamento apresenta em sua composição: gentian; star of bethlehem; willow; borage; yerba santa; alcachofra.

Floral Síndrome do Pânico

Transtorno Bipolar

Temos também o Floral Síndrome do Pânico, para pessoas que estão apavoradas, que tem medo e tendem a ter pensamentos repetitivos e negativos. Contribui também para indivíduos que se isolam do contato social por medo e rejeição. Traz confiança, segurança, tranquilidade e paz emocional, eliminando as crises de ansiedade, medo e mal-estar.

Panaxiol

Transtorno Bipolar

farmacia manipulacao campinas nova natural tristeza melancolia depressao (2)

Outro medicamento que é possível ser utilizado na fase depressiva é a Linha Nova Alternativa – medicamento PANAXIOL em que possuí o benefício de aumentar a energia e disposição de forma que estimula e relaxa o sistema nervoso central, auxilia no vigor muscular, melhora a resposta do corpo ao estresse, aumentando as capacidades físicas e cognitivas.

Lembrando que a terapia com florais não deve substituir os tratamentos convencionais, mas auxiliá-los. Esses medicamentos não apresentam efeitos colaterais  e contraindicação. Seguindo a recomendação de uso, podem ser utilizados por adultos, gestantes e lactantes, não apresentando nível  de toxicidade.

É importante ressaltar que essas dicas, sugestões e informações contidas nesse site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica.

Precisa de ajuda?
Nossos farmacêuticos terão satisfação em lhe atender.

COMO PODEMOS LHE AJUDAR? DEIXE SUA DÚVIDA AQUI!

Atualizado em 01/02/2022.

Nova Natural

Sobre Nova Natural

Deixe seu comentário

Abrir WhatsApp
1
Como podemos lhe ajudar?
Olá, tudo bem?
Estamos aqui para lhe ajudar!