Infecção causada pelo fungo Candida albicans, a candidíase se aloja comumente na área genital e pode causar coceira e secreção.
O micro-organismo causador
Em geral, o micro-organismo causador da candidíase vive normalmente no organismo, porém, quando está desequilibrado, passa a ser prejudicial às mulheres, já que esse fungo está presente na flora vaginal.
Saber como prevenir e tratar naturalmente a candidíase com a ajuda de uma farmácia de manipulação é a chave para se livrar desse problema. Se não tratado adequadamente, ele pode trazer danos à saúde da mulher e complicações futuras.
Causas da candidíase
Candidíase
Quando o organismo da mulher sofre com baixa imunidade, que pode ser causada por situações de estresse, má alimentação ou algum tipo de infecção, a candidíase tem grandes chances de surgir.
Isso acontece porque o ambiente úmido e quente da região genital favorece a proliferação descontrolada de fungos. Há, inclusive, quem sofra com candidíase na boca – o famoso sapinho -, que atinge garganta, pele e unhas.
Como fortalecer seu sistema imunológico naturalmente
Os principais sintomas da candidíase são:
- Ardência, coceira e inchaço na região genital;
- Fissuras na mucosa genital que lembram assaduras;
- Corrimento esbranquiçado;
- Quando surge no homem, gera vermelhidão e “nata” na ponta do pênis;
- Aftas;
- Dor ao engolir alimentos.
Como prevenir esse problema
Candidíase
A melhor forma de prevenir a candidíase vaginal é fazer a higiene da região com sabonete neutro. Além disso, deve-se fazer uso de calcinha de algodão, utilizar absorvente íntimo ou protetor diário regularmente e evitar roupas molhadas e justas demais por muito tempo.
Utilizar preservativo nas relações sexuais é outra medida que evita a transmissão da candidíase entre parceiros.
Quem tem imunidade deprimida, como portadores de HIV ou em tratamento contra o câncer, devem atentar para cuidados especiais. Como a candidíase é uma doença oportunista, vale recorrer a soluções naturais, como as encontradas em farmácias de manipulação.
Como tratar a candidíase naturalmente
Candidíase
Há algumas maneiras de se tratar naturalmente a candidíase. Vale destacar, no entanto, que todas devem ser acompanhadas por um especialista, que avaliará a melhor forma de combater o problema.
Vinagre de maçã
Banhos de assento com vinagre de maçã, aplicação local de óleo de coco, encontrado em farmácias de manipulação, são algumas das opções para tratar a candidíase naturalmente.
Isso acontece porque todos esses compostos ajudam a equilibrar o pH da vagina. E impedem o desenvolvimento do fungo que gera a candidíase.
Tratamentos Homeopáticos
Na linha mais natural, os tratamentos Homeopáticos também são bastante usados, eles podem curar e também serem utilizados em quadros agudos crônicos.
Você pode encontrar em farmácias de manipulação a Cândida Albicans. Ela é indicada para aliviar o desconforto, ajudar no tratamento da infecção, combatendo a coceira, prevenindo e tratando a Candidíase.
Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da Universidade de São Paulo, mostra como culturas láticas probióticas (conjunto de micro-organismos do leite), em associação com medicamentos antimicrobianos tradicionais, podem aumentar a taxa de cura de infecções vaginais.
O uso dos probióticos é muito indicado para manter a saúde vaginal da mulher. Uma vez que além de aumentar o sistema imunológico na prevenção de doenças, também assegura um PH vaginal ideal para o combate no crescimento dos fungos e bactérias causadores de infecções como a candidíase.
Esses tratamentos naturais podem, inclusive, ser realizados junto com a indicação do médico ginecologista. Em geral, ele prescreve cremes de uso local ou antifúngicos em comprimido.
Fluconazol
O Fluconazol é um medicamento com ação antifúngica, muito utilizado para tratamentos de diversas micoses. Especialmente aquelas provocadas pelas espécies do fungo Cândida.
Independentemente da solução natural escolhida por você, tratar a candidíase requer um diagnóstico de um especialista e acompanhamento constante.
Invista na sua saúde e na prevenção de doenças e veja como é possível se manter saudável utilizando compostos naturais.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *
Muito interessante me tirou toda a dúvida que eu tinha.
Olá Josyh,
Ficamos muito felizes com o seu feedback, continue acompanhando.