Atualmente, há diversos medicamentos disponíveis no mercado. Eles são indicados para tratar as mais variadas condições e, geralmente, são prescritos por um especialista. Diante de tantas opções, é importante saber a diferença entre medicamentos manipulados e genéricos e quando fazer uso deles.
Qual medicamento devo escolher?
Qual medicamento devo escolher? Manipulado? Genérico? Como saber qual terá os melhores resultados em meu organismo? Essas e outras perguntas referentes a esse assunto são comuns entre os pacientes, por isso, vale a pena conhecer melhor esses remédios.
Medicamento manipulado: o que é e como é feito
Medicamentos
O medicamento manipulado, também conhecido como fórmula magistral, é um remédio personalizado, feito especificamente para uma pessoa.
Ele é fabricado com dosagem específica, a partir de uma receita médica, e, dessa forma, é único para tratar o paciente. Feito em farmácias de manipulação, esse medicamento também pode ter a forma farmacêutica personalizada, como cápsulas, pastilhas, sachês, shakes, comprimidos, gomas, xaropes, loções, cremes, géis, shampoos, sabonetes, pomadas, entre outros.
Já os medicamentos genéricos, são fármacos produzidos em larga escala pela indústria, os medicamentos genéricos são remédios confeccionados em dosagem padronizada. Dessa forma, são utilizados por muitas pessoas e não tem possibilidade de personalização.
Os medicamentos genéricos são uma linha de medicamentos que tem as mesmas características e produzem o mesmo efeito que um medicamento de referência , visto que, se tratam de medicamentos que são submetidos a testes de bioequivalência. Os genéricos foram implementados no ano de 1.999 com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a tratamentos eficazes, seguros , e mais baratos.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Medicamento genérico: o que é e como é feito
Medicamentos
Produzidos em larga escala pela indústria, os medicamentos genéricos são remédios confeccionados em dosagem padronizada. Dessa forma, são utilizados por muitas pessoas e não tem possibilidade de personalização.
O nome “genérico” deriva do fato de serem submetidos a testes de bioequivalência para comprovarem o mesmo efeito dos medicamentos de referência (geralmente mais caros).
Manipulado ou genérico: em qual investir?
Medicamentos
Os medicamentos manipulados, em uma análise mais profunda, têm vários benefícios na comparação com os genéricos. Isso porque, além da possibilidade de cada paciente ter uma dosagem personalizada, ainda é possível associar diversas substâncias em um só remédio.
Princípios ativos raros, que foram descontinuados pela indústria ou substâncias que ainda nem existem no País podem ser encontrados em medicamentos manipulados.
Outra vantagem é que ele é feito na dose correta e na quantidade ideal para o tratamento. Dessa forma, não há desperdício e descartes de medicamentos não utilizados.
Depois de se consultar com um especialista e obter uma receita para um medicamento manipulado, é importante encontrar uma farmácia de manipulação de confiança e segura para confeccionar esse remédio.
Ao investir em um medicamento manipulado, você eleva as chances de sucesso no tratamento e ainda obtém um produto totalmente feito para atender às suas necessidades.
4 cuidados a se tomar antes de usar medicamentos manipulados
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *
Farmacia de manipulação Campinas? Nova Natural, sempre perto de você!
Precisa de ajuda?
Nossos farmacêuticos terão satisfação em lhe atender.
Artigo atualizado em 04/01/2022.