A meia idade é um momento que representa inúmeras mudanças tanto para homens quanto para mulheres. Em geral, a partir da faixa dos 40 anos, é comum que surjam alterações hormonais, conhecidas como menopausa para elas e andropausa para eles.
Como obter melhores resultados nessa fase da vida?
Detectar os sintomas, prevenir complicações e investir em um tratamento adequado é primordial para obter os melhores resultados nessa fase da vida, já que problemas como osteoporose, ondas de calor, aumento de massa gorda e disfunção erétil podem surgir.
O que é a andropausa? Quais são seus sintomas?
Menopausa e Andropausa
Em um determinado momento da vida, alguns homens vivenciam uma queda dos níveis de testosterona, seu principal hormônio sexual. Essa mudança, gradual, vem acompanhada de sintomas como mudança de humor, fadiga, diminuição da libido e agilidade.
Mais comum em homens na faixa dos 40 e 50 anos, a andropausa pode gerar uma série de incômodos ao homem. Doenças atreladas a esse processo de envelhecimento também podem surgir, exigindo acompanhamento médico.
A DAEM (Deficiência androgênica do envelhecimento masculino), mais conhecida como andropausa, no homem, é semelhante à menopausa para a mulher. Isso porque ambas as situações geram uma redução da produção hormonal.
A principal diferença na comparação com a menopausa diz respeito à capacidade reprodutiva. Enquanto na mulher a menopausa determina o fim de sua capacidade fértil, a andropausa geralmente não compromete a fertilidade do homem.
Menopausa e andropausa: quando acontece, sintomas e tratamentos
Entre os principais sintomas da andropausa, podemos citar:
- Diminuição da libido;
- Irritabilidade;
- Disfunção erétil;
- Depressão;
- Fadiga;
- Dificuldade de concentração;
- Comportamento antissocial;
- Diminuição da memória;
- Alterações na rotina do sono.
O que é menopausa e quais são seus sintomas
Menopausa e Andropausa
A menopausa é um evento fisiológico e que acomete todas as mulheres. Em geral, ocorre por volta dos 50 anos de idade e se caracteriza pelo momento em que ela para de menstruar.
Como aliviar os sintomas da menopausa
Grande parte das mulheres que sofre de menopausa relata sintomas como:
- Ondas de calor e sudorese noturna;
- Alteração no padrão do sono;
- Secura vaginal;
- Diminuição da libido;
- Sintomas depressivos.
Para combater esse problema e minimizar os incômodos, alguns tratamentos são indicados. Eles podem envolver abordagens medicamentosas e comportamentais.
O tratamento com medicamentos, que podem ser manipulados, depende dos sintomas da paciente. Reposição hormonal, uso de fitoterápicos, antidepressivos e cremes vaginais podem ajudar.
A reposição hormonal, adotada por muitas mulheres após indicação médica, consiste na utilização dos hormônios estrogênio e progesterona, que com o tempo param de ser fabricados pelos ovários.
Tanto a andropausa quanto a menopausa podem ser tratados e seus sintomas, minimizados. É importante se consultar com um especialista e avaliar a melhor abordagem para cada caso.
Acompanhe o Blog da Nova Natural
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos da Nova Natural, com prioridade!
Óleo de Linhaça
Menopausa e Andropausa
Podemos falar do Óleo de Linhaça, ele é um suplemento rico em Ômega 3 e Ômega 6, fortalece o sistema imunológico e cardiovascular, combate os sintomas da TPM e menopausa, utilizado como coadjuvante na prevenção de doenças inflamatórias, previne o infarto e hipertensão, auxilia na redução do colesterol e triglicérides. Possui 60 cápsulas de 1000mg e o ideal seria ingerir 2 cápsulas ao dia.
Maca Peruana
Menopausa e Andropausa
Já a Maca Peruana com vitaminas e minerais. Auxilia no controle hormonal, além de ser um potente afrodisíaco para homens e mulheres, reduzir a fadiga e aumentar o vigor, ela também fortalece o sistema imunológico, a memória e a concentração. Possui também Vitamina C, Vitamina E, Selênio e Zinco. Ele contém 60 cápsulas oleosas de 850mg e deve-se ingerir 1 cápsula ao dia.
Floral Período da Menopausa
Menopausa e Andropausa
A Nova Natural, conta com a linha Nova Florais Humana, não possui contraindicações, não possui álcool e tem um leve sabor de menta, por isso pode ser indicada para pessoas de qualquer idade. O “Floral Período da Menopausa” promove a aceitação das transformações nas mulheres, fazendo com que elas continuem se sentindo animadas, com alegria e conforto, além de renovar o desejo sexual. Sua administração é simples, basta pingar quatro gotas do floral diretamente na língua, três vezes ao dia, ou então misturar a mesma quantidade na água.
Tudo o que você precisa saber sobre terapia com florais
A Amora pode ser manipulada em farmácias de manipulação, pois ela auxilia na reposição hormonal e ameniza os sintomas da menopausa. Tem ação antioxidante, digestiva, calmante e diurética.
Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste site têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica. *