Agar Agar (Gelidium cartilagineum, Gracilaria confervoides)

Extraído de algas, tem indicação como laxante suave em tratamentos de constipação intestinal crônica, síndrome do intestino irritável. Em obesidade está indicado para fornecer a sensação de plenitude gástrica (sensação de estômago cheio), absorvendo água e formando gel, que aumentará seu volume preenchendo assim maior parte do estômago. Deve se ingerido com 2 copos cheios de água.

Contra indicações: Pacientes diabéticos, pois o Agar Agar pode reduzir a glicemia após o almoço e alterar, consequentemente, as necessidades de insulina.
Alcachofra (Cynara scolymus), folhas verdes ou secas e flores

A substância mais importante é a cinarina, que ajuda a purificar o sangue das toxinas, além de abaixar a taxa de colesterol de modo significativo, sendo usada em casos de hiperlipidimia ( colesterol alto ) e arteriosclerose.
Estimula a função do fígado, provocando aumento da secreção biliar, que melhora a digestão da gordura, absorvendo baixa quantidade. Diminui as cólicas intestinais, os gases e a prisão de ventre. Tem indicação secundária como anti radicais livres, pois possui manganês, que é essencial para a manutenção do sistema nervoso central, digestivo e reprodutor; também reduz a glicemia em diabéticos, por conter inulina.

Contra indicações: Não deve ser administrado em mães que amamentam, nem em casos de fermentação intestinal.
Berinjela (Solanum melongena), fruto todo

É importante fonte de diversos nutrientes. Ajuda a diminuir o colesterol no sangue, especialmente o LDL e a baixar os níveis de triglicérides. É recomendada para alteração dos rins, bexiga e uretra, pela sua ação diurética. Melhora o funcionamento do intestino e reduz a ação das gorduras sobre o fígado.

Contra indicações: Não há referências na literatura consultada.
Boldo (Peumus boldus): folhas

Tem indicação com a finalidade de combater os males do fígado. É considerado poderoso tônico digestivo, com ação eficaz contra gases intestinais e cálculos biliares . Normaliza as disfunções biliares ( por aumentar a secreção de bili), corrigindo a má digestão e funcionando como uma espécie de detergente, dividindo a gordura dos alimentos em pequenas partículas.
Tem indicação secundária como estimulante do apetite e indutor de um sono tranqüilo.

Contra indicações: doenças graves no fígado e mulheres durante a gravidez.
Carqueja (Baccharis trimera): toda a planta

Indicado como estimulante estomacal, facilitando a digestão e estimulando a secreção da bílis.
Age também nas doenças do baço, bexiga, fígado, rins, vias urinarias, cálculos biliares e vermes intestinais.
É eficaz na diminuição dos níveis de gordura do sangue e combate a arteriosclerose. Tem indicação secundária nos diabéticos tipo II devido aos princípios ativos amargos, que estimulam o pâncreas para produzir mais insulina ajudando a normalizar a glicemia.

 Contra indicações: não há referência na literatura consultada.
Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana): casca do caule e dos ramos

É indicada como corretora da constipação , onde exerce função laxativa restabelecendo a função natural do cólon intestinal. Por sua ação ser suave, é o laxante de escolha em obesidade quando houver constipação crônica.

 Contra indicações: não deve ser usada a planta fresca ( sem secagem prévia ). Não administrar em gestantes e lactantes.
Cavalinha (Equisetum arvense): partes aéreas

Indicado pela sua atividade diurética e remimeralizante, permitindo a eliminação e substâncias tóxicas. É diurético suave, com ação reguladora e adstringente do trato genitourinário, sendo útil em casos de incontinência noturna. Participa da calcificação dos ossos; em pessoas com colesterol elevado regulariza tônus, elasticidade e resistência dos vasos sanguíneos. Atua em casos de inchaço e inflamação da próstata. Estimula o metabolismo cutâneo, acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade de peles secas e senis, atuando como hidratante profundo.
Tem ação secundária como antimicrobiano, adstringente e detergente podendo auxiliar no tratamento externo da acne.

