A Homeopatia é um ramo da medicina ocidental difundido em todo o mundo. E que utiliza as mesmas substâncias que provocam os sintomas de determinada doença para tratá-las.
Medicamentos diferenciados
Capaz de aliviar enfermidades que vão desde asma até depressão, a Homeopatia geralmente utiliza medicamentos diferentes da medicina tradicional. São substâncias obtidas através de sucessivas diluições, exatamente para aliviar os sintomas em vez de os piorar.
Conheça também a Fitoterapia: saiba o que é, como funciona e para o que serve!
Indicado normalmente por um Médico Homeopata, o tratamento homeopático analisa o paciente como um todo (com visão holística). Dessa forma, mesclando o combate a problemas emocionais e físicos, que costumam estar bastante relacionados.
O que é Homeopatia e como funciona
Homeopatia
O que é homeopatia e para que serve
Criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, a homeopatia foi, a princípio, estruturada para curar problemas físicos e por fim psicológicos. De forma a não utilizar os medicamentos da medicina tradicional com uso da química e de seus diversos efeitos colaterais. Assim sendo, olhando o ser humano como um todo indivisível.
Já consagrada e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Homeopatia é liberada para quase todas as doenças, exceto as graves, tais como por exemplo: tuberculose, malária ou AIDS, apesar de ter sido relatado na literatura especializada inúmeras curas dessas enfermidades.
Tratamento de moléstias
Fora isso, ela é indicada comumente para tratar uma infinidade de moléstias. Por exemplo: asma, bronquite, sinusite, tosse, reumatismo, dengue, gripe, depressão, além de ansiedade e excesso de peso, entre outras.
Na Pediatria a Homeopatia tem obtido muito sucesso no Brasil, no tratamento de alergias e patologias emocionais e assim diversas doenças crônicas.
Como utilizar os Remédios Homeopáticos
Homeopatia
Manipulação de medicamentos homeopaticos
Embora não tenham efeitos colaterais graves, os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados sozinhos, ou como complemento do tratamento clínico tradicional, conforme orientação médica. A forma de uso, as dosagens e o tipo dos homeopáticos é indicação exclusiva do Médico especialista em Homeopatia. O uso de remédios sem prescrição médica competente é fortemente desaconselhado.
Há, ainda, a possibilidade de os medicamentos homeopáticos impedirem a absorção de outros remédios. Por isso, é fundamental informar ao médico quando a pessoa estiver fazendo uso concomitante dessas substâncias.
Homeopatia na Rede Pública
Homeopatia
A Medicina Homeopática tem trazido alívio e cura para milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil a medicina homeopática tem sido levada a sério desde o Século XIX, e tem mantido sua importância na saúde pública.
Em Campinas, o SUS – Sistema Único de Saúde/Prefeitura Municipal de Campinas, dispõe de um time de Médicos Homeopatas que oferece tratamento gratuito dentro da rede pública de saúde.
A Unidade Nova Natural da Ponte Preta desde 1998, tem fornecido, através de Licitações Públicas, medicamentos homeopáticos aos pacientes medicados pelo SUS.
E a nova Unidade Nova Natural Amoreiras, inaugurada em 2019, também é especialista em homeopatias.
Medicamento homeopático: o que é e quais são seus benefícios
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *