Castanha da índia (Aesculus hippocastanum): semente

Age sobre o sistema venoso, aumentando a resistência e o tônus das veias. Diminui a permeabilidade e a fragilidade capilar. Ativa a circulação sanguínea e favorece o retorno venoso prevenindo acidentes vasculares, estase venosa, espasmos vasculares, tromboflebites, varizes e hemorroidas.

Contra indicações: não é recomendado o uso por crianças.
Composto Natural para Varizes: hamamélis, castanha da índia,
centella asiática.

Indicado nos casos de problemas de circulação regularizando-a através do favorecimento da circulação de retorno, restabelecendo o equilíbrio entre a circulação arterial e venosa no tratamento de varizes e doenças circulatórias. Aumenta a resistência e o tônus das veias, diminui a permeabilidade e a fragilidade capilar.

Contra indicações: não contam em literatura consultada se utilizada dentro dos limites de dosagem.
Centella Asiática (Centella asiática): parte aérea.

Atua normalizando a produção de colágeno promovendo a flexibilidade e liberação da gordura localizada e consequentemente ocorre a normalização das trocas metabólicas entre corrente sangüínea e adipócitos ( células de gordura ). Esta função é auxiliada pela melhora da circulação venosa de retorno e pela diminuição da fragilidade capilar, que combate os processos degenerativos do tecido venoso. Tem ação importante no tratamento da celulite localizada. Favorece o processo de cicatrização. Tem ação secundária como antiinflamatório e antibiótico, agindo na cicatrização de feridas na pele como úlcera crônica, queimadura, lesões dermatológicas e varizes.

Contra indicações: não utilizar em crianças.
 Ginkgo Biloba (Ginkgo biloba): folhas

Tem ação relaxante nos vasos sanguíneos e combate os radicais livres. Age nos transtornos da memória, sonolência e na ativação da memória m idosos e capacidade de concentração em jovens. Estimula e melhora o desempenho físico e intelectual que fica mais lento com a idade. Conduz oxigênio a mais para os pulmões, neurônios e células do sistema nervoso. Diminui os efeitos das doenças vasculares como arteriosclerose (entupimento dos vasos sanguíneos pelo colesterol). Melhora a circulação interna do ouvido em pessoas atacadas pela labirintite. Favorece ainda a circulação periférica, acabando com sintomas de cansaço e fadiga, devido a sua ação antiplaquetária, que torna o sangue menos espesso. Restaura o vigor sexual, ativando o mecanismo neurovascular, que ativa a ereção. Melhora a mobilidade em pessoas com sequelas de acidentes vasculares cerebrais, no caso de embolia e tromboses.

 Contra indicações: não fazer uso por tempo indeterminado sem acompanhamento médico.