A irritação e o nervosismo são reações exageradas a estímulos do ambiente, gerando assim, baixa tolerância a pequenos incômodos. Pessoas que sofrem com esse problema têm controle dos impulsos reduzido e descontrole emocional provenientes de desgaste pessoal.
Sintomas irritação e o nervosismo
Em geral, uma pessoa com irritabilidade e nervosismo é considerada “ranzinza” e acaba se afastando dos outros, o que é altamente prejudicial para sua vida profissional, pessoal e até amorosa. Em alguns casos, esses sintomas podem ser acompanhados por tontura ou vertigem, bem como taquicardia e suores frios.
Causas da irritação e nervosismo
Irritação e nervosismo
Há inúmeras causas para a irritação e o nervosismo. Geralmente, duas ou mais estão associadas e, consequentemente, geram consequências negativas para uma pessoa em sua rotina.
Em geral, as causas da irritação e do nervosismo são:
- Abstinência de substância química, tais como tabaco, ou então, álcool;
- Prisão de ventre;
- Reação a medicamentos;
- Cefaleia;
- Anemia por deficiência de ferro;
- Transtornos da tiroide;
- Hipoglicemia;
- Tensão pré-menstrual (TPM);
- Distúrbios do sono;
- Infecções, especialmente virais;
- Transtorno de humor crônico (distimia);
- Transtorno de ansiedade;
- Transtorno depressivo;
- Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);
- Fadiga prolongada;
- Síndrome do Burnout.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Junte-se a mais de 5.000 seguidores
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Como a irritação e o nervosismo podem ser tratados?
Irritação e nervosismo
A irritação pode ter uma série de causas e, por isso, o tratamento varia de acordo com cada pessoa, que deve, portanto, ser avaliada por um especialista para determinar o medicamento indicado para o caso. O fundamental, nessas situações, é não se automedicar e evitar o contato que fatores que possam consequentemente desencadear esses sintomas.
Alguns casos de irritação e nervosismo constantes podem se caracterizar como distimia, um tipo de depressão de intensidade moderada que pode se manifestar na infância, ou então, na terceira idade.
Com baixa autoestima, inquietude, tensão excessiva e formas grosseiras de expressar suas emoções, as pessoas com essa condição tendem a enxergar o lado ruim das coisas, podendo assim, apresentar problemas como insônia, ou então,tristeza excessiva.
Caso esse quadro seja confirmado, o tratamento envolve psicoterapia e medicamentos, incluindo inibidores seletivos de receptação da serotonina e da noradrenalina, bem como antidepressivos tricíclicos.
As farmácias de manipulação oferecem fitoterápicos que auxiliam no tratamento da irritação e nervosismo.
Vamos citar alguns fitoterápicos como a associação da Passiflora, Melissa, Valeriana e Mulungu. Eles são indicados em casos de dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosa da menopausa, insônia, taquicardia nervosa, sendo um sedativo natural do sistema nervoso, que ajuda, portanto, a proporcionar relaxamento e um sono tranquilo e reparador, sem causar dependência. Sendo encontrado em chás e cápsulas.
Podemos citar também a camomila, ela atua no sistema nervoso central, age de forma sedativa reduzindo, assim, o nervosismo e ansiedade, contribuindo, assim, para melhora do sono. A grande vantagem dela é ser capaz de diminuir a ansiedade sem provocar depressão do sistema nervoso central. Pode ser encontrada na forma de rasura, pó e tintura.
Florais Nova Natural farmácia de manipulação
Por outro lado, na linha mais natural, os Tratamentos com Florais também são bastante recomendados. Afinal, envolvem o uso de ativos mais suaves e possuem efeitos mais duradouros a longo prazo. Possuímos o “Floral Stress e Tensão Nervosa” da Nova Florais.
Ele é um composto formulado para quem chegou ao esgotamento e a exaustão e se sente hipersensível e irritado. Renova às forças, relaxa e devolve a paz e tranquilidade. Possui como vantagem não possuir álcool e um leve sabor de menta.
Continuando na linha natural, podemos falar sobre o Óleo essencial de Lavanda. Ele combate o estresse, dor de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios, portanto, ele acalma e tranquiliza.
Por outro lado, na face age como relaxante muscular e atenua marcas de expressão. No corpo trata dores originadas por tensão. Seu aroma afasta o nervosismo, a ansiedade e traz uma energia voltada para o conforto, paz e harmonia.
Acima de tudo, os profissionais de saúde estão aí para nos ajudar a alcançar os melhores tratamentos e resultados. Procure um médico ou farmacêutico.
Por fim, todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica.*