Garra do Diabo (Harpagophytum procumbens): tubérculos

Indicado por sua ação antiinflamátoria no tratamento de doenças reumáticas, artrite, artrose, gota e reumatismo. Tem ação antiespomódica, aumentando a atividade do fígado estimulando a desintoxicação, especialmente quanto à eliminação de uréia. Estimula o sistema linfático.

Contra indicações: gravidez, presença de úlceras digestivas e intestinais. Não fazer uso prolongado.
Levedo de Cerveja : contém 17 vitaminas, 14 sais minerais e 16 aminoácidos.

É um fermento natural utilizado na fermentação da cevada ao produzir a cerveja. Indicado em doenças do intestino ligadas ao estresse psicofísico, arteriosclerose, fadiga, anemia, neurite, furunculose, pelagra e transtornos neuro-musculares, artrite, gota. Contém um auto teor protéico, com a vantagem de não possuir gorduras.
É largamente recomendada em casos de estresse por conter uma grande quantidade de vitaminas do complexo B e o mineral cromo
.

Contra indicações: não há referência na literatura consultada.
Óleo de Boragem (Borago officinalis): óleo da semente

É muito eficaz como antiinflamatório em casos de afecções renais e incrementa a secreção e eliminação de urina, sendo considerado diurético suave.
Estimula a secreção de leite nas mulheres que amamentam, a ação do sistema endócrino e as funções sanguíneas. Acalma o sistema nervoso. Tem ação como agente restaurador do córtex adrenal, principalmente após tratamento com medicamentos esteróides e cortisona. Protege os tecidos irritados e inflamados, purifica e ajuda a eliminação de toxinas da pele. Exerce efeito vasodilatador e antiinflamatório. Melhora a elasticidade da pele e ajuda na regeneração tecidual.

Contra indicações: hipersensibilidade a planta.
 Óleo de Copaíba (Copaifera sp): resina extraída do caule

Restabelece as funções das membranas mucosas, modificando a secreção e acelerando a cicatrização .
Em doses pequenas é estimulante do apetite, com ação direta sobre o estômago. Possui propriedades anti-sépticas em uso tópico ou interno, agindo sobre as vias respiratórias e urinarias.

Contra indicações: durante a gestação e lactação. Indivíduos com problema gástricos.
 Óleo de Linhaça (Linium usitatissimum): óleo da semente

Contém importantes ácidos graxos que proporcionam benefícios à saúde humana, como os ácidos omega 3 e os da família omega 6. Indicado na redução da freqüência de ataques de asma e também diminui a incidência dos canceres de mama, próstata, e cólon. Diminui os triglicérides plasmáticos, relaxa os vasos sangüíneos e reduz a pressão arterial. Reduz o níveis de

colesterol no sangue e nos tecidos e age como preventivo em casos de depressão. Aumenta a absorção de cálcio melhorando a densidade óssea e nos casos de artrite reumatoide obteve-se redução significativa da dor. Há melhora em pacientes com psoríase e eczema. Tem papel importante na prevenção de derrames.

 Contra indicações: não há referências na literatura consultada.
  Unha de Gato (Uncaria tomentosa): raízes e casca

É indicado no tratamento de amigdalite, artrite, sinusite, bursite e renite. Outro benefício que a planta traz são os tratamentos de doenças reumáticas e musculares principalmente em pessoas que estão na terceira idade.
É usada no tratamento de doenças como o câncer e a AIDS devido ao seu poder modulador do sistema imunológico. Usada como coadjuvante no tratamento quimioterápico tem-se observado um efeito benéfico reduzindo os efeitos colaterais típicos da quimioterapia e das infecções por deficiência do sistema imunitário.

 Contra indicações: não há referências na literatura consultada.