 Contra indicações: disfunção cardíaca ou renal.
Centella Asiática (Centella asiática): parte aérea

Atua normalizando a produção de colágeno promovendo a flexibilidade e liberação da gordura localizada e consequentemente ocorre a normalização das trocas metabólicas entre corrente sangüínea e adipócitos ( células de gordura ). Esta função é auxiliada pela melhora da circulação venosa de retorno e pela diminuição da fragilidade capilar, que combate os processos degenerativos do tecido venoso. Tem ação importante no tratamento da celulite localizada. Favorece o processo de cicatrização.
Tem ação secundária como antiinflamatório e antibiótico, agindo na cicatrização de feridas na pele como úlcera crônica, queimadura, lesões dermatológicas e varizes.

 Contra indicações: não utilizar em crianças.
 Colágeno: indicado como preventivo e repositor de colágeno na pele em processo de envelhecimento

É constituinte das fibras do tecido conjuntivo e responsável pela sua elasticidade, que confere sustentação e firmeza à pele.

 Contra indicações: não há referência na literatura consultada.
 Chá Verde (Camellia sinensis): folha e caule

O chá verde é estimulante , adstringente, forte antioxidante, bactericida e suave diurético. Auxilia na eliminação da gordura corporal. Rico flúor, previne a queda de dentes. É útil como cicatrizaste para combater câncer de estômago e da pele, e para reforçar o sistema imunológico. É utilizado para desordens estomacais, vômitos e diarréia. Promove a saúde do sistema cardiovascular e reduz os níveis de colesterol sérico.

 Contra indicações : portadores de úlceras péptica ou com problemas de sangramento. Não usar em crianças com menos de 2 anos de idade. Em pessoas com batimentos cardíacos irregulares, mulheres grávidas e durante a fase de amamentação o uso deve ser evitado.
 Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia): folha

É indicada como tônico estomacal pois normaliza suas funções. Possui potente efeito ante úlcera e ainda tem poder cicatrizante sobre a lesão ulcerosa. Seu efeito anti-séptico interrompe a fermentação gastrointestinal. Nas doenças do fígado que tem como causa perturbações intestinais, a Espinheira Santa corrige seu funcionamento normalizando-o .
Tem ação laxativa suave e é levemente diurética.

 Contra indicações: não deve ser administrada em grávidas, lactante, crianças. Em mulheres que amamentam pode haver redução da secreção láctea.
 Fucus (Fucus visiculosus): planta inteira

Pelo o seu teor de iodo é indicado como estimulante da tireóide regularizando a produção do hormônio tireotrofina e acelerando o metabolismo de glicose e de ácidos graxos. Melhora o funcionamento intestinal e tem suave ação diurética. É fonte natural de iodo e pela riqueza em elementos que absorve do seu meio natural é usado como complemento alimentar.

 Contra indicações: hipersensibilidade ao iodo, hipertireoidismo, problemas cardíacos, gravidez e lactação.
 Garcínia (Garcínia camboja): frutos

A Garcínia age impedindo a transformação dos carboidratos em gorduras, podendo inibir a formação de gordura. Auxilia reduzindo o apetite, o ganho de peso e taxas de triglicérides e colesterol.

 Contra indicações: não usar durante a gravidez e lactação.
 Gelatina: extraída da pele, cartilagens e de ossos bovinos

Rica em colágeno, a principal proteína estrutural dos tecidos e ossos. Além disso, a gelatina contém 9 dos 10 amimoácidos essenciais ao corpo humano, que estimulando a produção de colágeno, aumentará a elasticidade da pele, fortalecerá as unhas e prevenirá a queda de cabelo. Além disso, a gelatina te capacidade de se ligar a água, dando sensação de saciedade, impedindo o consumo exagerado na alimentação.

 Contra indicações: não há referência na literatura consultada.
 Glucomanan (Amorphophallus kanjac): raiz

Atua como fibra na dieta alimentar aumentando a viscosidade dos alimentos em contato com o líquido gástrico.
Atua preenchendo o estômago, fazendo com que o indivíduo sinta menos fome. O alimento se mistura com o Glucomanan viscoso formando uma massa que passará facilmente pelo aparelho gastrointestinal. Com a formação do gel, há a absorção de gorduras reduzindo as taxas de colesterol e triglicerídeos. Ingerir com 2 copos cheios de água.

 Contra indicações: não há referência na literatura consultada.
 Porangaba (Cordia salicifolia): folhas

Indicado como auxiliar nos regimes de emagrecimento por seu poder altamente diurético, eliminando o excesso de gordura através da urina sem agredir o organismo. Não solta o intestino.

 Contra indicações: não há referência na leitura consultada.
 Quebra Pedra (Plyllanthus niruri): parte aérea com flor, raiz, semente

Atua como hipoglicemiante ( diminui taxas de açúcar no sangue ), antibacteriana e anticancerígena. É ativa contra o vírus da hepatite B “in vivo ” e “in vitro”. Dissolve cálculos renais, impedindo a contração do ureter e promovendo sua desobstrução. Tem ação diurética e promove a excreção urinária do ácido úrico.

 Contra indicações: gravidez.
 Spirulina (Spirulina máxima): alga inteira

É suplemento nutricional rico em proteínas, carboidratos, lipídios,
minerais (Ca, Mg, Fe , P, K, I.) , betacaroteno, vitamina E, e vitaminas do complexo B.
Atua como supressor da apatite devido à presença relativamente alta de finalalanina, que atua sobre o centro do apetite. Quando ingerida com o estômago vazio, reveste suas paredes, produzindo sensação de estômago cheio e saciedade. Proporciona suave emagrecimento sem perdas nutricionais. A presença de vitamina B12 evita transtornos do sistema nervoso e anemias provocadas por dietas vegetarianas desbalanceadas ou carenciais. Auxilia na dieta do atleta evitando câimbras e fadiga muscular. Tem alto teor proteico.
No tratamento da pele atua acelerando o processo de cicatrização e prevenindo a queratinização.

 Contra indicações: não há referências na literatura consultada.
 Sene (Cássia angustifolia): folíolos

É um laxante suave que não produz irritação estomacal ou no intestino delgado. Sua ação se manifesta entre 8 e 10 horas após administração oral, devendo ser usado a noite.

 Contra indicações: gravidez, aleitamento, hemorróidas, enterite, apendicite, cistite, obstrução intestinal e dores abdominais de causa desconhecida. Não recomendado para crianças.
 Lecitina de Soja:

Possui altos teores de colina, inositol, fósforo, cálcio e vitamina E. Usada para distúrbios da memória e doença de Alzheimer. Tem ação redutora de colesterol e triglicérides e ativadora a circulação. Tem indicação secundária nos regimes de emagrecimento por sua suposta ação lipotrópica.

 Contra indicações: não há referência na literatura consultada.
 Composto Vegetal Anti-Celulite: centella asiática, fucus visiculosus, cavalinha, alcachofra, ginkgo biloba.

Indicado no tratamento de combate à celulite, através de suave ação diurética e remineralizante, permitindo a eliminação de substancias toxicas; libera a gordura das células adiposas para ser eliminada melhorando a circulação no local de celulite. Ativa a circulação sangüínea, aumentando a resistência capilar e efetuando uma vasodilatação dos vasos arteriais dos membros. Reforça o tônus vascular a nível venoso, auxiliando a depuração de resíduos metabólicos.

 Contra indicações: não há referência na literatura consultada.
 Complexo Bioemagrecedor: spirulina, centella asiática, alcachofra, cáscara sagrada, fucus vesiculosus, gelatina, melissa.

Complexo auxiliar nas dietas de emagrecimento, que ingerido com o estômago vazio reveste suas paredes, produzindo uma sensação de plenitude gástrica e saciedade. Tem função laxativa suave, auxilia na quebra de gordura favorecendo sua eliminação, diminui a ansiedade e promove firmeza aos tecidos após a perda de peso.

 Contra indicações: crianças e gestantes.
 Cápsulas Redutoras: abacateiro, fucus visiculosos, cáscara sagrada, centella asiática, carqueja, alcachofra ext. seco.

Indicado nos regimes de emagrecimento proporcionando perda de peso de modo saudável e natural.
Contém laxantes suaves (fucus visiculosus e cáscara sagrada), que promovem a regulação intestinal auxiliando na eliminação de gordura e toxinas, diuréticos suaves (abacateiro e carqueja), que promovem a eliminação de gordura e toxinas pela urina e a centella asiática que libera a gordura armazenando para ser eliminada e a alcachofra que estimula as funções do fígado.

 Contra indicações: não constam dentro da literatura consultada se utilizada dentro dos limites da dosagem.